Priscila Brito/Festivalando

A moda festivaleira (e o Brasil?) na Primark

Tendência atemporal no verão europeu, os festivais de música estão servindo de apelo para as gigantes da moda aqui no velho continente. A Primark, uma das lojas de departamento mais baratex daqui, lançou neste verão do hemisfério norte sua primeira coleção inspirada nos festivais, batizada de “Life is a Festival”.

Dentre os itens, um merece destaque: uma camiseta em cuja estampa lê-se a expressão “Favella Festival” (com dois “l” mesmo), que sugere esse fictício festival tão suspeitosamente com referências brasileiras. Efeito Copa do Mundo? Fascínio gringo pelas favelas brasileiras, às vezes vendidas como atração turística? Reconhecimento desses espaços como locais de expressão cultural própria? Vai saber (acho que a pessoa que criou a estampa não deve ter feito tantas perguntas assim quanto eu ao ver a blusa na loja).

colagem_camiseta

Priscila Brito/Festivalando

 

No geral, a coleção não oferece nada de novo e fica naquilo que a gente já está acostumada a ver nos festivais: hot pants, botas de cano curto, vestidinhos, crochê, franjas e muito jeans para eles e para elas, além de estampas que o pessoal da “muóda” gosta de chamar de étnica, mas que nada mais são que estampas com referências não-ocidentais.

primark_colagem

Primark/Divulgação

 

Os preços são aqueles típicos da Primark: muita coisa na casa dos 5, 7 e 10 euros (nem tudo lá é tão bonito assim, e é preciso muita paciência pra garimpar naquele mar de roupa barata, mas há quem surte com esses preços).

Mais detalhes sobre a coleção feminina aqui e sobre a masculina aqui.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora também coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Além de uma das mães do Festivalando, sou colaboradora da Mixmag e do Brasil Post e autora do Porque eu gosto de música. Também ajudei Paul McCartney a falar uai em pleno Mineirão.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta