Com as restrições de circulação em diferentes escalas necessárias para conter o avanço da pandemia da Covid-19, quem tinha viagem programada para as próximas semanas vai ter que rever seus planos. Diante da situação atípica, empresas de viagem estão abrindo exceções para remarcar uma viagem cancelada pelo coronavírus.

As condições de cancelamento, remarcação e reembolso listadas abaixo são as do momento da redação deste texto (23 de março de 2020). Como o quadro atual é de imprevisibilidade, elas podem mudar a qualquer momento. Consulte o link direto de cada empresa para se certificar de quais são as condições oferecidas no momento em que for fazer sua alteração.

Passagens aéreas

Gol

Condições para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

  • Cancelamento e crédito: a passagem pode ser cancelada e o valor mantido para crédito a ser utilizado por um ano, a contar da data da compra
  • Remarcação: mudança de data para qualquer período dentro de 330 dias a contar da data da compra, incidindo diferenças tarifárias
  • Cancelamento e reembolso: devolução sem taxa de cancelamento, mas com taxa de reembolso

Consulte aqui todas as condições da Gol para remarcar sua viagem cancelada pelo coronavírus.

Azul

Condições para voos domésticos e internacionais comprados até 20 de março de 2020 e previstos para até 30 de junho de 2020:

  • Remarcação: sem incidência de taxas de alteração e diferença tarifária para qualquer período dentro da validade da passagem (um ano a contar da data de emissão do bilhete). Haverá cobrança de diferença de tarifa em caso de mudança do destino ou se o voo for remarcado para julho, dezembro, janeiro e fevereiro ou um dia antes de feriados, feriados ou um dia depois, caso o voo orginal não seja para esse período. Se o voo não existir mais, a passagem será convertida em créditos válidos por um ano a contar da data de emissão
  • Cancelamento: sem taxa. O valor pago fica como crédito na Azul para compras futuras em até um ano a contar da data de emissão do bilhete cancelado
  • Reembolso: o valor pago no bilhete será devolvido de forma integram em até 12 meses a contar da data da solicitação

Verifique aqui todas as condições da Azul para remarcar sua viagem cancelada pelo coronavírus.

Latam

Condições para voos domésticos e internacionais impactados até 31 de dezembro de 2020 por cancelamentos, fechamentos de fronteiras ou declarações de estado de emergência

  • Remarcação: sem custos de alteração ou de diferença tarifária desde que mantidos o destino e a cabine para voar até a data de validade do bilhete
  • Cancelamento com crédito: obtenção de créditos de mesmo valor para serem utilizados em viagens até a data de validade do bilhete

Condições para voos domésticos e internacionais não impactados até 31 de dezembro de 2020:

  • Remarcação: sem custos de alteração ou de diferença tarifária desde que mantidos o destino e a cabine para voar até a data de validade do bilhete
  • Cancelamento com crédito: obtenção de credito no mesmo valor para voar até a data de validade do bilhete

Veja aqui todas as condições da Latam para remarcar sua viagem cancelada pelo coronavírus.

Seguro Viagem

Planos de seguro viagem contratados via Seguros Promo poderão ter suas datas remarcadas. Não haverá cobrança de taxas caso sejam mantidos o mesmo número de dias e o mesmo plano contratados previamente. Se ainda não houver datas definidas para uma nova viagem, o valor pago poderá ser revertido em créditos para a emissão de uma nova apólice no futuro.

Hotel

Verifique as condições originais da sua reserva. Muitas delas, principalmente aquelas feitas em sites como o Booking.com, permitem o cancelamento ou alteração sem taxas até uma determinada data. Caso as condições não te atendam, entre em contato diretamente com a propriedade. O mesmo vale para reservas feitas no AirBnB.

Ingressos

Festivais, eventos em geral e atrações turísticas têm suas regras próprias de remarcação e reembolso e, com a situação imposta pela pandemia, estão divulgando as condições de alteração diretamente em seus canais. Festivais e eventos que estão sendo reagendados oferecem, de modo geral, opção de reembolso ou manutenção do ingresso para as novas datas. Sites especializados em vendas de ingressos para atrações turísticas têm suas regras específicas.

No caso do Get Your Guide, com foco grande em atrações da Europa, estão sendo oferecidos reembolsos integrais para cancelamentos de tickets com antecedência superior a 24 horas da data agendada do passeio e créditos para cancelamentos feitos dentro das 24 horas anteriores à data agendada do passeio. Consulte as políticas completas aqui.

Pacotes

Sites que comercializam pacotes completos, no geral, estão seguindo as mesmas políticas das companhias aéreas. As condições da reserva de hotel podem variar. De todo modo, pode ser necessário entrar em contato com a fornecedora direta do serviço (companhia aérea ou hotel) em caso de dificuldade no atendimento. Em caso de pacotes comprados com agências físicas, fale diretamente com a agência.

Prevenção do coronavírus

Informe-se sobre prevenção do coronavírus, sintomas e tratamento no site do Ministério da Saúde e no aplicativo do SUS para Android e IOS. Lembre-se também de seguir todas as diretrizes das autoridades aplicáveis à sua cidade.

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