rock al parque festivalRock al Parque Oficial.

Colômbia: um destino barato com festivais de metal e rock

Preparem-se para desbravar a América do Sul, amigxs, companheirxs metalheads – se é que vocês já não o fazem há tempos! Afinal, com o dólar a 3.80 e o euro a 4.25 dilmas, tem hora que o Full Terror Assault (EUA), Mayhem Festival (EUA), Wacken Open Air (Alemanha) e cia na zoropa ficam meio difíceis de caber em nosso planejamento financeiro.

Mas, além de ter nosso grande país para ir atrás de festivais de metal – e a gente já te deu a dica de vários  nesse post aqui, ainda temos um vizinho fantástico, que faz fronteira com a gente e que tem se tornado um dos focos de festivais de rock e sub gêneros metálicos: a Colômbia!

Sim, façamos as malas e vamos logo conhecer essas terras com grandes centros urbanos localizados em plena cordilheira dos andes! Além desse relevo exuberante e nada monótono, o país ainda conta com uma bela região litorânea e divide com a gente a belíssima e rica floresta amazônica.

Caso conhecer Bogotá, Medelín, Cartagena e outras cidades ainda não esteja nos seus planos, mesmo ao saber de toda essa riqueza natural e ainda da importância histórica e cultural desses locais, considere razões econômicas: um real equivale a mais de 800 pesos colombianos – me segura que eu sou ryyyycaaahhh na Colômbia, kkk. Mas não é só isso. Na maioria das cidades citadas acima é possível fazer mochilões gastando-se entre 60 e 80 reais por dia. Além disso, as passagens de ida e volta Brasil- Colômbia não saem por muito mais do que R$1.300.

Então, que tal enfrentar as altitudes acima dos dois mil metros, mascar folha de coca e abraçar nossos hermanitos e hermanitas do metal nos festivais que acontecem em todo o país e que, se não são de graça, são muito baratos?

BOGOTHRASH

Bogothrash oficial

Bogothrash oficial

Para tudo para esse festival muito foda e que só cresce a cada ano. O Bogothrash acontece em Bogotá, (claro, né?! rsrsr). E obviamente, é um festival que privilegia bandas de thrash metal. A maioria das bandas do line up são latinoamericanas, vindas da própria Colômbia, como Lucifera, Terminal War e Legacy, bem como dos países vizinhos – um dos nossos orgulhos thrash nacionais, a Violator tocou esse ano. Nessa edição também rolou a Tungsteno, da Argentina.

Bogothrash Oficial

Bogothrash Oficial

Bogothrash oficial

Bogothrash oficial

O Bogothrash é um festival Open Air que conta com uma área de camping, espaço de venda de merchandising de bandas, stands de comida e atrações diversas ligadas à arte cultura underground.

O festival acontece sempre no meio do ano, em junho, num espaço para eventos perto de Bogotá, chamado Hollywood. O ingresso desse ano custou apenas R$36 dilmas… quase de graça para ter uma experiência única e conhecer parte da cena thrash colombiana.

Para acompanhar o que vai rolar em 2016, fiquemos ligadxs na página do evento no facebook.

ROCK AL PARQUE

Roque ao Parque oficial. Foto: Juan Santacruz

Roque ao Parque oficial. Foto: Juan Santacruz

Também em Bogotá, esse é certamente um dos maiores festivais gratuitos de rock em toda América Latina, se não for o maior. São três dias de festival, com mais de 70 atrações, dentre elas bandas internacionais. O line up desse ano contou, por exemplo, com Behemoth, Nuclear Assault, Melechesh, P.O.D, I’ll Niño, entre outras. O festival já está na 20ª edição e faz parte das políticas públicas de promoção da cultura do governo local.

Os produtos nacionais e da vizinhança sulamericana também marcam presença firme no festival, importante para destacar os novos talentos. Esse ano rolou show do Nosferatu, Ataque en Contra, Revenge e muitas outras pratas da casa, A.N.I.M.A.L, Los pericos e outras bandas da Argentina. Outras bandas da Venezuela e Chile também tocaram.

rock al parque oficial

Roque Al Parque Oficial. Foto: Claudia Palacio

Além de um line up muito diverso dentro dos estilos extremos do metal e do rock, bem como ska e reggae, o evento ainda conta com uma série de oficinas e palestras sobre música e produção cultural.

Os shows acontecem no parque Simón Bolívar e também no teatro ao ar livre La Media Torta. É uma pena que foi em Agosto. Agora é ficar atento para conciliar a viagem para a edição dos próximos anos. Mais informações no site oficial do evento.

CONVIVÊNCIA ROCK

convivencia rock

Convivência Rock Oficial

O Convivência rock acontece geralmente em novembro, no distrito de Risaralda, num parque que é atração turística por si só, o Olaya Herrera Pereira. É também um grande evento gratuito, ao céu aberto e que traz os talentos do rock e outros estilos regionais, bem como bandas de todo o mundo. Na última edição foram 9 grupos da Jamaica, Inglaterra, Estados Unidos, México, Equador, Venezuela e outros.

No ano anterior foram mais de 15.000 pessoas no festival, vindas de diferentes países. O Rock Convivência também é uma inciativa do poder público local para incentivar o turismo e tolerância entre os diversos estilos musicais, com foco maior no público de rock e heavy metal.

Para saber informações sobre a edição passada e ficar de olho nas informações para a próxima edição, acesso o site oficial do evento.Quem sabe não dá tempo de dar uma passadinha na Colômbia ainda esse ano?

MANIZALES GRITA ROCK

Manizales Grita Rock oficial

Manizales Grita Rock oficial

Já são nove edições desse grande festival, também realizado em parceria com o poder público colombiano. Ele acontece no sul da Colômbia, em Manizales e é um dos responsáveis por movimentar a cultura local, contando com artistas nacionais e internacionais. Além disso, também há fóruns, palestras e outras atividades artísticas. É uma ótima oportunidade para se inteirar das novidades do rock e heavy metal colombianos.

Manizales Grita Rock acontece entre os dias 11 e 12 de outubro de 2015. Apesar de corrido, talvez ainda seja possível achar passagens aéreas em conta, visitar a região e ver de qual é fesse fest 🙂

ALTA VOZ – Rock y Hard Rock

alta voz

Alta Voz oficial

Mais um festival para lamentar não ter estado na Colômbia entre os meses de julho e setembro desse ano, mas que vale a pena incluir no seu roteiro pelo país no ano que vem. Os vários dias de festival abrem espaço para diversos estilos musicais, como o rock, blues e jazz. Mas, o festival dedica um fim de semana exclusivo para o rock e hard rock, eventualmente com bandas de heavy metal.

O festival acontece desde 2007 e dá mais atenção aos nomes nacionais, apesar de também ter contado com algumas atrações internacionais ao longo de sua história. Muitas bandas para conhecer e desbravar o rock e hard rock hecho en Colombia 😉

Saiba mais aqui.

Definitivamente, a Colômbia é um bom lugar para festivalar, não é mesmo? Se essa tour festivaleira estiver mesmo nos seus planos, não se esqueça que você pode acertar detalhes da sua viagem por aqui. O Festivalando faz parte do programa de afiliados do Booking.com. Isso quer dizer que fazendo as reservas no Booking através dos nossos links, você ajuda o site a ganhar uma pequena comissão, mas não paga nada a mais por isso.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

2 comments

Add yours

Deixe uma resposta