" /> Quatro filmes históricos sobre festivais para assistir | Festivalando
https://www.youtube.com/embed/G8yU8wk67gY

Quatro filmes históricos sobre festivais para assistir

Já se perguntou como deve ter sido o último show de Jimi Hendrix (foi em um festival) ou o fatídico show no qual Bob Dylan subiu ao palco com uma guitarra no lugar do violão (também foi em um festival)? Pois não precisa mais ficar só na imaginação, pois estes e outros momentos históricos da música, e também dos festivais, foram registrados, viraram filme e estão em cartaz no Brasil.

Quem está em São Paulo ou em Salvador pode ver na mostra In-Edit, festival internacional de documentários musicais, que traz neste ano na programação quatro filmes que contam a história dos festivais. Em São Paulo, a programação segue até o dia 12 de julho. Em Salvador, acontee entre os dias 14 e 19 do mesmo mês. Se este não é o seu caso, a internet te dá uma forcinha e disponibiliza partes ou até a íntegra de alguns desses filmes. Outros também já foram lançados em DVD.

Você vai notar dois pontos em comum nesses quatro filmes: 1) eles se concentram em dois festivais importantíssimos e históricos, o Newport Folk Festival, nos Estados Unidos, e o Isle of Wight, no Reino Unido, ambos pioneiros e remanescentes da primeira onde de grandes festivais de música. 2) Os quatro filmes têm um mesmo diretor, o norte-americano Murray Lerner, homenageado na In-Edit deste ano. Documentarista festivaleiro, Murray registrou Jethro Tull, Leonard Cohen e outra figuras, como as citadas abaixo, em suas performances durante festivais.

Vamos à lista:

Jim Hendrix, The Who e shows antológicos no Isle of Wight

1) Blue Wild Angel: Jimi Hendrix Live at The Isle of Wight
Show de Jimi Hendrix no festival Isle of Wight, em 1970. A apresentação fechou o festival, em 31 de agosto daquele ano. Duas semanas depois Hendrix morreria. No repertório, “God Save the Queen” e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. O show tem registros em CD, DVD e Blu-ray.

Verifique os horários das sessões do filme aqui.

2) Listening to You: The Who at The Isle of Wight Festival
Registro da performance do The Who na mesma edição do festival britânico com o show histórico de Jimi Hendrix citado acima. Se pra você não faz diferença ver o filme em tela grande ou pequena, é só apertar o play do vídeo abaixo, que traz o show completo. Há também uma versão do filme em DVD.

Verifique os horários das sessões do filme aqui.

Bob Dylan e a cena folk no Newport Folk Festival

3) The Other Side of The Mirror: Bob Dylan at the Newport Folk Festival 1963-1965
O filme documenta a ascenção de Bob Dylan ao longo de três edições consecutivas do Newport Folk Festival. Vai do registro de suas performances de canções tradicionais ao polêmico show no qual empunhou uma guitarra. O documentário foi lançado em DVD.

Verifique os horários das sessões do filme aqui.

4) Festival!
Um resumo de três edições do Newport Folk Festival, irmão caçula do Newport Jazz Festival, e um dos pioneiros no formato de festival que se consolidou a partir da década de 1960. Traz apresentações de Johnny Cash, Joan Baez, Pete Seeger, dentre outros.

Verifique os horários das sessões do filme aqui.

Veja a programação completa do festival In-Edit.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário