Desde o dia 21 de junho que o line up do Primavera Sound 2023 em São Paulo vem sendo envolto por interrogações. Naquele dia, as edições do festival em Buenos Aires, Bogotá e Assunção anunciaram seus cartazes completos, enquanto a edição de São Paulo limitou-se a anunciar apenas o The Cure.
Praticamente um mês depois, o line up segue sem ser divulgado, enquanto informações de bastidores e declarações respondem essas interrogações iniciais. Todas elas convergem para um impasse envolvendo as negociações com o Blur, confirmado como headliner em Buenos Aires e com shows solo em Santiago e Bogotá, mas aparentemente uma grande dúvida no Brasil.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
Os quatro anúncios de hoje do Primavera Sound na América do Sul (Buenos Aires, Bogotá, Assunção e São Paulo)
Brasil, por enquanto, no modo “doses homeopáticas” pic.twitter.com/Flpfm8HJLC
— Festivalando (@festivalando) June 21, 2023
A novela do line up do Primavera Sound 2023
Em resumo, o Blur corre o risco de não vir ao Brasil e o motivo pode ser a opção da produção por não pagar o cachê pedido pela banda. A informação de que a banda não tem perspectiva de vir ao país veio do próprio baixista da banda, Alex James. A informação sobre as ressalvas com o cachê vem de bastidores publicados em sites e redes sociais.
Em entrevista ao site Tenho Mais Discos Que Amigos publicada em 17 de julho, Alex James disse que o Blur não tem data para vir ao Brasil e não sabe por que a banda não tocará no país. “Eu estou absolutamente furioso que ainda não temos data para ir ao Brasil. Isso não pode estar certo”, afirmou o músico ao site.
O porquê possivelmente está por trás do cachê da banda. Ainda no fim de junho, o site Orbi publicou texto assinado por José Norberto Flesch em que ele afirma que a banda é considerada cara, pois pede cachê alto, o que levaria produtores a ponderarem se vale a pena trazê-la ou não. Semanas depois, a informação de que a produtora local não estava disposta a pagar o cachê pedido circulou nas redes sociais. Vale lembrar que a fama do Blur de banda cara que os produtores brasileiros não querem pagar é antiga, e lá em 2015 o Brasil deixou de receber os britânicos por esse motivo, conforme registrou à época a Popload.
O Blur não tem data para vir ao Brasil, nas palavras do próprio baixista da banda:
“Eu estou absolutamente furioso que ainda não temos data para ir ao Brasil. Isso não pode estar certo.”
A declaração de Alex James foi dada em entrevista para o @tmdqa pic.twitter.com/pyrJyWAKmo
— Festivalando (@festivalando) July 18, 2023
O line up de Schrödinger
Enquanto o impasse não se resolve, e sem nenhum pronunciamento nos canais oficiais do festival sobre quando o line up do Primavera Sound 2023 será divulgado enquanto todos as outras edições sul-americanas já o fizeram, é como se o line up existisse e não existisse ao mesmo tempo.
A essa altura, e tendo em vista a montagem do quebra-cabeças de informações, o problema é só com o segundo headliner e não com o restante das atrações. Inclusive, Pedro Antunes, curador do festival, disse em seus stories no dia 18 de julho que “o Prima tá lindo”, indicando que há atrações fechadas.
Mas sem um cabeça de cartaz definido, o line up fica indefinidamente preso em uma caixa, impedido de ganhar existência no mundo real, e portanto uma incógnita no plano público.
Leia as avaliações da estreia do Primavera Sound em São Paulo
Crédito da imagem principal: Abigail Lynn/Unsplash