Notodden Blues: O maior festival de blues da escandinávia te espera

Andei tentando te convencer de umas coisas sobre a Noruega nos últimos posts. Desconstruindo algumas ideias ali, afirmando outras aqui. Por exemplo, para quem leu este último texto sobre o país, talvez tenha ficado a impressão de que o black metal é indiscutivelmente a cena musical mais importante. Portanto, provavelmente todos os festivais musicais daquele país girariam em torno desse estilo musical. Ficou com essa impressão?Hummm, então lembre-se de que a Noruega também é o berço do A-HA. Pronto. Agora você já está preparado para entender que esse país também dá lugar a um dos festivais de blues mais importantes da Europa, o Notodden Blues Festival- NBF, que acontece na cidade de Notodden, um pequeno vilarejo ao sudoeste de Oslo. O festival acontece sempre entre o fim de julho e início de agosto, desde 1988.

Chegando em Notodden

Chegamos em Notodden no dia 28 de julho. Nosso intuito na cidade era visitar o estúdio de tatuagem do Trym Torson, um dos bateristas do Emperor, uma das bandas de black metal mais importantes da cena norueguesa. Um amigo queria tatuar a logo do Emperor com o Trym. Não sabíamos sobre o festival, o que foi uma grande mosca que comi ( de qualquer forma, o festival acontece nos mesmos dias do Wacken, na Alemanha. E a Alemanha entra na área você já viu, né? Num tem jeito não, goleada… hahaha).

A poucos dias do evento, contudo, percebia-se que a cidade começava a ser preparada. Um microfone gigante na entrada de Notodden me deixou curiosa, e foi o que me fez saber do festival. Perguntei ao Trym e ele me contou essa então surpreendente informação de que a Noruega também tinha um grande polo de Blues,e era nessa cidade.

Notodden place

O maior festival de Blues da Escandinávia

Em 17 anos, o Notodden Blues se tornou o festival de blues mais popular da Escandinávia, fato mostrado pelo crescimento da venda de ingressos: de 2 mil para 24 mil tickets vendidos. Em 1988, tudo o que treze artistas locais de blues queriam era um espaço para fazer um festival e mostrar os talentos. Provavelmente não imaginavam os desdobramentos, como o fato de hoje o festival ter um fundação que dá suporte ao evento e promove um seminário, todos os anos, para dar suporte aos jovens talentos do blues escandinavo. O seminário acontece sempre 1 semana antes do festival, com oficinas de música, workshop em negócios musicais, equipamentos, soluções técnicas entre outros.

O festival tem grande importância turística para a cidade, atraindo pessaos de toda a escandinávia e do resto da Europa para ver grandes nomes do blues, como Jeff Healey, Solomon Bruke, Joe Bonamassa, Beth Hart, Gary Moore, Jack Bruce, Robin Trower, Ray Davies, Buddy Guy and John Mayall e ZZ Top. Morgam Freeman, ator hollywoodiano, entusiasta e apreciador desse estilo musical é tipo um fã de carteirinha, arroz de festa do NBF, me informou o Trym Torson. E na ocasião do NBF 2014, outro famoso ator daria o ar da graça na cidade: Hugh Laurie, o doutor House, seria uma das atrações do festival esse ano. Foi outra grande descoberta para mim, que não sabia que o cara também era músico.

Opção de música e turismo

Por todos esses motivos eu fiquei meio triste de deixar Notodden sem assitir a esse festival. A cidade é linda, tem um ar gostoso de verão calmo, ensolarado na medida certa e sem aquele tanto de gente pipocando de todos os lados. E é na parte mais bonita da cidade, cercada por um lago e uma área verde exuberante,  que a organização do festival monta os palcos principais. Há  outros espalhados nessa área da cidade e até igreja vira palco no NBF:

Official Notodden Flikr

Official Notodden Flikr. Photo: Tom Helmersen

Evidentemente, é um festival que compensa ser visto pelos fãs do estilo. Como ele concorre em datas com os maiores festivais de metal do mundo, ainda não sei quando vou ter a oportunidade de participar.

Informações práticas

Mas para quem tem interesse, acho altamente recomendável. Além de curtir o NBF, você pode fazer passeios de barco nos lagos e visitar a antiga igreja de madeira da cidade. Para chegar até Notodden, fica mais fácil chegar de avião em Oslo, e de lá pegar um ônibus. A viagem é curta, de aproximadamente 1 hora, e custa 125 coroas norueguesas (NOK), o que dá uns 45 reais. Para garantir esse preco, 30% mais barato, compre os tickets pela internet, como a gente fez, nesse endereço.  A vista e o conforto do ônibus compensam.

Já a hospedagem, os quatro dias por lá não ficarão por menos de 2000 reais, para uma pessoa. Além disso, existem poucos hotéis dentro da cidade mesmo. Por isso, planeje-se com bastante antecedência.

O Notodden Blues Festival 2015 já tem data:30 de julho até 2 de agosto. Algumas atrações foram anunciadas e os bilhetes já estão a venda, por 2160 NOK, ou mais ou menos 800 reais. Você já pode comprar esse passe para os quatro dias de festival aqui.
Você é fã de blues e ainda não conhece a Noruega, pode ter certeza que o NBF te espera de braços abertos para ouvir boa música cercado por um lugar lindo. Abaixo, uma canção da banda local, sempre presente no festival:

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close