" /> Conheça o Rio de Janeiro através de festivais | Festivalando
rio de janeiroWikimedia Commons/Mayra Pavanello Munerato

Conheça o Rio de Janeiro através de festivais

Assim como a areia da praia, que fica impregnada na gente dias depois de um banho de sol, o Rio de Janeiro ainda está impregnado no meu pensamento quase uma semana depois do meu retorno a BH, graças aos dez dias insanos vividos na capital carioca por conta do Rock in Rio. Acho que era saudade acumulada, já que fazia quatro anos que eu não pisava lá (shame on me!). Eu simplesmente não consigo falar e pensar em outra coisa agora.

E como eu também tenho por obrigação falar de festivais, elenquei outros festivais que rolam no purgatório da beleza e do caos até o fim do ano para você saber que não é só com Rock in Rio que se faz o calendário festivaleiro da cidade. Tem opções em outubro, novembro e dezembro. Se ajeita pra dar aquele pulo no Rio! O melhor de tudo é que os festivais previstos rolam em lugares maravilhosos e pelos quais você certamente passaria em uma visita ao Rio (eu inclusive visitei alguns deles). Ou seja, tem tudo para ser uma experiência completa, com a união de música e turismo, que é exatamente o nosso lema aqui, néam?

Organizei a lista destacando os locais onde os festivais acontecem para, em seguida, dar a informação sobre cada evento. Voilá:

ARPOADOR

rio de janeiro

Wikimedia Commons/Rafaellagonc

Qual festival? Rio Califórnia
Quando? Dia 17 de outubro

O Arpoador, extra oficialmente um camarote natural para se avistar o pôr-do-sol no Rio, recebe o festival Rio Califórnia no dia 17 de outubro, um domingo. É um dia só de evento, mas a programação é intensa e rende um domingão daqueles no Rio: vai das 9h às 18h, tem atividades de música, esportes, arte e gastronomia e é inteiramente gratuita (chorando litros por não poder estar lá).

No calçadão, rolam os shows e os sets de DJs. Ao longo da praia rolam exibições de flyboard e slackline, campeonato de skate e treinos coletivos abertos ao público de funcional, boxe, yoga e cross fit. O Parque Garota de Ipanema, ali do ladinho, recebe uma feirinha de tendências de design e food trucks pra se jogar na comilança.

Abaixo você vê o mapa e a programação completa que – repito – é gratuita.

rio de janeiro

PROGRAMAÇÃO

MÚSICA

  • DJs – calçadão

9h – Dadga
11h – Bruno Vinelli
13h – ATRAÇÃO SURPRESA
14h – Naza Brothers

  • Luau

15h – Fulanos e Ciclanos
16h30 – Will “The Bull” Taylor – com participação de Batida Nacional (Califa + Rio)

  • Calçadão

11h – Flores de Plâncton
12h – Zignal
13h – Rafael Almeida
14h – Nove Zero Nove (part. de Eduardo Lira – Live Guitar)

ARTE

  • Graffiti

11h –Demonstração Live Painting – por Rafael Meggetto, Talitha Rossi e Mariana Revelles

  • Feira Lar / FoodTrucks

11h às 17h – Parque Garota de Ipanema

ESPORTE

  • 360Sports – Exibições

11h – Slackline
11h – Flyboard

  • Esporte-se – Treinos coletivos abertos ao público

9h às 11h – B Happ Fit (funcional, boxe e yoga)
11h – Cross girls (somente para mulheres)

  • Sugar Skate Freestyle Contest

11h – Campeonato freestyle de skate

  • Favela Surfe Club

9h às 11h – Supeata no mar do Arpoador

PARQUE LAGE, IGREJA DA CANDELÁRIA E OUTROS (MUITOS OUTROS!)

rio de janeiro

Wikimedia Commons/Solstag

Qual festival? MIMO
Quando? De 13 a 15 de novembro

Você já viu aqui no Festivalando que a pegada do MIMO é espalhar sua programação por cidades que preservam bens culturais, com apresentações em espaços que integram o patrimônio histórico, como museus, igrejas e praças. A novidade é que pela primeira vez a cidade do Rio de Janeiro recebe o festival, entre os dias 13 e 15 de novembro (em pleno feriado, notou?).

Os concertos, todos focados na música instrumental em suas variadas vertentes, acontecem nos locais que eu citei acima e também no Museu da República, Igreja do Outeiro da Glória, Igreja da Penha e Sala Cecília Meireles. Um passeio pelo patrimônio do Rio, praticamente.

É bom lembrar que, antes do Rio, o MIMO passa por Paraty, entre os dias 2 e 4 de outubro. Se você estiver na capital por esses das, saiba que um bate-volta Rio-Paraty é possível e leva em torno de quatro horas. Eu e Gra chegamos a cogitar fazer um desses no intervalo do Rock in Rio, mas só sobrou tempo para um bate-volta até Angra dos Reis.

O MIMO fecha o giro pelo Brasil em Olinda, entre os dias 20 e 22 de novembro. Você pode acompanhar o anúncio da programação e outros detalhes aqui.

BOTAFOGO, HUMAITÁ E+

rio de janeiro

Wikimedia Commons/David Cardoso

Qual festival? Novas Frequências
Quando? De 1 a 8 de dezembro

Explorar a ~night~ do Rio off-Lapa, em bairros e clubes mais comuns aos locais, é o presente para quem optar pelo Novas Frequências, focado na música avançada, exploratória e de vanguarda. Ao longo de uma semana, o festival vai receber 30 artistas, além de performances, shows, instalações de arte sonora, oficinas, residências artísticas e uma mostra de filmes. Já estão confirmados Mika Vainio (Finlândia), Phill Niblock & Thomas Ankersmit (Estados Unidos e Holanda), Quiet Ensemble (Itália), Timespine (Portugal) e o brasileiro Thingamajicks.

No site do festival você acompanha os próximos anúncios da programação e confere também detalhes sobre ingressos.

Encontre passagens para a Rio de Janeiro com o melhor preço

 

Reserve hotéis no Rio de Janeiro

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário