A imagem aí de baixo é a última foto que eu tirei no último dia do último festival que eu fui. Rock in Rio, 6 de outubro de 2019. Eu estava fazendo pose, olhando pro nada, pra sair toda blogueirinha na foto. Só não imaginava que eu (e todo mundo) ia ter que olhar pra frente, beeeem pra frente, pra poder pensar em festival outro vez. Porque os festivais agora estão no futuro. Se um futuro próximo ou distante, ninguém sabe.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
Ver essa foto no Instagram
O Medina chegou a dizer, em uma entrevista para o Estadão Conteúdo, que o Rock in Rio 2021 vai ser a comemoração pós-coronavírus. Isso é o que todo mundo fã de festival mais quer, claro. Mas, repetindo, é uma afirmação sobre a qual ninguém pode ter certeza, por enquanto.
A única certeza que a gente tem
A certeza é que não vai ter Rock in Rio Lisboa, Glastonbury, Tomorrowland, Wacken, Rock Werchter, Hellfest, Graspop, Lolla Paris, Lolla Estocolmo e tantos outros festivais menores e maiores.
Os que foram reagendados ainda são assombrados por incerteza. O Coachella, por exemplo, foi remarcado para outubro. Mas o governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que eventos de grande escala são impensáveis até que se atinja um estado de imunidade de grupo ou haja uma vacina.
Ele até considerou também que podemos ver uma mudança radical e rápida no tratamento da pandemia e testes em escala, o que traria um cenário positivo num prazo menor. Mas, outra vez, é só uma possibilidade e ninguém sabe se isso vai acontecer ou não.
À espera da volta dos festivais como os conhecemos, seja quando for
O que a gente sabe é que não está sendo fácil tudo o que está acontecendo, pra muito além dos festivais. No emocional, profissional e financeiro, está sendo difícil pra todo mundo de diferentes maneiras.
Mas o Festivalando vai continuar aqui, informando sobre os festivais – o que há de bom e de ruim pra informar nesse momento – porque foi pra isso que ele foi criado. E, claro à espera do próximo festival, seja ele quando for. Enquanto isso, se puder, fique em casa.
Leia outros textos sobre os festivais em tempos de Covid-19
[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]