Jazz and sailJazz & Sail/ divulgação

Jazz and Sail: festival na Holanda mostra o jeito holandês de se despedir do verão

Como vocês acham que os holandeses se despedem dos últimos dias de verão? Quem pensou em festival, acertou! Até mesmo dizer adeus para o verão virou pretexto para fazer festival na Holanda. O resultado foi o Jazz and Sail, que acontece há 38 anos na cidade de Bergen.

Neste ano, apesar de não ter viajado especificamente para festival na Europa, pude presenciar o Jazz & Sail. Eu já havia estado em um festival na Holanda, o Eindhoven Metal Meeting, mas foi uma vibe completamente diferente. Primeiro, porque a cidade holandesa de Bergen é muito especial. Trata-se de uma cidade praiana super charmosa, com uma luz única. Praia – a famosa Bergen aan Zee, dunas e bosque são grandes atrações desta cidade linda. Segundo, porque o formato do festival Jazz & Sail faz com que você se desloque por toda a cidade e praia. Foi assim que eu conheci a linda Bergen holandesa, também lar de artistas e celebridades holandesas, tais como jogadores de futebol, musicistas e músicos, atrizes e atores.

Um festival na Holanda chamado Jazz and Sail

Jazz and Sail é um festival único, uma tradição que já dura há 38 anos e reúne cerca de 10 mil pessoas em todos os dias. O formato é de clubes, pois os shows acontecem em vários locais importantes das cidades, bares, pubs e cafés. Além desses lugares super charmosos, há também shows em uma igreja. Não qualquer igreja, mas sim uma igreja em ruínas que também virou centro cultural da cidade. O lugar é cheio de histórias de guerras entre Holanda e Espanha, também dos protestantes x católicos.

O festival acontece durante 3 dias, com apresentações musicais que ocorrem dia e noite. E não é porque se chama Jazz and Sail que a música está limitada a apenas um gênero musical. Na verdade, há uma grande miscelânea de gêneros e estilos. Há muitos artistas autorais, mas várias bandas de cover agitam a festa, com versões às vezes inusitadas e divertidas.

Espírito comunitário

Jazz & Sail só é possível pelo espírito comunitário. Os holandeses habitantes da província se voluntariam para fazer a festa acontecer. Além disso, a associação local de comerciantes tem papel definitivo. Cada palco é patrocinado por uma empresa – e olha, são muitos palcos! Na noite em que eu estive, vi pelo menos 7 palcos diferentes, sem contar aqueles que estavam dentro de bares como o Pilaren, onde eu tive uma das experiências mais inusitadas em um festival de música, e conto em breve.

jazz and sail

Jazz & Sail / divulgação

Mas e esse Sail no nome? Vai rolar um barquinho ou não vai?

Sim, vai rolar barquinho! É tradição desse festival a saída em conjunto para velejar no mar da linda Bergen aan Zee. Os barcos dançando no mar, ao som de algumas apresentações que também acontecem na praia, tornam o festival muito especial. O mar parece uma pintura! E quem quiser alugar um barco para fazer parte do quadro, será mais do que bem vindo.

Um festival para ter experiências inusitadas

Além de proporcionar o contato com artistas locais da música holandesa, o festival tem um grande potencial para experiências inusitadas. Vou contar a minha. Eu, meu namorado e a sogrinha entramos em um bar chamado Pilaren, para assistir a uma banda chamada De Hijgende Herten. Eu não fazia ideia de que banda seria essa ou de como seria o show. O Pilaren é um dos bares e restaurantes mais bem cotados de Bergen, queridinho dos artistas, inclusive.

Enfim, o lugar estava completamente cheio… cheio de pessoas da terceira idade! Sério, me senti na excursão do Sesc, ou algo do tipo. Mas não se engane pelas aparências: essa foi uma das noites mais legais que já vivi em um festival. Além disso, abri meus olhos para pensar sobre o que é essa tal terceira idade, e que tudo que realmente atribuímos a ela é extremamente cultural. A banda também era de músicos de terceira idade, tocando rock ‘n’ roll antigo e muito animado, de Elvis, Buddy Holly a Beach Boys, entre outros. E as velhinhas e velhinhos, gente, eram completamente alucicrazy! Todo mundo dançando, se pegando, bebendo todas… descendo até o chão tinha também, acreditem!

Eu, que não poderia ficar igual dois de paus, me acabei de tanto dançar; tanto que até a minha meia calça estava rasgada ao final, kkkkkk, nem me perguntem como!

Jazz and Sail + verão em Bergen é uma ótima pedida

Claro que o Jazz and Sail não é aquele tipo de festival que vai fazer você sair aí da sua cadeirinha no Brasil e pegar um voo correndo para a Holanda. No entanto, para quem tem intenção de turistar pelo país, deve considerar estar por lá nas datas em que este festival acontece.

Bergen é uma cidade extremamente turística. Os passeios de bicicleta em caminhos pelo bosque que levam até a praia são relaxantes, deliciosos. Além disso, a cidade parece não parar no verão. São muitas feiras, apresentações culturais, operas, teatros, restaurantes badalados. Bergen é sucesso, gente! É do nome, só pode =)

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close