Ver shows no YouTube se tornou um escape para mim durante a pandemia. Era uma forma de aliviar a tensão e ansiedade daquele momento, e também uma forma de minimamente viver uma das coisas que mais me fazem bem: música ao vivo.

O escape virou um hábito e hoje eu gasto um tempo considerável das minhas horas livres vendo shows aqui e ali. Convido você a se juntar comigo com a seleção especial abaixo, que inclui shows que teremos em breve no Brasil (a minoria) e shows que já passaram da hora de vir pra cá (a maioria), no melhor estilo PLEASE COME TO BRAZIL.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

Travis Scott em Londres

Começando com um show mais que confirmado no Brasil, este registro de Travis Scott e sua Circus Maximus Tour em Londres vem no melhor estilo câmera nervosa, capturando a intensidade das performances do rapper. Bônus: participações de Yung Lean, Ice Spice, Central Cee e Lil Baby. No dia 13 de setembro, Travis abre o Rock in Rio e encerra sua turnê.

Babymetal em Clisson, no Hellfest

Finalmente, o Babymetal estreia no Brasil, em outubro, no Knotfest. Uma confirmação esperada há anos. E ela veio acompanhada de mais demora, tendo em vista o teste de paciência que foi a divulgação do line up do Knotfest. O cartaz saiu com apenas três meses de antecedência do festival. No registro abaixo, o show da banda no Hellfest.

Smashing Pumpkins em Birmingham

Das confirmações, vamos agora adentrar o campo das especulações. O Smashing Pumpkins vem pro Brasil ou não vem? Não sabemos. Mas sabemos que na última semana apareceram cartazes nas ruas de Buenos Aires sobre um suposto show da banda no dia 5 de novembro. No Twitter, o perfil Music Trends Colombia disse que a banda de Billy Corgan foi cotada para as datas do Primavera Sound na região, mas não confirmou se as negociações se concretizaram.

Troye Sivan em Barcelona, no Primavera Sound

Houve pouco ou praticamente nenhum rumor sobre quem pode estar no Primavera Sound São Paulo e nas demais datas do festival na América do Sul. Mas houve bastante wishful thinking em torno de alguns nomes, pelo simples fato de eles estarem no line up do Primavera Barcelona, e um deles foi o de Troye Sivan. Mas vamos ser realistas: por mais que desejemos muitos dos artistas que estiveram no cartaz europeu, uma coisa não necessariamente implica a outra.

Fontaines D.C. em Roma

Daqui em diante, não há absolutamente nenhum rumor de show no Brasil, apenas o prazer de listar ótimas performances que facilmente se encaixam na categoria PLEASE COME TO BRAZIL. Começando pelo Fontaines, que em agosto lança o seu quarto álbum (“Romance”). A banda já está com datas de turnê confirmadas, mas ainda sem sinal de incluir o Brasil.

Grace Jones em Zagreb

Com poucas, porém constantes datas em shows solo e festivais desde 2022, Grace Jones segue figurando em line ups na gringa neste ano. Sem passar pelo Brasil desde 2016, podemos tranquilamente dizer que já é hora dela voltar pra cá.

Air em Barcelona, no Sónar

Um dos shows mais especiais desta temporada 2024 é o que celebra os 25 anos de lançamento de “Moon Safari”, do Air, com o duo francês tocando seu disco de estreia na íntegra. Além de datas na Europa e nos EUA, o Air também passa pelo México, no festival Hipnosis, no início de novembro.

Brittany Howard em Oxford, no Double Decker Arts Festival

Já tivemos a oportunidade de ver Brittany duas vezes à frente do Alabama Shakes, em 2013 e 2016, ambas no Lollapalooza Brasil, mas ainda não a vimos em sua versão solo, na ativa desde 2019, com o lançamento de “Jaime”. Pois agora há uma nova oportunidade, já que a cantora lançou neste ano seu segundo trabalho solo, “What Now”.

Janelle Monáe em Manchester

Lá se vão 13 anos desde que Janelle Monáe veio ao Brasil, quando ela abriu os dois shows que Amy Winehouse fez no país, em janeiro, e depois em setembro, para um show no Rock in Rio. Com uma nova turnê em ação, um belíssimo show (como sempre) baseado no seu mais recente trabalho, “Age of Pleasure”, podemos pedir sem medo JANELLE PLEASE COME TO BRAZIL.

Chappel Roan no Bonnaroo

Para terminar a lista no auge, vamos de Chappel Roan com sua performance no Bonnaroo, festival que não é badalado no exterior, mas é um dos mais concorridos e amados nos Estados Unidos. Definitivamente em ascensão, a cantora se converteu, fácil, fácil, em um dos nomes mais esperados para se apresentar no Brasil. O quanto antes, de preferência.

Leia também: shows na Europa em 2024

Crédito da imagem em destaque: Mathurin NAPOLY / matnapo via Unsplash

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment