" /> Festivais no Carnaval pra quem é de bloco, de retiro, de abadá e de rock | Festivalando
festivais no carnavalAriel Martini/Divulgação

Festivais no Carnaval pra quem é de bloco, de retiro, de abadá e de rock

O fato de festival rimar com Carnaval pode ser, a princípio, só uma coincidência da língua portuguesa. Mas é só olhar para o calendário para perceber que o feriadão é um período propício para festivais. Melhor, os festivais no Carnaval são tão democráticos quanto a festa brasileira. Tem opções gratuitas, pra gostos musicais diversos e pra quem quer fugir da típica euforia carnavalesca.

Para o Carnaval 2020, cinco opções em quatro regiões do Brasil compõem a seleção do Festivalando. É uma pena somente não poder ter uma lista ainda maior, ampliada pelo Psicodália (SC), um dos festivais no Carnaval mais tradicionais, na ativa desde 2003. Devido a uma reestruturação em sua gestão, ele foi suspenso este ano, com a promessa de ser retomado futuramente. Mas segue o baile, assim:

Pra botar o bloco na rua

Gratuito e na rua, o Rec-Beat é Carnaval puro. Não só por essas características, mas também porque se mistura com um dos carnavais de rua mais importantes do Brasil, o do Recife – e ainda tem Olinda coladinha. Por último, mas não menos importante, em 2020 o Rec-Beat comemora 25 anos de existência, sempre trazendo o que há de mais promissor na cena de música brasileira, latina e mundial.

Rec-Beat
Quando: de 22 a 25 de fevereiro
Onde: Recife (PE)
Quem: atrações em breve
Informações

Retiro e imersão

Carnaval pra muita gente é um bom momento para recolher-se ao invés de extravasar. Pois o Zuvuya Festival propicia essa experiência à base de um lineup de trance e programação com terapias holísticas, áreas de cura, intervenções artísticas, camping, banhos no rio e outras atividades que convidam para a imersão.

Zuvuya Festival
Quando: de 21 a 26 de fevereiro
Onde: Luziânia (GO)
Quem: Yara, Antonymous, Oopus Summum e +
Informações

Eu quero é rock!

Calma, bb! Tem rock durante o Carnaval também. E não é de hoje. O consistente Palco do Rock, em Salvador, abre espaço para o rock independente há 26 anos e é inteiramente gratuito. Em Curitiba, com uma pegada mais rockabilly, o Psycho Carnival também se destaca entre os festivais no Carnaval – já são duas décadas de atividade.

Psycho Carnival
Quando: de 20 a 24 de fevereiro
Onde: Curitiba (PR)
Quem: Guana Batz, Cenobites, Freeborn Brothers e +
Informações

Palco do Rock
Quando: de 22 a 25 de fevereiro
Onde: Salvador (BA)
Quem: atrações em breve
Informações

Eat, sleep, Carnaval, repeat

Tem axé, funk, sertanejo, EDM, forró. Caótico como o Carnaval também pode ser, o Oba Festival é um convite pra dar PT no interior paulista – com direito a abadá.

Oba Festival
Quando: de 22 a 25 de fevereiro
Onde: Votuporanga (SP)
Quem: Ludmilla, Thascya, Léo Santana, Chemical Surf e +
Informações

Festivais no Carnaval e no ano inteiro também

Acompanhe o calendário do Festivalando com os festivais no Brasil em 2020 para saber o que rola em todas as regiões no ano todo.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Tags rec beat

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

2 comments

Add yours
  1. Renan Esteves 22 janeiro, 2020 at 14:07 Responder

    Esse ano vai rolar uma edição itinerante do Psycho Carnival na Ilha do Mel, nos dias 25 e 26 de fevereiro, após a edição de Curitiba. Bom programa pra quem quer esticar a estadia no Paraná e encerrar o carnaval no litoral.

Deixe seu comentário