O Glastonbury é um festival de festivais. Complexo, enorme e com uma lógica diferente dos megafestivais comerciais. Na longa relação à distância do Festivalando com o evento britânico, já que conseguir um ingresso pro Glastonbury hoje é quase como acertar na loteria, esse entendimento foi sendo construído igualmente de longe.
Tudo graças a projetos digitais diversos que se dedicam a explorar as várias bifurcações dessa grande toca do coelho que é o Glastonbury. São iniciativas de vários anos mantidas por fãs do festival, uma prova do fascínio que atravessa o relacionamento do público com o evento. Quem é curiouser and curioser como Alice só precisa seguir caminho abaixo para entrar nesse mundo.
Ganhe insights
Descendo rumo à Glastopedia
O ponto de partida dessa viagem é a Glastopedia. Como revela o nome, é uma enciclopédia inteiramente dedicada ao festival, prova maior de que há todo um universo a ser explorado quando se trata do festival que acontece na Worthy Farm desde 1970.
É um trabalho primoroso que honra o formato de enciclopédia. São dados e mais dados sobre cada edição do festival, as diferentes áreas do evento, as pessoas envolvidas na organização, as atrações, além de uma linha do tempo, estatísticas, quizzes e informações práticas para quem precisa se organizar para ir ao festival.
Recentemente, a Glastopedia deu início a um projeto de digitalização do programa impresso distribuído anualmente ao público. Mais uma fonte valiosa para se aprofundar no festival e entender um pouco mais o seu funcionamento.
Fazendo a curva no Glasto Fest Feed
Depois de uma senhora introdução à história do festival, é hora de absorver o momento presente do festival. Imagine um portal de notícias superatualizadas e de última hora. Agora pense que esse portal se dedica a um único tema. E que esse tema é o Glastonbury. Este é o Glasto Fest Feed.
É uma fonte essencial para acompanhar tudo que está sendo preparado para a edição corrente do festival, inclusive de uma forma mais dinâmica e eficiente que o próprio site oficial. Indispensável dizer que o fato de um único festival render um portal de notícias inteiramente dedicado a si mesmo ilustra muito bem a dimensão que o Glastonbury tem.
Brincando com as dimensões do tempo no The Glasto Thingy
O line up do Glastonbury é muito mais que o cartaz padrão que sempre ganha destaque nas redes sociais. São vários line ups para as diversas áreas que compõem a programação do festival, o que implica vários anúncios para cada um desses espaços.
Assim, depois que é divulgado o cartaz principal, começa a leva de divulgações dos demais. Para o público cativo do festival, acompanhar cada um desses anúncios é igualmente interessante.
Nesse processo cheio de expectativas, o The Glasto Thingy entra para relembrar o público quando normalmente acontecem os anúncios de cada espaço, com base em dados históricos. Eles avisam que, no fim das contas, não existe um padrão, mas de todo modo criam referências temporais para dar conta da avalanche de anúncios que é típica do festival.
Bifurcações sem fim para seguir explorando a toca do coelho Glastonbury
Assim como as tocas cavadas por coelhos se multiplicam em várias bifurcações, daí a metáfora em inglês “rabbit hole” para qualificar situações complexas, a toca do Glastonbury e dos projetos de conteúdo que nos ajudam a entender o festival também nos levam a múltiplos caminhos quando adentramos buraco abaixo.
O Glastonbury Tips e o Glasto Earth são bons manuais para quem tem a sorte de conseguir um ingresso para o festival e precisa preparar sua ida ao evento. O Glastonbury Map Overlay é uma brincadeira deliciosa em que você digita qualquer lugar no mundo e imediatamente vê o mapa do festival sobreposto, para ter uma ideia, mais próxima da sua realidade, do tamanho do espaço ocupado pelo festival.
O GlastoClips resgata vídeos de apresentações de diferentes épocas. O Glastopia cria playlists com base no line up de cada uma das áreas do festival. O Glastobation é a desculpa diária para satisfazer o desejo pelo festival, com fotos, vídeos, dicas e o que mais fizer sentido.
O Glasto Photo of the Day é autoexplicativo, com suas imagens diárias da Worthy Farm. O Secret Glasto fica ativo nos dias do festival e antecipa as apresentações surpresa que são uma das marcas do evento.
São muitas as rotas possíveis para explorar as profundezas do Glastonbury, basta você fazer o seu próprio caminho. Stay curious!
Leia também: 60 festivais na Europa em 2024
Crédito da imagem em destaque: Matthew Cardy/Glastonbury
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo