Metal magic, o pequeno notável da escandinávia

Não aprendi dizer adeus – não, não vou cantar música sertaneja hahah. Mas é por isso que, mesmo aos 45min do segundo tempo antes de voltar para o Brasil, vou me meter em mais um lindo festival de metal escandinavo! Meu destino é o Metal Magic, festival que acontece anualmente na Dinamarca, na cidade de Fredericia(que se pronuncia totalmente diferente do que se lê, tá? rs), geralmente na primeira semana de julho. O Metal Magic fica a mais ou menos 3 horas de trem da capital dinamarquesa. Portanto, é também um ótimo motivo para você passear um pouco em Copenhague.

Sem título

O evento acontece desde 2008, quando uma série de shows de apenas 1 dia começou a crescer, ter demanda de mais bandas que queriam espaço para tocar e fãs de metal que mal poderiam esperar pelos grandes eventos metálicos dentro do próprio país.

O Metal Magic é pequetito e é menos conhecido entre os fãs de festival internacionais. São apenas dois palcos, montados na Ungdommens Hus, ou casa da juventude da cidade. Apesar disso, são 3 dias de festival, com 38 bandas! E claro, mais de 10.000 litros de Tuborg gelada! Apesar de ficar a menos de 15 minutos da estação central de Fredericia e ainda muito perto do centro da cidade e região hoteleira, o festival também oferece espaço para acampamento.

As expectativas para esse evento são grandes, afinal, é raro ver um festival organizado aqui na escandinávia que seja mal feito. Tudo costuma ser impecável e pontual, por mais simples que seja. Como não amar um festival que tem a capacidade de 666 ingressos por dia? Aí já começa nossa história de amor com o Metal Magic. Espero que seja duradoura! Por falar nos ingressos, eles são numa faixa de preço bem legal: apenas 600 dkk (300 reais) para os 3 dias, e 250 dkk(125 reais) para cada dia – existe essa vantagem de poder comprar os dias separados, para quem não quer ir a todos os dias de festival.

Apesar de ter um line up baseado nas bandas locais ( principalmente dinamarquesas, mas também suecas e norueguesas), entre as novas bandas e antigas, o festival também tem trazido grandes nomes. Esse ano, por exemplo, os headliners do evento são a banda de heavy/doom sueca Candlemass, a japonesa de black metal/death Sigh e as queridas mestras inglesas do rock, Girlschool. Os produtroes do festival frisam que existe uma vontade de trazer os grandes nomes favoritos, mas privilegia-se a ideia de fortalecer a cena metal escandinava, dando espaço para as novas bandas e também trazendo as antigas favoritas. Apesar disso, ainda existem bandas de outras partes do mundo, como da Alemanha, Suíça, Bélgica, e até Brasil! Esse ano quem representa a brasileirada do metal são os cariocas da Sodomizer.

De carona nessa ideia da valorização da cena local das frias terras nórdicas, a gente monta uma playlist puramente escandinava, para apresentar a vocês os novos e também antigos talentos, para vocês sentirem um pouco do clima do Metal Magic aqui. Na play tem os doomers da Saturnos, dinamarqueses na ativa desde a década de 90, bem como os super novatos thrasheiros da Impalers. Tem o Candlemass, Hellevator e mais um tanto de banda legal que até eu não sabia que existia. Bora bater cabeça junto?

Metal Magic
Quando: 09 a 11 de julho
Onde: Ungdommens Hus, Fredericia, Dinamarca
$ 600 dkk ou 300 reais

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

2 comments

Add yours

Deixe uma resposta