como comprar seguro viagemRawpixel.com via Shutterstock

Como comprar seguro viagem: tutorial e dicas pra economizar

Você está naquela confusão de planejamento de viagem e pra completar acabou de descobrir que precisa de um tal seguro. Pois eu digo duas coisas: não se afobe e parabéns! Não se afobe porque este post traz um tutorial para comprar seguro viagem e parabéns porque você já entendeu que o seguro é um item indispensável em uma viagem – às vezes até obrigatório. Acredite, muita gente negligencia isso.

Só para esclarecer mais essa segunda questão, o seguro viagem é a garantia que você tem de viajar com tranquilidade, sabendo que terá todo amparo e assistência necessária caso tenha problemas de saúde ou com a sua bagagem ou atrasos na viagem. Falando em português mais claro: ele é a garantia de que você não vai ter que desembolsar dezenas ou centenas de dólares, euros libras se algum imprevisto acontecer.

E com a possibilidade de imprevisto ou não, tem lugar onde não há conversa: na Europa o seguro viagem é obrigatório pra que você passe na imigração. Nos Estados Unidos, América do Sul, África, etc, não há obrigatoriedade, mas nem por isso deve-se dar chance pro acaso.

Por exemplo, nos Estados Unidos, uma consulta de emergência pode custar até US$ 350. Imagina ter que gastar tudo isso por conta de um dedinho quebrado? Se você não consegue nem pensar, então entende que o melhor é comprar seguro viagem pra que a seguradora cubra os gatos.

Recado dado, vamos ao que interessa.

Como comprar seguro viagem: dicas

Obviamente, você deve comprar o seguro viagem com uma seguradora e pode fazer isso diretamente pela internet. Porém, são muitas as empresas que vendem esse serviço e pode ser trabalhoso olhar uma por uma para comparar preços.

Por isso, a sugestão é usar um comparador de seguros, como a Seguros Promo. O site é parceiro do blog e oferece um comparador de preços entre as melhores seguradoras do Brasil, permitindo que você encontre o seguro com a melhor cobertura e o menor preço.

O tutorial a seguir é feito tendo como referência o site da Seguros Promo, assim você já se familiariza com o sistema.

Como comprar seguro viagem: tutorial

Agora, sim, vamos lá. Entre no segurospromo.com.br e siga o passo a passo de como comprar seguro viagem.

1. Dados da viagem

Primeiramente, você deve informar o destino da sua viagem (apenas o continente) e as datas e partida e chegada no Brasil. Estas datas informadas vão definir o período da sua cobertura.

É super importante que você coloque sempre a data em que você sai do Brasil e a data em que você chegará no Brasil. Por quê?

Vamos supor que você esteja indo pra Europa. Você sairá lá num dia 15 e chegará no Brasil quando for dia 16. Vamos supor ainda que você considerou o dia 15 como o dia final da cobertura. Se houver algum imprevisto como extravio de bagagem em uma conexão aqui no Brasil, já no dia 16, você não terá direito a nenhuma assistência porque sua cobertura terá terminado um dia antes.

Portanto, muita atenção ao preencher as datas. Feito isso, clique em pesquisar.

como comprar seguro viagem

2. Planos

O buscador da Seguros Promo vai imediatamente mostrar pra você todos os planos ofertados pelas seguradoras com o respectivo preço, detalhes básicos da cobertura e a faixa etária contemplada. Você pode escolher como visualizar esses resultados: seguindo a ordem do melhor custo-benefício, dos mais baratos ou dos mais caros.

como comprar seguro viagem

3. Análise

Na hora de analisar qual o melhor plano, tão importante como verificar quanto custa o seguro viagem é saber qual a é a cobertura mínima do seguro viagem para a região onde você vai. Na Europa, por exemplo, são exigidos ao menos US$ 40 mil de cobertura.

Você vai ver que mais de um plano oferece essa cobertura, apesar de os preços serem diferentes. É nessa hora que compensa mais usar a Seguros Promo para comprar seguro viagem, pois você vai poder comparar esses planos aparentemente iguais.

Marque o quadradinho ao lado de “comparar plano” de no máximo quatro opções e clique em comparar.

como comprar seguro viagem

4. Comparação

Com todos os itens da cobertura lado a lado, você finalmente entende porque dois seguros para uma mesma região, com a mesma cobertura, e ofertados pela mesma empresa (neste exemplo), têm preços diferentes.

Veja que neste caso aquele que é ligeiramente mais caro oferece hospedagem para um familiar caso você necessite de alguém por perto e também garante alguns dólares para hotel caso você precise de alguns dias de recuperação ainda no seu destino.

Suba a barra de rolagem até o começo da página e clique em retornar.

como comprar seguro viagem

5. Escolha

Você pode repetir essa comparação quantas vezes achar necessário. Quando se decidir pelo melhor seguro, clique em selecionar e você poderá revisar os detalhes do seguro viagem que escolheu.

Clique em comprar.

como comprar seguro viagem

6. Compra

Agora falta pouco. Informe os dados completos do segurado, os dados de pagamento e os dados de contato. A melhor parte ainda está por vir.

como comprar seguro viagem

7. Desconto

Veja que você pode conseguir um desconto se tiver um cupom e ainda aumentar esse abatimento no preço se pagar no boleto. Para ganhar 5% de desconto, você pode usar o nosso cupom FESTIVALANDO5, bastando digitá-lo no campo especificado e, em seguida, clicar em aplicar.

Se você marcar a opção boleto como forma de pagamento, ganhará mais 5%. Ou seja, você pode comprar seguro viagem até 10% mais barato.

Ao ter a compra aprovada, você receberá por e-mail a apólice do seguro com todos os detalhes da cobertura e também instruções sobre como proceder caso necessite solicitar o serviço (números de telefone e outros contatos).

como comprar seguro viagem

Uma última dica

É importante ter esse documento sempre acessível durante a viagem. Portanto, guarde-o bem em seu e-mail e também tenha uma cópia impressa. Ela pode ser requisitada durante a imigração, por exemplo.

Faça agora sua pesquisa na Seguros Promo e economize no seguro viagem 😉

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário