" /> 7 festivais de blues imperdíveis no Brasil | Festivalando
Festival Jazz & Blues de Tiradentes, 2015. Foto de divulgação.

7 festivais de blues imperdíveis no Brasil

Atualizado em 23/07/2018 – É preciso concordar: existe um charme enorme atrelado aos festivais de Blues e Jazz. A música em si é charmosa e, coincidência ou não, os locais em que se escolhe fazer os festivais desses dois gêneros musicais são também uma graça! E em todo o mundo parece haver um padrão. Por exemplo, a Priscila foi para o Montreux Jazz Festival, em plena Riviera Suíça, uma das paisagens turísticas mais belas da Europa. Antes, ela ficou um tempo comigo em Copenhague, aonde aproveitamos para ver alguns concertos do CPH Jazz Festival, que usa vários locais de uma das cidades mais lindas e descoladas da escandinávia como palco para músicos de muito talento. Já quando fui à Noruega atrás de Black Metal, me encantei com o Notodden Blues e as belíssimas paisagens de Notodden, que alternavam entre montanhas maravilhosas, litoral e fjordes! Aqui nas terras tupiniquins, ricas em paisagens estonteantes, não poderia ser diferente. Há também muitos festivais charmosos. Mas, separamos 6 festivais de blues imperdíveis no Brasil, para você ter como ponto de partida para explorar o gênero e os destinos nacionais.

Blues subindo a Serra

Ibitipoca Blues

Quem já esteve na Serra do Ibitipoca ou na região dessa bela localidade mineira porvavelmente se encantou. Uma paisagem rica em mata nativa, montanhas, grutas e cachoeiras. O clima aconchegante da cidade e o acolhimento dos mineiros torna a cidade ainda mais especial. Com tudo isso, ainda existe um dos mais importantes festivais de blues do Brasil, o Ibitiblues, que acontece no centro da vila de Ibitipoca, no camping Ibitiblues.

O festival acontece desde 1999 e já teve a presença de grandes nomes do blues nacional, como Maurício Saad, Blues Etílicos, Corrente Sanguínea, Rodrigo Nésio, Washington Negão, Big Joe Manfra, Jefferson Gonçalves, Rodica Blues, Blues Power, Mojo Society, Big Gilson, Beale Street , Celso Blues Boy, Irmandade do Blues, Arthur Menezes, Adriano Grineberg, entre outros.

Ibitipoca blues
Onde: Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais
Quando: Agosto
Mais informações:http://www.ibitipocablues.com.br/

IbitipocaBlues Festival 2015 Teaser from Studio Making Of on Vimeo.

Festival Jazz&Blues de Guaramiranga

Um festival que acontece numa cidade encantadora no interior do Ceará. Guaramiranga fica a apenas 110 km de Fortaleza, capital do estado, mas é completamente diferente. Lá, as paisagens que dominam não são as praias, mas im um belíssimo conjunto de montanhas. Com clima fresco, também diferente daquele na capital, a Serra recebe milhares de pessoas todos os anos, na época do carnaval, para celebrarem o melhor do blues. Tudo isso, bem no alto da serra. Boa música, vinhos e queijos, com vistas maravilhosas e revigorantes. o Jazz&Blues de Guaramiring já está me sua 16a edição e reúne oportunidades únicas de turismo, sendo uma ótima opção para quem quer fugir das multidões carnavalescas.

O festival de Guaramiringa é sem dúvidas uma prova de que existe demanda e coisas muito legais sendo feitas fora do eixo Rio- São Paulo. Na edição de 2015 teve atrações nacionais e internacionais, como Daniel Jobim(RJ), Willie Waker Band (EUA), Raphael Wressnig (Áustria), Ricardo Bacelar (CE), Jacinta (Portugal), Fernando Moura e Ary Dias (RJ) e Fanta Konatê (Guiné). Além dos shows, na Cidade do Blues as pessoas podem acompanhar ensaios abertos durante o dia, e outras atividades. São quatro dias de festival no alto da serra, sendo que no último acontecem apresentações em Fortaleza. Vale muito a pena conferir!

Festival Jazz&Blues de Guaramiranga
Onde: Guaramiringa, Ceará
Quando: Carnaval ( fevereiro ou março)
Mais informações: http://www.jazzeblues.com.br/portal/index.htm

Blues em cidade histórica

Festival de Blues&Jazz de Tiradentes

Quem gosta de história, Minas Gerais e interior não pode deixar de visitar Tiradentes, e porque não o fazer durante um dos festivais de Blues mais interessantes do país? O Festival de Blues&Jazz de Tiradentes não pode faltar na lista dos fãs do estilo. Além de todo o charme, beleza e clima fresco que a cidade oferece, o festival é gratuito e conta com importantes nomes internacionais e nacionais. Esse ano o evento contou com aproximadamente 17 mil pessoas que prestigiaram os shows na Praça da Rodoviária e também na escola de música da Universidade Federal de São João Del Rey, linda cidade vizinha.

Chegando à sua quarta edição, em 2015 o festival trouxe nomes como Taryn Spilman, Brascubazz, Mark Lambert & Trio, Tia Carrol Band, J.J. Jackson, Kenny Borwn, Décio Caetano, Rodrigo Nézio & Duocondé Blues e convidado Ted MCneely, Gustavo Andrade Blues Band.

Festival de Blues&Jazz de Tiradentes
Onde: Tiradentes, MG
Quando: junho
Mais informações:http://www.fbjt.com.br/

Tudo é Jazz

tudo é jazz

Ouro Preto é certamente uma das cidades históricas mais conhecidas de Minas Gerais, querida por todos que passam por lá. A cidade respira cultura, com riqueza de manifestações, ar de cidade universitária com frescor de ideias e belíssimas paisagens entre as montanhas e chapadas da região. Tudo é Jazz é um dos eventos de jazz e blues mais tradicionais do Brasil e chega a sua 13a edição esse ano.

O evento é gratuito e algumas atividades precisam de reserva de ingresso antecipada, como os workshops ( você pode checar mais informações no site do evento). Há também cortejos e apresentações pontuais em toda a cidade. Tudo vira Jazz nas ladeiras em que nomes importantes da música já passaram, como Ray Moore, Gonzalo Rubalca, Pedro Aznar, Kaki King, John Pizzarelli Trio, Steve Coleman & The Mystic Rhythm Society , Jon Hendricks, Milton Nascimento & Banda, Wayne Shorter & Ron Carter e muitos outros.

Tudo é Jazz
Onde: Ouro Preto
Quando: 6 e 7 de Dezembro – ainda dá para se programar e ir =)
Mais informações: http://www.tudoejazz.com.br/

Blues no sul

mdbf

Mississipi Delta Blues Festival. Foto de divulgação.

Mississip Delta Blues Festival

Caxias do Sul tem um monte de coisas a oferecer, e o Mississip Delta Blues Festival contribui para que você possa disfrutar de todas elas. O festival acontece no início da noie e está bem no centro da cidade. Assim, fica facil turistar pelos diversos pontos de visitação, como museus, igrejas, charmosos cafés e casas culturais.Ainda é possível fazer visitas à uma vinícula.
Com atrações nacionais e internacionais, o MDBF se tornou um dos festivais mais importantes do gênero, no Brasil e também lá fora. Este ano o evento contará com atrações como Xime Monzon, Whitney Shai, Terry Harmonica Bean, Zora Young, Rip Lee Pryor, Bob Stroger e outros.

Mississip Delta Blues Festival
Onde: Caxias do Sul, Rio grande do Sul
Quando: novembro – 26 a 28 em 2015, ou seja, ainda dá para você ir 😉
Mais informações:http://www.mdbf.com.br/

Blues na praia

Rio das Ostras Jazz e blues. Foto: Cezar Fernandes.

Rio das Ostras Jazz e blues. Foto: Cezar Fernandes.

O Rio das Ostras Jazz&Blues

É um dos maiores festivais do gênero na América Latina e é considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes no Brasil. O festival acontece com apoio do governo e é gratuito. Além disso, ele acontece em meio ao Balneário do Rio das Ostras, com várias praias e paisagens litorâneas entorpecentes. Tudo isso a apenas 170 km do Rio de Janeiro. O festival acontece em três palcos, espalhados pela cidade em locais de muito charme: a lagoa de Iriry, Costazul e Praça São Pedro.

São mais de 60 horas de boa música, divididas em 4 dias de evento onde os nomes mais importantes da cena Blues e Jazz internacional estão presentes. Esse ano o festival chegou à 13 edição, contando com nomes como Robben Ford, considerado um dos melhores guitarristas da atualidade, Hoy Hargrove, vencedor de dois Grammy Awards, Omar Hakim, Icognito Band, Matt Schofield, Carolyn Wonderland, Dwayne Dopsie, Artur Menezes, Gabriel Grossi e grupo Segundo Set.

Rio das Ostras Jazz e Blues
Onde: Rio das Ostras, Rio de Janeiro
Quando: Agosto
Mais informações: http://www.riodasostrasjazzeblues.com/joomla/index.php

Ilha Blues

O Ilha Blues é um dos maiores festivais de jazz e blues de São Paulo. O Festival sempre conta com grandes nomes do blues e jazz nacionais e também internacionais. Ele já se encontra na sua 13ª edição e a localização litorãnea torna-se um chamariz muito grande para quem gosta de curtir boa música à beira da praia. O melhor de tudo é que o festival ainda é gratuito.

Ilha Blues Festival Internacional
Onde: Ilha Comprida, São Paulo
Quando: Julho
Mais informações: www.ilhacomprida.sp.gov.br

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

7 comments

Add yours
  1. Rick Pellerin 19 julho, 2018 at 23:16 Responder

    Nesta lista faltou o Ilha Blues Festival Internacional da Cidade de Ilha Comprida, litoral de São Paulo. O Festival está em sua 13° Edição é acontece sempre no mês de Julho. No Festival já passaram diversos nomes do Blues Internacional e nacional!
    Vale a pena conhecer este festival!

Deixe seu comentário