tendências nos festivais do reino unidoMonkey Business Images via Shutterstock

Tendências nos festivais do Reino Unido

Hoje a gente abre espaço para a Deb  Waldmann, do Segredos de Londres. Depois de eu dar um pulo no blog dela pra contar quais festivais do Reino Unido ainda são um segredo, ela, que morou em Londres por sete anos e sabe tudo da terra da rainha, vem aqui pra falar pra gente sobre as tendências nos festivais do Reino Unido. Atualize-se!

Tendências nos festivais do Reino Unido – Por Deb Waldmann

Como a Priscila disse no post que ela escreveu no Segredos de Londres, o Reino Unido é o maior e mais tradicional destino para festivais no mundo. E não é só isso, ele é também o mais diverso. A cultura dos festivais está presente em todos os setores da sociedade. Um exemplo: o maior festival de música clássica do mundo está em Londres. É o BBC Proms, que acontece de julho a setembro no Royal Albert Hall.

Os festivais urbanos e os festivais boutique

Essa cultura de festivais está em evolução constante. Quando as pessoas que frequentavam festivais nos anos 80 e 90 ficaram ocupadas demais para passar 4-5 dias fora de casa, surgiram os festivais de música no centro de Londres, para ir e voltar no mesmo dia, como o Lovebox no Victoria Park e o British Summer Time no Hyde Park.

tendências nos festivais do reino unido

British Summer Time / Twocoms / Shutterstock.com

E quando os grandes festivais começaram a ficar muito massificados, apareceram os primeiros festivais boutique no país, como o Secret Garden Party, Womad, de world music (que acontece em vários países – eu curti muito o de Madri quando fui há alguns anos atrás) e Shambala. Mas o festival boutique que mais chama a minha atenção (e que algum dia conseguirei me programar para ir) é o Latitude. O que eu gosto no Latitude é que todos os tipos de manifestações culturais estão presentes, não só a música. O festival tem performances de dança, teatro, poesia e é aberto a crianças, com uma série de atividades dedicadas a elas.

tendências nos festivais do Reino Unido

Latitude Festival/Victor Frankowski/Divulgação

O “glamping” é a última tendência

A última tendência nos festivais de verão é ficar em acomodações de luxo. É o chamado “glamping”, ou camping com glamour. Funciona assim: em vez de levar a sua tenda, você reserva sua acomodação com antecedência e ela já estará montadinha te esperando numa área especial. Há diversos níveis de conforto, desde tendas de camping já montadas (o que elimina a necessidade de comprar, levar, montar, desmontar e levar sua tenda de volta) até o super luxo, com tendas ou cabanas de madeira com camas de verdade, decoradas com móveis de design e café da manhã servido no quarto. Um formato de tenda interessante é o tipi, inspirado nas moradias dos índios da América do norte.

Porém, o conforto mais importante, na minha opinião, está fora do quarto. As acomodações de luxo garantem banheiros limpos e chuveiro quentinho o tempo todo, durante todos os dias de festa. Outras comodidades incluem lavagem de panelas (afinal, estamos num camping…), armários com chave, secador de cabelo e chapinha, carregador de celular, chá e café à vontade e até drink de boas vindas, como em um hotel, dependendo da opção escolhida. Em um festival recente, o Pop Up Hotel construiu até uma piscina de verdade para os seus hóspedes!

tendências nos festivais do reino unido

Divulgação

tendências nos festivais do reino unido

Anthony Mooney – www.fb.com/anthonymooneyphoto/Divulgação

O camping com glamour custa caro

“Festivalar” com glamping custa a partir de £200 – para uma tenda já montada – até mais de £10.000 para o máximo de conforto e glamour (para 8 pessoas). Os glampings ficam em áreas adjacentes ao camping, dentro dos festivais. Ou seja, não é preciso sair nem pegar transporte para voltar para “casa”. O glamping já chegou até ao festival de Reading, que é muito frequentado por universitários. Ou seja, é uma tendência que veio para ficar.

Você já foi a um festival no Reino Unido? Ficou em glamping? Conte aqui como foi a sua experiência, e também no meu blog, o Segredos de Londres.

Pesquise festivais do Reino Unido e no mundo todo com nosso buscador de festivais 🙂

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Festivalando

Festivalando é o primeiro site brasileiro sobre viagens para festivais de música. Viajamos o mundo todo para oferecer um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário