" /> Os ruin pubs de Budapeste: o jeito húngaro de se divertir nas ruínas | Festivalando
ruin pubs de Budapeste Foto: citylab

Os ruin pubs de Budapeste: o jeito húngaro de se divertir nas ruínas

Os ruin pubs de Budapeste, que podem ser traduzidos como bares em ruínas, surgiram na capital húngara no início dos anos 2000 quando pessoas resolveram dar um novo uso a edifícios antigos que se encontravam em estado de abandono.  A ocupação dessas edificações ocorreu com o intuito de criar novas opções culturais para a vida noturna da cidade. Eles são uma ótima opção pra quem busca o que fazer em Budapeste durante uma viagem.

Trata-se de uma ação simples e barata, uma vez que a ideia é manter aparentes as marcas do tempo e do descuido. Para tanto, não são necessários gastos com reformas. Basta colocar infraestrutura elétrica e hidráulica e outras coisinhas básicas para fornecer segurança aos usuários. Nem uma demão de tinta na parede é necessária: a graça dos ruin pubs é reforçada pelos móveis bem no estilo brechó com uma pitada de ferro velho. Neles, a informalidade e a espontaneidade são palavras-chave.

Szimpla Kert, um dos mais famosos ruin pubs de Budapeste

A ideia rapidamente virou sucesso na jovem e agitada vida noturna da capital húngara, que recebe inúmeros estudantes intercambistas e turistas do mundo todo.  O ruin pub que se destaca nesse cenário é o Szimpla Kert. O local já foi eleito como um dos melhores pubs do mundo e quase sempre está lotado, lá é fácil encontrar gente de várias culturas e, claro, te permite interagir com pessoas interessantes.

São dois andares com vários ambientes diferentes que possuem uma decoração que estimula os olhos de quem está lá dentro. Você encontra um carro, uma lona de circo, uma balança de açougue, sofás, espelhos e abajures aos milhares e por aí vai… Inclusive, você pode ser um dos decoradores, já que as paredes estão livres pra intervenção dos visitantes. Quer deixar sua assinatura? Vá em frente!

ruin pubs de Budapeste 

Foto: igor5rovic

Café da manhã no Szimpla

O Szimpla está localizado no bairro dos judeus e é bastante conhecido por todos os habitantes das cidade, embora não seja o predileto dos nativos. Talvez pela quantidade de turistas que frequentam o bar toda noite, os moradores prefiram visita-lo em outro momento, digamos, mais calminho: aos domingos. Nesse dia, acontece ali uma feira de produtos agrícolas onde é possível comprar sucos, cafés, comprar uma variedade de queijos, pães e frutas e ali mesmo tomar seu desjejum. Seja de dia ou de noite, com amigos, namoradox ou com os pais, o Szimpla Kert sem dúvida é uma boa pedida de diversão em Budapeste. Mais informações aqui.

ruin pubs de Budapeste 

Foto: bolygonkesvarosunk

Reserve seu hotel em Budapeste com as nossas dicas

Csendes, outra opção de ruin pub em Budapeste

Outro ruin pub conhecido em Budapeste, mas com dimensões bem menores, é o Csendes. Ele tem a mesma proposta visual que o Szimpla. Porém, seu espaço reduzido cria um clima um pouco mais intimista. Nada parecido com restaurante romântico, aqui a descontração também impera, mas é mais tranquilinho. O Csendes só funciona durante a noite e é mais frequentado por jovens budapestinos. Sem dúvida também é uma boa pedida de passeio. Dica: aqui fazem um Mojito sensacional. Mais informações aqui.

13847_1024

Foto: Kozelben

Seja o grande Szimpla ou o pequeno Csendes, os ruin pubs têm o poder de te fazer sentir na sala da sua casa. Vida longa aos velhos bares que animam a noite de qualquer pessoa!

P.S.: Mãozinha na pronúncia do húngaro:  Szimpla = Simpla. Csendes = Tchendex.

Vai viajar para a Hungria? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Compartilhe este post

Deixe seu comentário