O Lollapalooza 2024 tinha tudo para melhorar sua nota no Festivalômetro com as mudanças na estrutura interna e externa do festival trazidas pela troca de produtora, da T4F para a Rock World. Mas tinha alguns cancelamentos e ativações no meio do caminho.
Na média das avaliações da comunidade do Festivalando, o festival ficou menos ruim, é fato. Porém, os shows cancelados, situação já vivida em 2023, impediu que as melhorias nos banheiros e a oferta de transporte 24h (medidas há muito tempo esperadas) contribuíssem para um aumento substancial da nota. O Lolla continuou sendo um festival regular para a maioria, com nota 3.4, contra 3.3 da média anterior. Confira os detalhes a seguir.
Ganhe insights
Line up e programação concentram a grande derrocada na nota do Lollapalooza 2024
Nas avaliações de 2024, o festival perdeu pontos justamente onde sempre teve a média mais alta. De uma média 4.1, a avaliação do line up e da programação geral caiu para 3.5.
A frustração com cancelamentos se repetindo por mais um ano, e mais uma vez afetando headliners (neste ano o Paramore, em 2023 Blink-182 e Drake) contribuiu para essa queda na nota. A música continua sendo o atrativo maior que o festival tem, por mais que haja argumentos contrários, portanto é natural que problemas no line up provoquem essa percepção negativa.
Do ponto de vista da programação extramusical, a presença de marcas dentro do autódromo também gerou ressalvas. O aumento na quantidade de estandes entre 2023 e 2024 (de 17 para 25) foi notado, e com um olhar negativo. Houve menções também à frustração por não ser possível participar das atividades propostas em troca de brindes, tendo em vista as longas filas.
Leia também: A multa é uma coxinha? As cláusulas que permitem os artistas cancelar shows
Estrutura ganhou pontos
Uma das médias mais baixas até então (2.9), a estrutura do Lollapalooza 2024 deu um dos maiores saltos e chegou a uma média 3.3. Como mencionado na introdução, mudanças que há tempos eram esperadas, como a implantação de banheiros com água corrente e a extensão do horário de funcionamento do transporte contribuíram para a melhora.
Por outro lado, a demora do festival em usar placas no solo para atenuar o lamaçal formado pela chuva, mesmo com a previsão do tempo apontando para essas condições climáticas dias antes do evento, impediu que houvesse uma percepção ainda melhor da estrutura. No fim, mesmo com o aumento da média, a nota foi a mais baixa dentre todos os quesitos avaliados.
Ambiente também melhorou a nota
A “vibe do Lolla”, um conceito subjetivo mas totalmente compreensível para quem frequenta o festival, é comumente citado como um dos pontos positivos do festival. A média tem sido constante desde 2022, mas com uma melhor percepção da estrutura, é natural que perceba-se também um ambiente melhor: a nota foi de 3.5 para 3.7.
Alimentação acompanhou quesitos anteriores
Mantendo uma oferta semelhante e o mesmo padrão de preços de anos anteriores, a alimentação ganhou alguns décimos como os demais quesitos acima, saindo de 3.3 para 3.7. Vinculada à estrutura e ambiente, a percepção de melhora se estendeu também a esse quesito.
Custo-benefício foi impactado pela mudança na estrutura, principalmente
Com uma percepção geral de que o festival melhorou em tantos quesitos que interferem diretamente na experiência, como ambiente e estrutura, seria de se esperar que a percepção do custo-benefício também melhorasse. A média foi de 2.9 para 3.4, e pela primeira vez o festival não levou nota 1 (péssimo) nas avaliações individuais.
Mesmo assim, segue a percepção de que o Lollapalooza 2024 foi um festival caro, sendo a média do custo-benefício uma das mais baixas dentre todos os quesitos, junto com a estrutura.
Um festival regular para a maioria
Tendo perdido pontos na avaliação do line up, onde sempre se destacou, a nota média do Lollapalooza 2024 no Festivalômetro não conseguiu se beneficiar da percepção de melhoria em outros quesitos.
Assim como em anos anteriores, no saldo final ele continua sendo um festival com média regular para a maioria (52%), mas não é segredo nenhum — nem nunca foi — o que é preciso fazer para fazer essa nota subir.
Leia todas as avaliações do Lollapalooza Brasil no Festivalômetro
Crédito da imagem em destaque: Flashbang/Divulgação Lollapalooza Brasil
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo