Em 2020, o Primavera Sound começaria um movimento de expansão além-mar com uma edição em Los Angeles. A pandemia segurou o processo, mas ele enfim foi colocado em prática a partir de 2022, não só com o evento na Califórnia como também sua chegada à América do Sul. Desde então, vêm se tornando comuns mudanças de rota nessa viagem.

Edições da Europa, dos Estados Unidos e da América do Sul foram rearranjadas nesses últimos dois anos. Mas aparentemente o Primavera tem encontrado solo mais fértil para florescer na nossa região, ainda que com algumas mudanças de terreno.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

Relembre o Primavera Sound São Paulo 2023

A primavera sul-americana

Neste ano, o Primavera Sound estará presente em sete cidades sul-americanas: São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, Bogotá, Santiago e Lima. Serão três formatos de eventos distribuídos pelos destinos: o festival Primavera Sound em si, Primavera Day e Road to Primavera.

O festival em seu formato clássico de dois dias acontecerá em Buenos Aires, nos dias 23 e 24 de novembro, e em São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Será o terceiro ano consecutivo do Primavera Sound nas duas cidades, sem alteração no formato.

O Primavera Day, minifestival de dia único, terá duas paradas. Primeiro, em Montevidéu, no dia 21 de novembro, marcando a primeira edição do evento na capital uruguaia. Depois, segue para Assunção, em 29 de novembro, repetindo o que já havia ocorrido em 2023.

Road to Primavera

Por fim, o Road To Primavera, show com um grande headliner e algumas atrações de abertura, passará por Bogotá, Lima e Santiago, em datas ainda a serem confirmadas. Em duas dessas cidades residem os principais rearranjos do Primavera Sound na América do Sul.

Bogotá receberá este formato enxuto do Primavera em 2024 depois de reestruturações sofridas na edição de 2023.
A princípio, a cidade realizaria o festival em dois dias, assim como São Paulo e Buenos Aires, com mais de 30 atrações. Mas por uma situação “alheia à organização”, houve redução para um evento de cinco atrações faltando apenas dois meses para sua realização.

Já Santiago retorna ao calendário do Primavera Sound na América do Sul depois de percalços no caminho. A cidade recebeu o festival completo em 2022 junto com uma edição extra do Road to Primavera.

Mas problemas contratuais com a produtora local naquele ano levaram à não realização do evento no Chile em 2023. Agora, em 2024, Santiago entra novamente na rota com o formato mais clean da marca.

Lima, por sua vez, repete o modelo do ano passado, com mais uma edição do Road to Primavera.

Uma questão financeira

Formatos à parte, a grande quantidade de datas na América do Sul é uma forma de manter o festival competitivo e financeiramente viável para a produção e artistas, segundo disse Marta Pallarès, chefe de relações públicas do festival, em uma entrevista para a IQ Magazine.

Também segundo Pallarès, alguns eventos servem como teste: se funcionarem, podem se transformar em algo maior, assim como o arranjo atual de sete datas pode mudar no futuro.

Tudo como antes acima do Equador

As edições iniciadas em Los Angeles (2022) e Madri (2023) não se repetiram. A data especial que o Primavera realizou em Londres no ano passado, batizada de Bloom Party, também não voltou a ocorrer.

Na porção norte do Equador, o festival segue como antes: com suas edições em Barcelona e no Porto, ambas já confirmadas para 2025: 5 a 7 de junho e 12 a 14 de junho, respectivamente.

Leia também: a experiência no Primavera Barcelona

Crédito da imagem em destaque: Sergio Albert/Divulgação

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment