Houve uma época em que as franquias de grandes festivais de música eletrônica se concentravam no Brasil — peço desculpas pela digressão que começo agora, mas escrever esse “uma época” me fez sentir o peso do tempo, que não é pouco, que o Festivalando está registrando a era dos festivais.
Enfim, de volta ao assunto, a chegada do Tomorrowland ao Brasil há uma década, em 2015, abriu as portas para outras franquias internacionais. Até 2017, muitos tiveram aventuras por aqui. Ninguém vingou, houve um longo hiato, e uma nova fase, em 2023, novamente iniciada pelo Tomorrowland, trouxe de volta as franquias, mas desta vez com incursões pela América do Sul.
Ganhe insights
Dois anos, sete festivais diferentes no Brasil
Para quem não se lembra, o Tomorrowland Brasil fez sua primeira edição por aqui em 2015, no mesmo Parque Maeda de atualmente. Naquele mesmo ano, o Electric Daisy Carnival estreou em Interlagos, com uma promessa de 10 edições no país, o Sónar também teve sua edição brasileira e o Creamfields encerrava uma sequência de quatro edições no país.
O Tomorrowland prosseguiu em 2016, mas acabou cancelando a edição 2017, alegando desafios diante do cenário econômico no Brasil. O Electric Daisy Carnival e o Sónar sumiram do mapa sem dar explicação.
Paralelamente, o húngaro Ozora fez uma edição de um dia em Americana, também em 2016, e nunca mais retornou. O Electric Zoo também teve uma aventura de edição única no Brasil, em São Paulo, só que em 2017. Nesse meio tempo, o Ultra fez duas edições no Brasil, em 2016 e 2017, em São Paulo e no Rio, respectivamente.
Breve tour sul-americana
Desses festivais que tentaram a vida aqui no Brasil entre 2015 e 2017, dois também passaram por outros países sul-americanos no mesmo período. O Ultra também realizou edições no Chile e eventos menores na Bolívia, Peru e Paraguai, no formato Road To Ultra.
O Sónar fez edições pocket na Argentina, no Chile e na Colômbia no mesmo ano em que veio ao Brasil, em 2015, e assim como ocorreu aqui, não retornou aos demais países.
À exceção do Electric Zoo, que encerrou as atividades nos EUA em 2023 depois de uma edição conturbada, todos os festivais seguem ativos em seus locais de origem.
Uma nova década, novos nomes e um novo mapa
Com o fim da pandemia, a incursão de franquias de música eletrônica foi retomada. Ela teve início em 2023, desta vez com menos concentração no Brasil. O novo mapa, no momento, tem três festivais em quatro países, todos eles realizados em outubro, um arranjo que certamente não é coincidência.
Se esse novo momento vai ter uma duração mais longa que a fase anterior, teremos que esperar os próximos desdobramentos. Ao mesmo tempo em que já houve mais um abandono, há também um novo festival chegando. A configuração é a seguinte:
Tomorrowland Brasil
O Tomorrowland voltou ao Brasil em 2023 e neste retorno já emplaca três edições seguidas: 2023, 2024 e 2025, uma trajetória mais longa que a primeira vida do festival no país.
Creamfields Argentina e Chile
O Creamfields anunciou edições no Brasil, Argentina e Chile em 2024. Os eventos se concretizaram na Argentina e no Chile, mas não no Brasil.
O festival não se pronunciou sobre a suspensão do evento no país, mas segue na Argentina e no Chile, com edições confirmadas em 2025. No Brasil, o Creamfields teve edições em 2004, 2007 e, conforme já mencionado, de 2011 a 2015.
Electric Daisy Carnival Medellín
Onze anos depois da edição única no Brasil, o Electric Daisy Carnival vai retornar à América do Sul, desta vez na Colômbia. Medellín vai receber o festival em outubro de 2026.
Ultra Brasil
O Ultra é a única baixa desse novo capítulo de franquias de festivais de eletrônica na América do Sul até o momento. O festival teve uma edição única em 2023 e parou por aí.
Escolha o seu destino
Tomorrowland Brasil 2025
Quando: 10 a 12 de outubro em Itu
Mais informações aqui
Creamfields Argentina 2025
Quando: 11 de outubro em Buenos Aires
Mais informações aqui
Creamfields Chile 2025
Quando: 11 e 12 de outubro em Santiago
Mais informações aqui
Electric Daisy Carnival Colômbia 2026
Quando: outubro (sem data definida ainda) em Medellín
Mais informações aqui
Confira também os roteiros e experiências do Festivalando em Santiago e em Buenos Aires
Crédito da imagem em destaque: Tomorrowland/Divulgação
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo