A estreia do Summer Breeze Brasil neste fim de semana é um convite para olhar mais de perto para os festivais de rock na Alemanha, país de origem do evento que acontece nos próximos dias 29 e 30.
A seleção a seguir é pequena, porém representativa e, claro, de peso (não resisti ao trocadilho bobinho). Rock, aqui, está sendo usado como um termo guarda-chuva genérico para abrigar festivais de vertentes variadas do gênero.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
O festival dos festivais de rock na Alemanha
Wacken. Se você pensou em outro festival ao ler o título acima, repense. Afinal, essa lista de festivais de rock na Alemanha não poderia começar por outro nome.
Nascido em 1990 para um público de menos de 800 pessoas, o festival se converteu mais de 30 anos depois na Holy Land dos fãs de heavy metal, atraindo hoje uma média de 80.000 pessoas, 100 vezes mais que a edição inicial e cerca de 45 vezes a população do município de Wacken, cidade que deu nome ao festival.
Ano após ano, os ingressos esgotam rápido, o festival mantém sua reputação e segue sendo o sonho de consumo de muitos fãs de metal do mundo todo. Na década passada, se expandiu para dois outros festivais, o Wacken Winter Nights (2017-2020) e o Full Metal Cruise (desde 2013).
Os gêmeos
Os festivais deste tópico poderiam ser chamados também de pais do Wacken, já que nasceram antes. Mas é interessante chamar atenção aqui para a característica peculiar desses festivais, que é a realização simultânea de dois eventos com line ups compartilhados.
A dupla Rock am Ring e Rock im Park é a primeira delas, e certamente é muito lembrada, junto com o Wacken, quando o assunto são os festivais de rock na Alemanha. O Rock am Ring é realizado desde 1985, em Nürburg, e desde 1997 é acompanhado pelo Rock im Park, em Nuremberg.
A outra dobradinha de festivais é formada pelo Hurricane Festival e o Southside Festival. O Hurricane teve suas duas primeiras edições em 1973 e 1977, e retornou em 1997, em Scheeßel. Dois anos depois, em 1999, passou a ter a companhia do Southside Festival, em Neuhausen ob Eck.
Os herdeiros
O crescimento e o estabelecimento daqueles que viriam a se tornar grandes festivais, como o Wacken e o Rock am Ring, foi sucedido pelo surgimento de novos festivais de rock na Alemanha nos anos 1990. É o caso do próprio Summer Breeze (1997), em Dinkelsbühl; do Full Force Festival (1994), em Löbnitz, e do Bang Your Head (1996), em Balingen.
O cruzeiro
A lista começou com Wacken e vai terminar com Wacken. Isso porque o Full Metal Cruise, festival de metal em um cruzeiro, é uma realização do próprio Wacken, conforme indicado no início do texto. Acontece desde 2013 e, atualmente, sai de Kiel, no norte da Alemanha, com paradas em Copenhague, Oslo e Hamburgo.
Conheça também festivais de rock nos Estados Unidos
Crédito da imagem principal: Senad Palic/Unsplash