Estamos em solos holandeses. A primeira parte da minha aventura nos Países Baixos começa com o Eindhoven Metal Meeting, um festival de metal indoor, um dos queridinhos do inverno europeu. O EMM começa com uma festinha de aquecimento na quinta, dia 15, e rola pra valer em dois dias, 16 e 17, em Eindhoven, na Holanda.

Todo mundo que curte metal sabe (ou deveria saber) da importância festivaleira desta cidade (Eindhoven) – é lá que rolava o Dynamo Open Air, fundado em 1986 como festa de comemoração do aniversário do Dynamo Rock Club. O Dynamo Open Air foi palco de ótimos shows, bem como de altas tretas. Por exemplo, foi pano de fundo de uma treta grande entre Sepultura e Overdose, nos anos 90 – os caras contam melhor no Ruído das Minas, doc do qual sou coautora.

Metal no coração de Eindhoven

O festival rola numa casa de shows bem central de Eindhoven, a Effenaar, desde quando começou, há oito anos atrás. Ele é um festival novinho, a melhor festa metálica para quem quer se despedir do ano de forma intensa na Holanda. Ele é feito pela District 19, produtora fundada por Roman Hödl, quem teve a ideia do festival e ainda está à frente dele, junto com os vários voluntários que ajudam tudo acontecer. A pegada é extrema – black, death, thrash e doom metal sãos os estilos que marcam os artistas trazidos para o lineup do festival todos os anos.

2 dias de metal, com 36 bandas extremas

Nesta edição de 2016 as coisas ficaram bem equilibradas – no primeiro dia, o festival vai soar mais brutal, com bandas como Mayhem, Watain e Destruction como headliners. Já no segundo dia, a coisa desce mais um grau abaixo do mar, a ponto de ficar muito abissal com o doom metal das bandas Batushka, Tiamat, Caronte. Vai rolar Moonspell também, pra não falar que não deram chances aos góticos de serem felizes nesse festival =D.

Vem ouvir a #playlist de esquenta, para saber como a coisa vai esquentar nesse inverno holandês 😉

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

Leave a comment