bestivalFotos: SUMMER

Bestival: o festival boutique da Inglaterra

As meninas da SUMMER são duas amigas que estão viajando pela Europa em busca dos melhores festivais de música. Passaram pelo Glastonbury, Rock Werchter, Ultra Europe – Edição Croácia, DGTL em Barcelona e na última semana foram para o Bestival, e vão contar um pouquinho mais da experiência nesse último aqui.

BESTIVAL: o festival boutique da Inglaterra

bestival

O Bestival inicialmente não estava nos nossos planos, mas quando surgiu a oportunidade, não pensamos duas vezes. Desde 2004 acontecendo na ilha de Wight, no Reino Unido, o festival segue construindo sua identidade como um “boutique festival”, com capacidade para 50 mil pessoas por dia, e uma temática cheia de cores, glitter e muita fantasia!

Os ingressos são vendidos pelo site, por £190 o regular e £305 o VIP, que dá direito a espaços privativos com vista para o palco, banheiros exclusivos e menu diferenciado para drinks. O acesso a ilha é feito de ferry (£10 ida e volta), e pode ser feito saindo de três cidades ao redor: Southampton, Portsmouth ou Lymington. Chegando no porto ainda é necessário pegar um shuttle (£12 ida e volta) para ir até a localização exata do festival. Se você não quiser se preocupar com nada disso, o Bestival oferece outras opções saindo de Londres com tudo já incluso por £89!

Nós escolhemos sair de Southampton e o trajeto foi bem tranquilo. No total foi 1h de ferry mais 20 minutos de shuttle. Logo já estávamos dentro do festival procurando um lugar para colocar nossas barracas! O espaço de camping é grande, então é importante chegar cedo para conseguir ficar mais perto das entradas. Outra dica é levar algumas bebidas e comidinhas, pois apesar de não poder entrar com elas no festival e de ter várias opções de barraquinhas ao redor, os preços não são dos mais baratos (£5 cerveja e £10 uma refeição).

bestival bestival

Clima e shows

O público em geral é bem jovem e bem animado. Como os shows acontecem das 11h até as 05h da manhã, não importa a hora que você ande pelos campings que sempre vai ter uma roda tocando violão ou fazendo alguma festinha. Para acessar o espaço principal do site é só mostrar a pulseirinha.
O festival é grande para os padrões brasileiros, com seis espaços principais, cada um com um palco grande e outros menores em volta. Foi difícil escolher o que ver, já que muita coisa acontecia ao mesmo tempo. O Bestival abre muito espaço para bandas inglesas que estão no início da carreira, ao mesmo tempo que conta com headliners de peso nos palcos maiores.

bestival bestival

Vimos, por exemplo, grandes nomes como Hot Chip em tendas menos lotadas do que Katy B, a mais nova sensação inglesa do momento. Enquanto Wiz Khalifa comandava o mainstage com os que adoram rap, uma multidão acompanhava a música eletrônica do DJ Carl Cox em um palco cheio de fogos e efeitos especiais. Outros nomes como The Cure, Major Lazer, Bastille, Oh Wonder, Wolf Alice, Years and Years, Animal Collective e Jagwar Ma deixaram o festival ainda mais interessante.

Fantasias

Outro ponto alto do festival, que o Brasil ainda tem muito para se inspirar, é a questão de roupas e fantasias. Nos festivais europeus é normal vermos muitas pessoas vestidas do jeito que acham melhor, com muito gliter e maquiagem exuberantes. Ao mesmo tempo que encontramos um ursinho puff andando no meio da festa, um casal de idosos se aproximava vestindo roupas de rock pesado. Vai cada um no seu estilo sem se preocupar com o que os outros vão pensar. No Bestival isso é ainda mais recorrente, com muitos locais para pinturas faciais e muitas pessoas se divertindo fantasiadas. Isso, somada a decoração impecável, colorida e fantasiosa, traz uma vibe divertida e diferente para o festival.

bestival

No geral, o Bestival vale a ida. Bem organizado, alegre e festivo, ele proporciona ao público quatro dias de muita música boa, diversão e liberdade para expressar seus instintos artísticos! Planejando direitinho não tem muito erro, são 4 dias que podem ser muito bem vividos explorando um mundo de coisas novas!

Saiba mais sobre os festivais boutique e outras tendências nos festivais do Reino Unido 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Festivalando

Festivalando é o primeiro site brasileiro sobre viagens para festivais de música. Viajamos o mundo todo para oferecer um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário