Está chegando a hora, enfim. Depois de dois cancelamentos, em 2020 e 2021, o Knotfest Brasil vai fazer sua estreia no país no dia 18 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo. Sim, é o dia da final da Copa, mas sim, vai ter telão para transmissão da partida, que será ao meio-dia.

O que importa a essa altura é que o Anhembi passou no teste do Festivalando como local para festivais, como pôde ser atestado na estreia do Primavera Sound São Paulo, no primeiro fim de semana de novembro.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

Veja como foi o Primavera Sound São Paulo

A propósito, com uma estrutura que vai ocupar cerca de metade do espaço ocupado pelo Primavera, o Knotfest tem tudo para ter uma experiência ainda mais light. E com as dicas a seguir, com base no que foi observado no Primavera, o seu dia no Knotfest Brasil pode fluir melhor. Considere o seguinte:

1. Aproveite bem as arquibancadas

Uma das coisas que mais gostei no Primavera Sound foi poder assistir aos shows de um dos palcos, o Elo, sentada na arquibancada do Sambódromo do Anhembi. Esse é um momento para descansar um pouco, ao mesmo tempo em que se curte um show com uma vista muito boa.

O Knotfest vai trazer essa possibilidade para o público também, mais precisamente com o Palco B (veja o mapa abaixo). A diferença na posição dos palcos no Primavera e no Knotfest pode render uma experiência diferente, mas acredito que ela é positiva de qualquer jeito.

mapa do knotfest brasil

No Primavera a visão foi totalmente frontal, já que o palco foi montado de frente para a arquibancada. No Knotfest, o palco estará ao fundo das arquibancadas. Se por um lado isso vai dar uma visão mais lateral dos shows, o uso das arquibancadas vai evitar que o público fique todo na pista, que é uma área mais estreita, e se espalhe demais ao longo da avenida, ficando assim muito distante do palco. Enfim, não subestime essa parte boa da estrutura do Anhembi para um festival de música.

2. Use os banheiros do Anhembi

Atrás das arquibancadas ficam os banheiros do próprio Anhembi, que são relativamente numerosos. Se tudo funcionar como foi no Primavera Sound, vai ter papel, pia e sabão para que você possa atender ao chamado da natureza com dignidade.

Melhor ainda, quanto mais ao fundo, mais chances de eles estarem vazios ou sem fila alguma, já que a maioria das pessoas tende a entrar nos que estão mais próximos do acesso à arquibancada. Por isso, se você der poucos passos a mais pode pegar banheiros ainda melhores.

3. Planeje bem a ida e a volta

A estação de metrô mais próxima do Anhembi é a Portuguesa-Tietê, mas o trajeto tem cerca de 2 km. Ou seja, é uma caminhada daquelas.

Como ainda não há informações se haverá ou não um esquema de transporte específico para o Knotfest Brasil, parto do princípio de que este será o caminho principal para grande parte do público.

Se você for usar somente o metrô, planeje os horários de saída e chegada levando em conta esse trajeto entre estação e Anhembi. Ao se planejar, lembre que:

  • Os portões vão abrir às 11h
  • Os shows começam às 11h30
  • A promessa é de 12 horas de festival, ou seja, término de shows às 23h30
  • O metrô fecha à meia-noite de domingo para segunda

Um recurso para fazer o caminho do metrô até o festival é a linha linha 9717/10 Jd. Almanara – Santana, com itinerário próximo ao Anhembi.

Se você optar por usar táxi ou aplicativo, principalmente na volta, tenha em mente que é sempre uma disputa acirrada por um carro com tarifas lá nas alturas.

Uma alternativa, apesar de não ser tão simples assim, pode ser fechar e combinar antecipadamente a corrida com um motorista conhecido de táxi ou aplicativo — já fiz isso uma vez para ir e voltar do Lollapalooza e funcionou bem, me poupando tempo e dinheiro.

4. Fique no hotel do Anhembi

Esta sugestão é para quem não mora em São Paulo e ainda não reservou um hotel. Se você quer estresse zero, hospede-se neste hotel aqui, que fica basicamente dentro do Anhembi — ele foi feito justamente para atender o público dos eventos no local.

Foi onde eu fiquei durante o Primavera Sound e, como era de se esperar, nunca foi tão fácil ir e voltar de um festival. Só alguns passos e eu já estava no meu quarto. Não é exatamente um hotel barato, mas está longe de ser uma das diárias mais caras de São Paulo (apesar de que a reserva mais em cima da hora pode jogar o preço lá no alto). O fato é que não tem preço a tranquilidade de tomar banho e cair na cama minutos depois de terminar um festival.

Confira outras dicas de hotel perto do Anhembi

Crédito da imagem principal: divulgação

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment