O Leit@r Festivaleir@ está de volta com um relato fantástico da Karina Bernardo, que em 2014 foi ao Coachella com uma amiga. Se você sempre quis saber como é ir ao Coachella e sonha em ir para o festival, um dos maiores e mais hypados- bombados-desejados da atualidade, leia o texto da Karina do início ao fim! Tem muitas dicas práticas e ainda te transporta pra dentro do clima do festival o/

Leia também: Viagem para o Coachella – como se organizar

Como é ir ao Coachella: Três dias no festival – por Karina Bernardo

Em 2013, lá para junho, comecei a planejar minhas férias com minha amiga viajante que sempre diz sim para as minhas loucuras e pensei: por que não Coachella dessa vez? Comecei a pesquisar em muitos blogs e sites e sempre faltava informação, mesmo o site deles sendo até que completo.

PARTIDA-640x480

Compramos os ingressos antes mesmo das passagens. Você tem que arriscar, porque o line up oficial só sai lá pra março. O festival acontece em abril e os ingressos esgotam muito rápido, então em setembro já tínhamos os nossos. Vale lembrar que o festival acontece em dois finais de semana seguidos, mas na minha opinião é melhor sempre ir no primeiro, porque todas as surpresas acontecem no primeiro. O segundo é mais repeteco. Optamos pelo pacote de três dias para duas pessoas que já incluía ingressos + Hotel + Shuttle de ida e volta, Hotel – Festival. No site você pode procurar por HOTEL TRAVEL PACKAGES.

A segunda parte era saber como iríamos de L.A. para Indio (local onde ocorre o evento). Optamos por ir de ônibus, que tinha um preço bem em conta e é uma viagem curta, de mais ou menos três horas.

Contando os meses, depois semanas, então os dias… enfim, férias!

No dia 11 de Abril bem cedo embarcamos no nosso ônibus em Donwton LA com destino a Palm Springs, cidade mais próxima de acordo com o site do Coachella e onde ficava nosso hotel.

Tudo ia bem, até ouvirmos um barulho no ônibus. Todo mundo ficou se olhando sem saber o que tinha acontecido, mas nosso motorista decidiu seguir viagem. Na primeira parada descobrimos que o tal barulho era um “probleminha” no pneu. Eis o tamanho do “probleminha”!

como é ir ao coachella

E estávamos só no começo da viagem, faltavam umas duas horas pra chegar lá. Aproveitei o tempo para perguntar ao motorista se tínhamos mesmo que descer em Palm Springs. Ele só me repetia que não sabia o que eu queria fazer lá, já que não tinha nada, mas ainda assim confiei na informação do site.

Três horas depois…

Três longas horas se passaram, e finalmente concertaram o bendito ônibus. Fomos nos aproximando de Palm Springs, e o que eu via era só areia e estrada. Nem uma alma, nem um carro, nem mesmo um telefone, já que o meu não tinha sinal. A coitada da Emma (a americana boa gente que nos ajudou) tentando achar o endereço certo do hotel e o motorista botando pressão pra seguir viagem. Enfim, mandei seguir viagem. Confiei no que a Emma tinha nos dito.

Graças a Deus, uns 20 minutos depois, chegamos em Indio. Pelo menos tinha um ponto de ônibus e um posto Texaco. Enquanto a Emma tentava chamar táxi para todos, apareceram mais dois anjos na nossa vida com uma pick up e um cooler cheio de água geladinha nos 40 graus daquele deserto, oferecendo carona. Não se assustem, não é pegadinha, não é sequestro, é comum mesmo. Já que a cidade é muito pequena e o Coachella é o maior evento que eles têm, os próprios moradores se organizam pra levar a galera pra onde quiserem. Claro, cobram como táxi, mas praticamente lá não tem táxi, minha gente!

Elas cobraram US$ 50 pra levar a gente pro hotel, o que foi justo porque não era tão perto de onde o ônibus nos deixou, fora todas as dicas que ganhamos.

Enfim, chegamos!

NOS-640x480 (1)
De cara encontramos uma bancada com o logo do Coachella, onde pegaríamos nosso lindo kit e correríamos pro festival que já estava rolando. Vale lembrar que antes de sair você precisa fazer o cadastro da pulseira no site, porque sem esse cadastro ela simplesmente não funciona. Junto com essa caixa vem um cartão que dá direito aos transfers, que passam de hora em hora a partir das 10:00 da manhã e vão até duas horas após o término do festival, pra ninguém ficar perdido por lá. Então não se preocupe, porque achar o ônibus na saída também é fácil. Cada hotel é separado por cor, tudo isso vem informado no seu kit, é só seguir a cor e entrar no ônibus.

Nem consigo descrever a emoção de finalmente chegar. Filas organizadas marcavam a entrada. Catraca também não existe, você encosta sua pulseira em um totem que libera a entrada.

O Apollo Club é um espaço incrível, grande mesmo. O festival é composto por dois palcos principais e três tendas, umas delas eletrônicas, o que é ótimo para fugir do sol. Além disso, tem os estandes dos patrocinadores, como o da Sephora e do Spotify, onde rolam umas coisas legais. No do One Drive, por exemplo, era possível fazer uma foto com light painting. E que lugar eu escolhi como primeira parada? A roda gigante, claro! Não perco uma roda gigante de festival por nada, e essa é a maior roda itinerante do mundo, e a vista é incrível! Ela não é de graça como nos festivais aqui, custa US$ 8, mas pelo menos evita cinco horas de fila e a vista compensa.

Calor e frio no deserto

PAISAGEM-640x480

Li em muitos lugares que durante o dia fazia um calor insuportável e à noite um baita frio, frio mesmo, que tinha que levar blusa e tudo mais. Levamos casacos, mas o tempo estava ótimo. Realmente é muito calor, mas as tendas e estandes salvam a vida, ar condicionado no último pra refrescar, além dos beer gardens.

Aliás, não esqueçam o documento por nada, se não não rola nem uma cervejinha. Eles são muito rígidos quanto a isso, pra beber você tem que entrar no beer garden da Heineken, e para isso é preciso buscar uma pulseira, onde vão olhar o seu RG. Cada dia a cor da pulseira muda pra não correr o risco dos espertinhos passarem pro amiguinho. O beer garden não serve só pra beber, o legal é que lá é o espaço mais tranquilo pra comer também. Como a maioria da galera não tem 21, você pode entrar lá e comer sossegado na sombrinha e sem filas.

Outra coisa que é legal, no deserto água é sagrado, a garrafa de água no festival custa em torno de US $2, mas pode ser recarregada, já que tem muitos bebedouros espalhados. Se quiser pode levar o seu próprio cantil. E quanto ao frio, no primeiro dia não fez frio mesmo, tanto que achamos que era balela. No segundo dia fomos sem nada, à noite a temperatura caiu pra 10 graus e teve uma tempestade de areia pra completar, ou seja, não é balela, é frio mesmo!!

PRIMEIRO DIA

A primeira impressão: telões de full hd e som perfeito! O primeiro show que vi mesmo por lá foi o da Ellie Goulding, que por sinal curti muito. Saí cantarolando pelo resto da viagem o final de Anything Could Happen. O primeiro dia foi meio morto, porque as bandas que mais queríamos ver eram mais cedo e perdemos por causa de todo o atraso do ônibus.

O show do Zedd na tenda eletrônica foi incrível também, nunca tinha visto nada igual. A tenda era do tamanho de um galpão, gigantesco e com leds que iluminavam tudo conforme as batidas da música. Não fique preocupado em querer ver todos os shows, porque isso é realmente uma tarefa impossível. O festival disponibiliza um aplicativo que ajuda nesse filtro e ainda te avisa dos shows. Cada show tem mais ou menos uns 10 minutos de intervalo entre um e outro e dura no máximo uma hora, deixando as últimas bandas com mais tempo e melhor parte, sem atrasos!

SEGUNDO DIA

O segundo dia começou cedo e prometia ser o melhor. Meio dia nós já estávamos lá para ver o show do Saints of Valory, uma banda que eu descobri um pouco antes do line up sair e que vale um crédito. Pausa pro nosso almoço de cada dia, e o que esperar do Coachella? Tudo que você pode imaginar, desde as frituras no máximo da gordura americana, até comida chinesa, vegetariana e as águas aromatizadas, minhas favoritas.

Lá pela tarde começou mesmo nossa maratona de shows, passando pelo White Lies, City and Colour, Kid Cudi, Sleigh Bells, Cage the Elephant, MGMT, Capital Cities, até chegar nos principais da noite, Lorde, Foster the People, Queens of the Stone Age e Pharrel Williams, que surpreendeu todo mundo levando pro palco Gwen Stefani, Nelly, Snoppy Dog e Puffy Dady (ou seria Didy, ou P. Didy). A parte chata mesmo foi a tempestade de areia, que fez com o que o som ficasse muito ruim e os telões ficassem baixos.

SAINTS-OF-VALORY-640x480

TERCEIRO E ÚLTIMO DIA

Último dia do festival, mas ainda tínhamos muitos shows pra ver. O show que surpreendeu e a música que mais me lembra o Coachella é do Naked and Famous. Não sei se foi o clima, o último pôr do sol, se tudo isso ajudou, mas ouvir Young Blood até hoje me arrepia. Depois deles só Calvin Harris encerrando com Summer, só me fez querer ficar ali ainda mais e guardar esses momentos pra sempre. No finalzinho da noite teve Lana Del Rey. Vimos um pouquinho de Motorhead, John Newman, outro que me surpreendeu, e terminamos com Arcade Fire.

A única coisa que eu posso dizer é VÁ AO COACHELLA! A sensação é realmente inexplicável e única. As pessoas são simpáticas, o clima é incrível, o preço compensa e muito, e o pôr do sol então, com certeza o mais bonito que você vai ver em toda sua vida.

PREÇOS:

Pacote: US$ 1.985 ($992,50 para cada uma)
Passagem de ônibus – Grey Hound: US$ 19
Passagem de avião de Palm Springs para San Francisco  – Alaska Airlines: US$ 119

Veja em detalhes quanto custa viajar para o Coachella

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

34 Comments

• Ana Luíza
    Posted 18 de maio de 2015

Oi Karina!
    Adorei o seu relato.
    O Coachella é um dos meus sonhos de consumo.
    Estou me planejando para ir, talvez, no ano que vem.
    Fiquei com uma dúvida na parte da hospedagem. Você já comprou tudo junto (ingresso + hotel + transfer) ou comprou o ingresso primeiro e depois o hotel?
    Beijo,
    Ana Luíza.

• karina bernardo
      Posted 18 de maio de 2015

Oi Ana, tudo bem?? O Coachella com certeza era o meu maior sonho de consumo, e já estou querendo repeteco! kk
      Então, eu comprei o pacote que vende no site, com o hotel, transfer e os ingressos, porque é o único que vende por mais tempo. Pra você conseguir comprar só os ingressos é o maior mata mata, e como eu não tinha a intenção de acampar, ficar na cidade sai muito caro sem o pacote, porque tem poucos lugares de hospedagem e a maioria são resorts, então achei o pacote bem mais valido do que comprar tudo separado.
      Espero que tenha ajudado!
      Bju

• Ilson
        Posted 4 de outubro de 2015

Oi Karina, td bem? Como essa pergunta veio em Maio gostaria de saber se vai em 2016. Pergunto pois pretendo ir com minha esposa e se comprou gostaria, se possível, da indicação de algum hotel dos TRAVEL PACKAGES. Valeu!! Suas dicas ajudaram muito!

• karina bernardo
          Posted 19 de novembro de 2015

Oi! Não, infelizmente não vou, talvez em 2017 rs..Então o melhor que você faz é pegar o pacote mesmo, porque a cidade é muito pequena, é bem dificil achar hoteis. O que eu fiquei se não me engano era da rede do Hampton Inn, um dos mais baratos do pacote rs, mas incrível! Todos são resorts, o quarto era imenso, tinha cozinha, café da manhã, o que valew super a pena, porque sempre da pra pegar umas coisas do café e deixar na geladeira, porque sim, você vai estar faminto na volta! Espero que eu tenha ajudado e bom festivallllll!

• Sergio Kaercher
            Posted 13 de fevereiro de 2017

ola Karina, estou com os ingressos comprados e no momento da compra n’ao me atentei ao fato de comprar tickets p o camping, h[a como adquiri-los separadamente, valeu

• Karina Bernardo

oi Sérgio, dei uma olhada no site e parece que é aqui https://www.coachella.com/guidebook/where-to-stay/

• Mila Braun
      Posted 3 de junho de 2017

ola Ana Luiza
      quero muitooo ir para o coachela , porem nao quero ir só , ir em grupo e sempre mas vantajoso , se puder me passar seu contato para a gente trocar umas ideias sobre . desde ja agradeço a compreensao :))

• Tamara
    Posted 4 de março de 2016

Oi Karina. Irei em 2017 e já estou planejando. O pacote que voce comprou, o ingresso era GA (general admission) ou VIP?

Posted 5 de março de 2016

Oi Tamara! Comprei o GA, li em alguns blogs que o vip não valia a pena e realmente acho que não vale, a única diferença é que ele da acesso a algumas areas e festas, mas ai vc acaba perdendo o festival em si, e os famosos andam livremente pelo festival também

• Aline
    Posted 10 de abril de 2016

Oi Karina! Tudo bem? Eu irei no Coachella este ano na weekend 2, no sabado 23, somente para assistir ao show do Guns N’ Roses. Os horarios dos shows ainda não sairam, porem acredito que como eles são a atração principal do sabado, o show deve começar por volta das 22 horas. Eu vou sozinha de greyhound de LA para o festival e depois do show retornar com um taxi compartilhado com outras pessoas. Tenho duas duvidas:

Voce acha que se eu chegar por volta das 17:00 horas consigo um bom lugar perto do palco principal?Ou eu deveria chegar mais cedo?

Do ponto final do greyhound ate o festival, voce acredita que consigo taxi/uber para me levar ate o festival?

Bjs
    Aline

• karina
    Posted 11 de abril de 2016

Oie! Olha só, ficar perto do palco principal é bem facil, porque as pessoas lá não ficam guardando lugar que nem aqui e nem se aglomeram, fora que as bandas de rock lá não chamam atenção, entrei na tenda do Mothorhead e estava desertaaaa, ainda mais se tiver algum show de eletronico acontecendo ao mesmo tempo. A única coisa que pode realmente te ferrar são os onibus da greyhound, eu sai super cedo, nos meus calcúlos ia dar tudo certo, até q o onibus quebrou e eu cheguei muito tarde, e acabei perdendo a banda q eu mais queria ver, então se puder, saia bemmm cedo mesmo, eu sai as 8:00 e não foi suficiente. A outra coisa, desça em INDIO e não em Palm Desert como diz o site do Coachella, Palm Desert não tem absolutamente nada, então em indio é mais facil vc conseguir pedir um taxi, acredito que o Ubber não tenha, pq lá é mesmo deserto. Como o festival é bem famoso os moradores acabam se organizando e dando carona p quem chega, foi assim q fui pro meu hotel, pq o taxi estava super concorrido. Espero ter te ajudado. Bjuss

• blogmulhermelhore
    Posted 13 de abril de 2016

Que post fodaaaa!!
    Amei. Só aumentou minha vontade de ir 🙂

• Andressa
    Posted 16 de abril de 2016

Karina, não tenho palavras pra definir seu post, ameii!! Já estava a muito tempo com planos de ir, mas depois de sentir essa emoção lendo sua viagem, com certeza irei no próximo ano. Obrigada pelas dicas! 😘

• Karina

Vcc é uma fofa! Espero mesmo que te anime a ir, porque eu ja to super querendo ir de novo. Bju

• Ludimila Teixeira
    Posted 16 de abril de 2016

Post maravilhoso. ..parabéns. ..Está rolando uns rumores de que Paul McCartney, Rolling Stones e outras feras estarão presentes em um novo festival Coachella em outubro de 2016. . Se for confirmado não perderei por nada 😍
    Amei as dicas 😘

• Brenda
    Posted 18 de abril de 2016

Qual a idade mínima para ir ao festival?

• Priscila Brito

Para todas as idades, Brenda 🙂 Crianças menores de cinco anos entram de graça, inclusive. A única restrição de idade é no camping: é preciso ser maior de 18 para acampar. Mas as áreas dos shows são liberadas pra todos.

• Taylor's Grape (@fran_oliveira21)
    Posted 4 de maio de 2016

Gente, não conheço nada nos EUA, nem falo inglês… Mas quero muito ir ao Coachella em 2017…
    Alguém formando um grupo???

• karina
    Posted 4 de maio de 2016

Olha eu to querendo muito ir ano que vem, mas só vou fazer la pra dezembro se vai rolar

• Dayany Marques
    Posted 19 de junho de 2016

Oi querida, eu e minhas amigas estamos nos organizando para ir ao Coachella em 2018. Então, se não for muito incomodo, eu gostaria que tu me desse algumas informações, como por exemplo, quanto tu teve que juntar ao todo, por quanto tu comprou os ingressos, as passagens e tals. Será que tu poderia entrar em contato comigo através do meu email e me responder? Por favor, eu quero ter uma base de quanto vou precisar economizar para fazer a viagem. Por favor, responde minhas perguntas sem falta. Meu email é dayanypatt@gmail.com
    Abraços e adorei seu post.

• Altair Júnior
    Posted 4 de janeiro de 2017

Bom dia. Ótimo post.
    É muito difícil conseguir ingresso somente para 1 dia?
    O estacionamento é grátis?
    Obrigado.

• Priscila Brito
      Posted 4 de janeiro de 2017

Ei, Altair! Não há ingressos diários, somente o passe de três dias :/ O estacionamento custa 60 dólares e é destinado a quem está acampando e vai ao festival de carro.

• KARINA FERREIRA BERNARDO

Olá!! Então eu não sei se tem ingressos diarios, como eu achei melhor comprar o pacote acabei não olhando. E sim, o estacionamento é o que a Priscila disse, 60 dolares.

• Mônisser
    Posted 14 de abril de 2017

Oiii Karina, adorei saber um pouco mais sobre esse festival… Quero muito ir mas quero planejar direitinho em qual ano fica melhor, você saberia me dizer a classificação indicativa? Obrigada

Posted 15 de abril de 2017

Olá!! Que bom que gostou do post! Não entendi sua pergunta…

• Roseleide Moura
    Posted 3 de janeiro de 2018

posso ir de carro? tem lugar para estacionar?

• Karina Bernardo

Pode. O estacionamento é vendido no site, se não me engano era $60.

• Vanessa Soares
    Posted 19 de abril de 2018

Ola, gostei muito do que escreveu, e estou a planear ir com uma amiga para o próximo ano. Pode me dizer qual foi o site da Coachella onde comprou? É que há muitos e gostava de ter realmente a certeza de qual é o site. E como é que é feito o pagamento?