Atualizado em 9/2/2024 – Nesta semana, comecei no Twitter uma conversa sobre o silêncio do MITA Festival em relação à sua próxima edição. A essa altura, ainda não há nenhuma confirmação sobre a edição 2024, enquanto em 2023, já havia datas, line up completo e ingressos à venda no fim de janeiro.

O que poderia ter sido uma deixa para que as pessoas especulassem sobre prováveis datas, artistas ou mesmo sobre uma possível não realização do festival virou uma sequência praticamente unânime de desejos para que o festival não retorne.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

No Twitter, um festival desquerido

É claro que a quantidade de interações no tweet em questão é um universo limitado dentre o público total que o MITA atraiu em seus dois anos de existência com edições no Rio e em São Paulo, mas a homogeneidade das opiniões não pode ser ignorada.

Foram comentários do tipo “espero que não volte”, “graças a Deus”, “ainda bem”, “vai tarde”. E junto com esses comentários, vieram os porquês que sustentam o tom das reações: lembranças negativas da experiência vivida no festival, em consonância com o que ficou registrado nas resenhas do público no Festivalômetro.

Lembraram da pista premium, que é um pecado capital de qualquer festival. Lembraram do preço alto do ingresso. Lembraram do lugar inadequado, mais precisamente o local da última edição em São Paulo, o Anhagabaú. E alguns reconheceram que, pelo menos no Rio de Janeiro, o festival teve menos problemas do que na capital paulista.

Não é só sobre música

Com sua próxima edição ainda em aberto, e despertando tantas memórias negativas no público que esteve presente, o MITA corre o risco de ficar marcado como um festival ruim se não retornar para fazer uma nova edição que reverta as impressões negativas deixadas nos fãs.

Mas seja voltando e se redimindo, ou deixando de existir e tendo que carregar a marca negativa, a música passa longe de ser a única resposta para a marca que o MITA vai deixar, ao contrário do que o acrônimo no nome do festival sugere (Music is The Answer). As principais respostas estão nas necessidades e satisfação do público e no grau de respeito a elas.

Atualização em 9/2/24 – Nesta data, o MITA confirmou em seu perfil no Instagram que não irá ocorrer em 2024 e retorna em 2025.

Leia as avaliações do MITA Festival São Paulo e do MITA Festival Rio no Festivalômetro

Crédito da imagem principal: MITA Festival/Divulgação

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment