#Videoselfie guia rock in rio 2017: dicas de sobrevivência

Para quem nunca foi ao Rock in Rio, o festival pode ser uma verdadeira selva. Afinal, é o maior festival do Brasil, com mais de 80 mil pessoas circulando, muito calor, muita atração, muita coisa pra fazer! Mas antes de derramar lágrimas de sangue ou pensar em desistir, apenas pare, migs! Lembre-se de que estamos aqui para te ajudar. Mesmo para quem já esteve no festival, preparamos um guia Rock in Rio 2017, com dicas de sobrevivência importantíssimas!

O Rock in Rio 2017 vem cheio de novidades – casa nova, outras formas de transporte para chegar ao local, um novo layout do espaço – com lago, nova Rock Street, Espaço Gourmet e muito mais – inclusive, a gente já andou tricontando sobre elas nesse #VideoSelfie aqui. Mas o basicão do festival não muda muito. Por isso, melhor ir preparadx para as novidades, já sabendo tudo sobre a estrutura básica, como se comportar, como sobreviver, G-zas!

Dicas sobrevivência envolvem funções vitais, né: você quer beber, comer, descansar, deslocar-se dentro e fora do festival. Por isso, destacamos pontos essenciais, sobre os quais você precisa estar preparadx/ informadx antes de chegar lá.

rock in rio cidade do rock

Rock in Rio/Divulgação – I Hate Flash

Hidratação e comida no Rock in Rio 2017

Você já sabe como vai fazer para conseguir água dentro do festival? Se pode levar, ou quanto custa comprar lá dentro? Sabia que tem bebedouro, por exemplo? Bom, tudo isso a gente fala melhor no vídeo. Mas já é bom adiantar: não é tão simples como você pensa, só chegar lá encontrar e ficar de boa não. Prepare-se para não ficar com sede dentro do festival. Te damos dicas de como economizar e não desidratar.

Já a comida, há regras específicas para quantidades e o que pode entrar. Por isso, te contamos no vídeo exatamente como são as exigências da organização, e todas as suas possibilidades.

Acesso ao Rock in Rio

Este ano, mudou a forma de acesso via transporte público no Rock in Rio. A gente te dá dicas tanto sobre o transporte público, quanto sobre o ônibus Primeira Classe Rock in Rio. Mas não somente isso. Também te  falamos sobre o esquema da abertura dos portões, e também sobre tudo o que geralmente rola na hora das saídas em massa. Spoiler: é preciso se preparar se deseja ficar até o final, sem perder nenhuma atração.

Pulseiras Rock in Rio 2017

Muita calma com o seu brinquedinho novo do RIR: as pulseiras de festival! Você sabe como proceder com elas quanto chegarem? Sabe do que é necessário fazer para manter a integridade delas até o dia do show? Então, contamos tudo para vocês lá no #Videoselfie!

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

52 comments

Add yours
  1. Renan 7 abril, 2017 at 01:19 Responder

    E a pergunta que não quer calar: o que vocês acharam do line up? Eu acho que poderia ter sido melhor no Palco Sunset. Gostei das bandas do Palco Mundo, principalmente nos dias de rock. Mas ainda impliquei na escalação de alguns dias. Muita gente reclama, mas no final vai ser que nem no Lollapalooza onde todos vão curtir muito bem o evento. Infelizmente nessa parte de pé de chinelo eu me incluo também. Tive que sacrificar até alguns dias para ir em outros, sem falar na parte de alimentação. Mas no final acho que vai valer a pena e todos vão se divertir.

    • Gracielle Fonseca 7 abril, 2017 at 10:43 Responder

      Ei, Renan!!! Hahaha, pois é. Eu, Gra, tenho a mesma impressão que vc. Para mim, as atrações do Sunset 2015 estão imbatíveis, seguem invictas até esta edição. 2017 o Sunset deixou a desejar… foi só elogiar demais que pronto, deixaram de lado. Agora, o lineup principal, para mim tá muito bom. Seguindo o estilão RIR mesmo. Há mtas bandas legais que para mim valem a ida. Continuo achando que tem festival gringo infinitamente melhor no quesito lineup, hahaha. Mas o RiR é o RiR, né. Fz oq. Já tá de bom tamanho ver Guns, The who, Aerosmith, Def Leppard hehehehe. Bjs e muita diversão pra vc lá tb!!!!

  2. Vania 30 abril, 2017 at 16:58 Responder

    boa tarde
    me chamo vania, comprei ingresso do rock in rio 2017 dia 22.
    Porem, descobri que estou gravida de 1 mes !
    Sera possivel eu ainda parcitipar do festival

    • Priscila Brito 30 abril, 2017 at 17:27 Responder

      Oi, Vania! Primeiramente, parabéns! 🙂 Se você vai poder ou não ir, só depende de você, pois essa é uma decisão bastante pessoal. Depende se você vai estar se sentindo confortável ou não no futuro estágio da gravidez, se vai haver alguma restrição na sua gestação, etc. O melhor é você conversar com seu médico para tirar dúvidas e ter certeza que está tomado a melhor decisão. No que tange ao festival, não há nada que te impeça de ir. Há filas preferenciais, etc. Além disso, já vi mulheres grávidas em eventos desse porte. A decisão é sua 🙂

  3. yago 4 junho, 2017 at 21:30 Responder

    Ola, gostaria de saber se quem fica mais la na frente do palco consegue sair do evento em uma hora (sou de outra cidade e voltaremos apos uma hora do fim do show) e se apos o término dos shows como ficam as filas pro banheiro. Agradeço desde já;)

    • Gracielle Fonseca 5 junho, 2017 at 10:13 Responder

      Olá, Yago! Não é impossível não. Porém, é muito difícil. Em todo caso, a minha dica é tentar sair pelas laterais, para contornar a multidão, sabe? Mas caso esteja complicado sair pelas laterais, também, peça ajuda aos seguranças que ficam no fosso entre artistas e público. Em algumas vezes eles conseguem te ajudar, em outras, não. Mas tente!
      Bjs e ótimo rir!!!

  4. Ana 27 junho, 2017 at 22:32 Responder

    Oi Grande, sou de Sampa, antes de mais vou aí pra ver minha banda preferida BJ, dia 22 e depois vou voltar pra ver ski em SP.
    Nunca fui no Rock Rio, vou com a minha filha. Tô a fim de compar o card especial, mas o horário da saída do Galeão é 11:00 eu não sei a hora q abre os portões. Outra coisa, eu compro água, refrigeração, com o cartão, é isto? Ou tem q ser dindin. Dá uma dica aí. Bjs

  5. Lucelia 29 junho, 2017 at 08:08 Responder

    Oi Graciele e Priscila! Gostei muito das dicas de sobrevivência de vocês para o Rock in Rio e queria fazer uma pergunta…. Eu não vou conseguir chegar cedo no dia que vou no Rock in Rio e tava preocupada sobre qual o horário que a banda principal geralmente se apresenta no palco mundo… Pela experiência de vocês geralmente é que horas?

    • Gracielle Fonseca 3 julho, 2017 at 12:04 Responder

      Ei, Lucelia!!! Tudo bem? Olha, isso pode variar de acordo com a organização de cada ano. Tenho medo de te dr uma informação imprecisa e dar esperanças falsas. É bom ficar de olho nos dias, quando eles liberam a grade de horários certinha de cada banda. Você tem o App do Rock in Rio? Ele inclusive é maravilhoso, pq te informa não somente os horários, mas também as mudanças, caso haja imprevistos. Da minha experiência, eu vi shows principais que começaram por volta das 22h. Mas como disse, baixe o app. Ele será sua fonte mais atualizada, além de nós aqui 😉 espero q td de certo e q vc tenha um rock in rio lindo <3 bjsss!

  6. Italo 8 julho, 2017 at 21:11 Responder

    Olá! Para conhecer toda a cidade do rock e ter um bom intervalo de tempo para lanchar, até o início das principais atrações do palco mundo… que horas você acha ideal para chegar ao evento? Vou de classe A, sabe me dizer quantos minutos vc demorou para chegar ao evento? Não quero chegar muito cedo e nem muito tarde, pegar o classe A próximo a LAPA às 15h seria um bom horário? Chegaria ao evento por volta das 16h ou antes? Obrigado!

    • Gracielle Fonseca 10 julho, 2017 at 00:10 Responder

      Olá,Italo!Olha, eu variei no horário de chegada em vários dias. Também fui de primeira classe, saindo de Botafogo. A viagem demorou quase uma hora. Por isso, acho legal você sair um pouco mais cedo da Lapa. Talvez sair às 14h não seria má ideia. Bjs!

  7. Ana Paula 2 agosto, 2017 at 21:12 Responder

    Não achei informação até onde os táxis podem ir. Ficarei hospedada no Promenade Rio Stay, bem próximo ao Riocentro, e agora

    • Priscila Brito 2 agosto, 2017 at 22:32 Responder

      Realmente, Ana, ainda não informaram em detalhes como serão as intervenções no trânsito da região. Na pior das hipóteses, pode ser o caso de ir de táxi até um determinada estação do BRT e de lá seguir para o festival. Sugiro entrar em contato com o hotel, pode ser que eles saibam melhor como te orientar 😉

      • Fany Nowak 9 agosto, 2017 at 18:13 Responder

        Obrigada! Eu tenho uma dúvida que está me deixando louca… Pode entrar aqueles copinhos de água tampados com alumínio? Se sim, eles contam como item junto com os alimentos? Já tentei enviar esta pergunta para a organização do evento, mas não consegui… Se eu sair do lugar para ir ao banheiro ou beber água, não volto mais de jeito nenhum? É que eu sou do tipo que quer ficar o mais próximo do palco o possível.

        • Priscila Brito 9 agosto, 2017 at 18:56 Responder

          De nada, Fany. Então, com relação a recipientes de água, está liberada a entrada de garrafas sem tampa. Eles não dizem nada sobre copos, se pode ou não. Daí, vai muito da aleatoriedade de quem faz a revista. Umas pessoas são mais rígidas, outras deixam passar mais coisas… Com relação ao lugar, sim, é um risco perder o lugar. Mas você também pode tentar conversar com todo mundo que estiver por perto, avisar que você vai sair e voltar; pode ser que o pessoal no entorno seja solidário e colabore.

          • Fany Nowak 9 agosto, 2017 at 19:17

            Mais uma coisa que eu esqueci: quanto a medicamentos controlados, será que entram?

  8. Shirley Bessa 4 agosto, 2017 at 16:26 Responder

    Adorei as dicas, Será minha primeira vez no RIR e praticamente no Rio tb, estive somente uma vez mas foi para um show no esquema aeroporto-show-aeroporto, rs!!
    Queria saber se vcs sabem informar pois já pesquisei em vários lugares mas não achei a informação, vi que não pode os “pau de selfie”, mas queria saber se tem algum restrição quanto as gopro? Gostaria de levar a minha mas não queria arriscar sem saber se pode ou não!

    • Priscila Brito 5 agosto, 2017 at 16:05 Responder

      Oi, Shirley! Ficamos felizes em saber que as dicas estão ajudando 🙂 Então, na lista de itens proibidos na Cidade do Rock não há nenhuma menção à GoPro. A julgar pelos itens proibidos, é possível que a câmera sozinha não gere problemas, mas o bastão dela certamente será barrado.

      • Shirley Bessa 5 setembro, 2017 at 16:13 Responder

        Oi Priscila, obrigada pela resposta! Me surgiu mais uma duvida, fui ativar a pulseira ontem e achava que conseguiria ativar função de compras nela, juro que tinha entendido que a pulseira serviria também como meio de pagamento, assim como era na Tomorrowland, o que facilitava muito a vida em não precisar ficar andar com dinheiro e cartão e não se preocupar em perder!! Qual o meio de pagamento utilizado dentro de festival então? Cartão pessoal e dinheiro msm?

    • Priscila Brito 9 agosto, 2017 at 10:59 Responder

      Oi, Livia! Teoricamente, esses itens não constam na lista de objetos proibidos. Na prática, pode variar muito de quem vai fazer a sua revista. Tem gente da segurança que é mais flexível, tem outras pessoas que são mais rígidas e barram algumas coisas.

  9. Nathalia 14 agosto, 2017 at 12:00 Responder

    Olá, muito legal o post!
    É minha primeira vez no RIR e tenho algumas dúvidas. Provavelmente eu irei de transporte público, portanto não irei adquirir o RioCard Duo Rock in Rio de transporte e compras. Minhas perguntas: o cartão Rio Card Duo (http://www.riocardduo.com/), que aceitam nos meios de transporte do Rio, pode ser utilizado dentro do evento? Quais cartões são aceitos dentro do evento? Os brinquedos são pagos a parte? O App do Rock In Rio está disponível apenas para Android?

    • Priscila Brito 14 agosto, 2017 at 12:08 Responder

      Oi, Nathalia! O cartão pode ser usado em qualquer estabelecimento que receba pagamentos em cartões Visa e Master, o que acredito que seja o caso de todos os estabelecimentos que estarão no festival. Os brinquedos são gratuitos, porém é preciso enfrentar fila para conseguir utilizá-los (em 2015 eles usaram um app para agendamento, mas havia fila para agendar também rsrs. Até agora não falaram nada sobre o uso desse app em 2017). Ainda não foi lançado o aplicativo do Rock in Rio 2017. Em anos anteriores, o aplicativo foi disponibilizado para Android e IOS.

    • Priscila Brito 16 agosto, 2017 at 21:05 Responder

      Oi, Laura! Na lista de itens permitidos eles só mencionam a possibilidade de levar garrafas plásticas de água. Não falam nada sobre copo, nem que pode nem que não pode. Quando é assim a liberação na entrada pode depender muito de quem faz a revista. Algumas pessoas são mais linha dura, outras deixam certas coisas passarem…

  10. adctesterAdriano 21 agosto, 2017 at 23:14 Responder

    Boa noite! Primeiramente quero parabenizar pela iniciativa do vídeo para conosco em relação aos conselhos.

    Minha dúvida é a seguinte: será minha primeira vez no RiR (Guns n’ Roses) e eu quero ficar o mais proximo possível do Palco (grade se possível), porem, como será minha primeira vez “no RiR ;)” estava pensando seriamente em comprar o ticket para o Bom Jovi tb, pois assim iria no dia 22 (Bom Jovi) pra conhecer a nova cidade do rock, curtir os outros palcos, brinquedos e demais eventos e no dia 23 (Guns N’ Roses) chegar e correr diretamente para a grade sem sair de lá. O que acham da ideia e o que aconselham? Pois se eu for querer conhecer a cidade no dia do Guns ‘N Roses não vou conseguir ficar na frente e se eu correr assim que chegar pra ficar na frente, não vou conhecer nada da cidade do rock.

    • Gracielle Fonseca 24 agosto, 2017 at 07:37 Responder

      Adriano, achei uma ótima ideia! Se o seu orçamento te permite, faça isso! É realmente impossível ficar na grade da banda que amamos e curtir o resto do festival. Sua ideia me parece muito interessante! Até faria o mesmo, sabia? Bjs e ótimo festival para vc!!

  11. Aline Teixeira 24 agosto, 2017 at 02:11 Responder

    Oi meninas, que bom ter achado vocês, valeu pelas dicas! Minha dúvida é se posso usar uma camelbak? Aí já resolvo o problema da água e comidinhas, rs. Obrigada e bom festival!

  12. Maisa Leite 25 agosto, 2017 at 15:39 Responder

    Oi meninas! Adorei as dicas! Mas queria saber como fazer para colocar crédito nas pulseiras para consumir lá dentro. No site eu cadastrei a minha mas não falava nada sobre isso. Como funciona essa parte de comprar comidas e bebidas?
    Obrigada! 🙂

    • Gracielle Fonseca 28 agosto, 2017 at 04:41 Responder

      Olá! Obrigada vc pela audiência =). Os brinquedos são gratuitos. Mas você precisa se registrar antes, por meio de um aplicativo, para conseguir brincar. O app se chama Bloom. Pode procurar por ele na playstore, baixar e instalar no seu smartphone. Depois de instalado, vc vai ter que se registrar no local, em um totem, no brinquedo em que vc quer andar. bjs e ótimo RIR!

  13. Chris Ribeiro 1 setembro, 2017 at 10:59 Responder

    Ola! Gostaria de saber se vocês sabem se vale a pena comprar o rock in rio club. La diz que você pode entrar meia hora antes e tem acesso a filas exclusivas. Vocês compram esse club ou conhecem alguem que ja comprou? Valeu a pena? Que horas abre o portão? Estou procurando essa informação e não encontro! Obrigada pela ajuda!!!

    • Gracielle Fonseca 1 setembro, 2017 at 11:22 Responder

      Olá, Chris! Os portões abrem à 14h, mas quem tem Rock in Rio club pode entrar meia hora antes, o que pode valer muito a pena se o seu objetivo é garantir um lugar na grade. Além disso, a fila da entrada comum é absurda de grande, debaixo do sol. Assim, caso você tenha grana e disposição, o Rock in Rio club pode valer a pena, sim. Nós não compramos, pq entramos sempre pela entrada de imprensa. Espero que tenha ajudado! bjs!

  14. Ana 3 setembro, 2017 at 20:49 Responder

    Olá meninas! Vou ficar em um Hotel na Estrada dos Bandeirantes e ainda não achei um modo de ir embora pelo transporte público, devido a distância. Será que vou conseguir táxi ou uber na saída?

    • Gracielle Fonseca 4 setembro, 2017 at 10:34 Responder

      Oi, Ana!! Olha, Conseguir você deve conseguir, sim. No entanto, planeje-se para esperar um pouco mais por carros e também para pagar um pouco mais, no caso do Uber. Em dias de eventos, a demanda costuma ser muito alta e os preços sobem de acordo com a demanda. Da mesma maneira, podem faltar carros e vc ter que esperar mais um pouco. Espero que dê tudo certo! Bjs e ótimo festival!

  15. Ana Caroline Mendes 5 setembro, 2017 at 16:23 Responder

    Olá meninas, fiquei com uma dúvida, eu gostaria de saber se vai ter algum cartão a ser carregado para consumo dentro do festival, como que pode ser feito? Estou super perdida em relação a isso.

  16. Dayvison Amaral 6 setembro, 2017 at 09:47 Responder

    Oi, meninas!

    Excelente o post de vocês, me tiraram várias dúvidas e com alto astral nas alturas. Tenho uma dúvida quanto a segurança. Rola muito assalto lá dentro? É bom ir com aquelas bolsinhas que escondem grana, cartão e celular por baixo da camisa e/ou calça? Tô acostumado a isso nos carnavais de rua! Me ajudem sobre segurança, please! Não conheço o Rio, mas segurança é algo bem falado na mídia como algo negativo na cidade. Se lá dentro é seguro, nos portões, etc!

    Abraços e viva o ROCK!

    • Gracielle Fonseca 12 setembro, 2017 at 05:11 Responder

      Olá, Dayvison! Então, se vc está acostumado com carnaval de rua, acho que está preparado para o RIR hahaha, q é relativamente mais tranquilo. Na edição passada eu vi que haviam muito mais agentes de segurança lá dentro do que em 2013. Achei mais seguro. Mesmo assim, sempre coloco a bolsa pra frente enquanto curto os shows. Melhor não dar bobeira com celular quase saindo do bolso, ou em bolsos que vc não tem muito controle do que está acontecendo. Invista em bolsas e bolsos mais difíceis de abrir, e sempre dê aquela espiada do lado, para q as pessoas vejam tb q vc está despero, entende? Bjs e ótimo RIR!

  17. Ju 7 setembro, 2017 at 20:17 Responder

    Eu estou indo dia 21 só por causa do Aerosmith. Mas me da um desânimo de eu ter que esperar em pé por tres shows até 00:15 pra começar meu querido aero. Será que se eu chegar as 9 horas ainda da pra ficar uns 7 metros de distancia do palco? ou eu vou ter que passar esse perrengue todo de ficar igual uma planta esperando os tres shows anteriores passar? tem dicas? por favor =O

    • Gracielle Fonseca 12 setembro, 2017 at 05:08 Responder

      Ju, caso você não queira ver nada mais, eu sugiro que venha mais tarde mesmo. Não tem porque ficar esperando o dia todo se vc não curte clima de festival ou não curte as outras bandas. Eu acho que sempre dá pra chegar mais ou menos perto, andando pelas laterais… de frente de frente é impossível, mas caminhar cuidadosamente pelas laterais sempre funcionou cmg. Agora, eu chegaria um poquinho mais cedo, porque vai ter coisa legal também pra fazer lá dentro. Dá pra conhecer gente, conversar. Mas isso é com vc, flor! Espero que dê super certo e q vc curta um ótimo show!! bjs e bom RIR!

  18. Marlon 19 setembro, 2017 at 20:33 Responder

    Boa noite Gracielle,
    Eu só consegui passagem para chegar ao Rio por volta das 16h40, será que consigo chegar no hotel em Copa cabana, fazer o chekin e dps já me direcionar pra Cidade do Rock e dar tempo de eu ver o show do Alice Cooper que está programado pra 20h45?

    • Priscila Brito 20 setembro, 2017 at 20:22 Responder

      Oi, Marlon! Não sei se você vai chegar pela rodoviária ou por um dos aeroportos (Galeão/Santos Dumont), isso pode fazer alguma diferença. Mas, de todo modo, se você só fizer o checkin e mais nada, e for direto pro festival, é possível sim chegar a tempo.

Deixe uma resposta

Close