É comum que construções, obras de arte e manifestações culturais locais e tradicionais sejam declaradas patrimônio. Agora, em um intervalo de quase três meses, festivais de música também ganharam esse status. Quer dizer, um deles ganhou uma distinção que permite fazer uma aproximação com essa denominação.

O Rock in Rio foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e, lá na Espanha, o Primavera Sound foi declarado Acontecimento de Interesse Público Especial, o que não equivale àquilo que no Brasil é considerado o título de patrimônio, mas é uma distinção cultural que reconhece a relevância do evento numa medida semelhante. Nomenclaturas à parte, vale o registro do que os dois festivais alcançaram. Em ambos os casos, a longevidade e a importância cultural e econômica dos eventos conduziram aos títulos.

Leia também: o line up monumental do Primavera Sound 2022 e line up do Rock in Rio 2022 por dia e palco

Rock in Rio, patrimônio fluminense

O Rock in Rio se tornou patrimônio pela Lei 9.599/22, promulgada na última quarta-feira em edição extraordinária do Diário Oficial. Em declaração, o governador Cláudio Castro afirmou que “ao trazer artistas nacionais e internacionais que são ícones de diferentes estilos e gerações, o Rock In Rio demonstra sua relevância para a cultura e, além disso, ainda estimula a nossa economia. A lei reconhece a importância que o festival tem para o Estado.” Traduzindo em números, o Rock in Rio 2019 movimentou R$ 1,7 bilhão na economia fluminense e levou à capital 457 mil turistas.

Uma distinção cultural para o Primavera Sound

O Primavera Sound, por sua vez, foi declarado Acontecimento de Interesse Público Especial pelo Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha, reconhecendo o festival como um dos eventos culturais mais importantes do país. Esta é a primeira vez que um festival recebe essa distinção na Espanha.

O título entrou em vigor em 28 de dezembro de 2022 e estará em vigor até 31 de dezembro de 2024, a tempo de cobrir o aniversário de 20 anos do festival — na verdade, o festival completou 20 anos em 2021, mas em função da pandemia a 20ª edição ocorrerá em 2022. Neste caso, um acontecimento de interesse especial na Espanha tem a vantagem de ser enquadrado em um programa de apoio fiscal para o seu desenvolvimento.

Leia mais sobre o Primavera Sound e o Rock in Rio

Leave a comment