" /> Os headliners do metal nos festivais de 2016 | Festivalando
Iron Maiden, divulgação. Photo: John MC Murtrie

Os headliners do metal nos festivais de 2016

Muita gente busca o festival pelo nome, ou às vezes, pelo país e região onde ele acontece. Outros buscam pelo line up. E ainda, de forma mais específica, tem gente que vai atrás dos festivais seguindo os passos de seus headliners favoritos. É por isso que decidimos fazer esse post, destacando quem são os principais hedliners dos festivais de metal em 2016. Entre aqueles que levam o público ao delírio, clássicos manjados, a volta dos que não foram, mas se despedem de novo, e alguns nomes interessantes, há banda de metal para agradar a todos os gostos.

A safra do metal desse ano vai dar ótimas colheitas, com line ups admiráveis como o do Graspop e Hellfest. Ainda há muitas surpresas boas no Sweden Rock, Wacken, Tons of Rock e Copenhell. E sobre os headliners, dá para adiantar que Bruce Dickinson e cia, Ozzy e sua trupe, Belladonna e seu bando se preparam para fazer a limpa nos cachês por aí em 2016:

Iron Maiden

O retorno da banda aos palcos em 2016 tem marcos importantes: Bruce saudável novamente, tendo superado o câncer, e a esperada performance ao vivo do novo disco The Book Of Souls. Para alguns, the book of souls resgatou uma essência do Maiden que estava concentrada na década de 80. Não penso assim. Mas reconheço que é  um ótimo disco da banda, que certamente vai render uma execução ao vivo à altura de muitos clássicos. Não vejo a hora de encontrá-los nos palcos novamente. As expectativas são grandes, como as de [email protected] fã. Para quem vai aos festivais gringos, as chances de topar com o Maiden são inúmeras. Em nossa tabelinha logo abaixo, você confere todos os festivais de música em que eles vão dar o ar da graça. Para quem não vai viajar para um festival gringo, vale lembrar os shows da turnê pelo Brasil, que poderão ser vistos antes dos festivais, inclusive. Ou seja, quer matar de inveja quem tá esperando os shows da banda nos festivais? Não perca as datas em que eles vão passar por aqui: Rio de Janeiro, no dia 17 de março, Belo Horizonte, no dia 19, e Brasília, no dia 22. No dia 24 de março, a banda se apresenta pela primeira vez em Fortaleza e encerra a turnê brasileira em São Paulo, no dia 26. Quem vai ao show, de quebra assiste à banda Anthrax. Os ingressos você compra aqui nesse link, a preços que variam entre $260 e $580.

FESTIVAL

DATA

Rock Im Revier Festival

26 a 28 de maio

Rockavaria Festival

27 a 29 de maio
Sonisphere Allmend Rockt

03 de junho

Rock In Vienna Festival

03 a 05 de junho
Download Festival, Paris

10 de junho

Download Festival, UK

12 de junho
Graspop

19 de junho

Volt festival

01 de julho

Rock fest

16 de julho

Rock In Rome Sonisphere

24 de julho

Wacken Open Air

04 de agosto

Black Sabbath

Quando eu e a Pri vimos o show dos mestres no mineirão, em 2013 – período a.f (antes do festivalando). Eu mal conseguia parar de chorar, pensando na emoção que era ter o privilégio de ver essa banda, tocando de tão perto – loucas da grade, check! E sabíamos que ali seria um show de reunião e despedida. Feliz e triste, né? Mas adorei ver, ainda no fim do odioso ano passado, que a tal da Final Tour estava para acontecer, de fato, nesse ano que tem tudo para ser melhor do que 2015, só por ter Maiden e Sabbath liderando como headliners por aí, inclusive em festivais comuns. Porém, parece que a chance de ver os shows de despedida definitiva dos grandiosos precursores de quase tudo que somos musicalmente , essa só vai rolar lá fora. Nem sinal de tchauzinho do Sabbath por aqui. Quer topar com a banda? Vá a um festival gringo – vai ter show isolado na gringa, também. Mas já que você vai tirar os glúteos da cadeira para viajar no mínimo 12 horas em um avião, então vá a um festival, uai! 😉 . Há um monte de datas, espalhadas na Europa de ponta a ponta, como a gente te mostra aqui:

FESTIVAL

DATA

Rock Am Ring

03 de junho
Rock in Park

03 de junho

Download Festival, UK

11 de junho
Graspop

17 de junho

Tons of Rock

23 de julho

Copenhell

25 de junho
Monsters of Rock, Helsinque

7 de julho

Monsters of Rock Estocolmo

9 de julho

Anthrax

No embalo dos shows do Maiden, ou porque você é fã dos caras mesmo, oportunidades para vê-los no Brasil não faltarão. Lá fora, durante os festivais gringos, nem se fala. O Anthrax parece ter viralizado em tudo que é cartaz de festival europeu ( o que já é meio manjado, convenhamos, e acontece quase todo ano). Tá na hora, inclusive, de o data festivalando dar uma sacada mais de perto neles, para desvendar se eles talvez não seriam o arroz de festa campeão dos festivais de metal de todos os tempos, hahaa. Brincadeira, é só uma impressão, assim como a impressão que tive em 2014 ao ver o Slayer toda hora, em qualquer festival que eu fosse, rs. O Anthrax também vem com novidade. Em fevereiro tem o lançamento de For All Kings, novo álbum de estúdio da banda. Um teaser do mesmo já foi deixado no site dos caras, e você pode tirar mínimas conclusões ouvindo trechos de “Breathing Lightning”. E aí, tá querendo ver só as novas músicas ou precisa desesperadamente dos clássicos deles, durante os festivais de 2016?

FESTIVAL

DATA
Fort Rock

30 de abril

Rocksville

01 de maio
Carolina Rebellion

07 de maio

Rock N´Derby

20 de maio

Hellfest

17 de junho
Graspop

19 de junho

Megadeth

O Mustaine não fica atrás e também vai crescer suas cifras nos bancos, consideravelmente em 2016. O Megadeth é headliner de vários festivais Europeus, além de estar em tour por aí. Para os fãs brasileiros, é chato dizer mas, por enquanto, vão ter que viajar! Dystopia, o trabalho mais recente, a ser lançado daqui a alguns dias, vai ser mostrado ao vivo em primeira mão lá fora, e você vai ficar aí, sem se mexer e ir atrás da sua banda preferida?? Corra para um festival em que eles vão tocar!!No entato, rezem, juntem-se ao grupo de orações do Mustaine e exijam de Deus o direito de ter um vocalista com voz! Pq olha… com todo respeito aos fãs, tá complexo, hein?! Brincadeiras à parte, a banda tem clássicos que fazem qualquer pit ferver, e o novo álbum não parece ser dos piores, ou parece? Não sei, enfim, ouvi trechos de Dystopia, o single, e não cheguei a lugar algum, de fato, a não ser um lugar imaginário de desespero.

FESTIVAL

DATA

Carolina Rebellion

06 de maio

Rock N´Derby

20 de maio

Power Festival

07 de junho

Sweden Rock

09 de junho
Download Festival

11 de junho

Graspop

17 de junho
Copenhell

25 de junho

Ghost

Lindos, maravilhosos e estrelos satanic glamour, tá! Se você não gosta, pula essa parte aqui por que só vou babar ovo. Não era de se estranhar que eles estivessem em quase todos os line ups dos festivais mais importantes do planeta. Afinal, eles são o Ghost e acabaram de lançar mais um album fantástico. Meliora foi uma das únicas coisas boas de 2015. MeLior (kkk) impossível! Assisti a dois shows da banda, um no RiR(2013),complicadinho por conta da plateia meio uó, e um perfeito e maravilhoso, no berço deles, na Suécia, no Sweden Rock de 2015. Então, digo que é mais do que merecido que eles estejam entre os headliners mais importantes de 2016, pois conitnuam a desenvolver um trabalho autêntico e de muita qualidade. Fãs, deleitem-se: o ano reserva simplesmente quase dez oportunidades de ver o Ghost por aí.

FESTIVAL

DATA

Rockfest

29 de abril
Fort Rock

30 de abril

Welcome to Rockville

01 de maio
Carolina Rebellion

06 de maio

Rock Im River

26 de maio
Rockavaria

27 de maio

Allemnd Luzern Sonisphere Festival

04 de junho
Hellfest

19 de junho

Tuska

01 de julho

Satyricon

Eles tocam em menos festivais, mas os poucos em que vão tocar são muito expressivos. E é importantíssima também a ocasião. Satyricon sendo headliner em 2016 significa que, em todos os festivais eme que a banda toca, os fãs vão ouvir, na íntegra, uma das obras primas, talvez o disco mais perfeito da banda: Nemesis Divina, que completa 20 anos. Os sortudos organizadores que conseguiram colocar a banda em seu line up o fizeram com muito acerto. Satyricon já faz shows emocionantes, sempre. Nemesis Divina ao vivo, inteiro, será como um momento de êxtase coletivo.No entanto, intrigam-me algumas coincidências: o anúncio sobre o tumor cerebral de Satyr, a celebração da obra máxima, Nemesis Divina, e também discos tão introspectivos lançados recentemente. Clima despedida? Espero que não! Longa vida ao Satyr e Satyricon – um sem outro, acredito ser impossível. Mas, é de deixar uma pulga do mal atrás da orelha. Eu, se fosse você, já garantiria meu lugar em um show deles este ano. Aliás, eu tenho planejado até mais de um 😉

FESTIVAL

DATA
House of Metal

04 a 05 de março

Sweden Rock

08 a 11 de junho

Graspop

17 de junho
Bloodstock

14 de agosto

Rammstein

Uma das surpresas mais legais entre os headliners, sem dúvidas. Há pelo menos dois anos não se via Rammstein com tanta fartura nos festivais europeus, como vemos agora. Aliás, eles tinham dado um tempo depois do último show da banda, no Wacken de 2013. Os palcos e fãs estão sedentos pela banda, certamente. Eu que nunca os vi ao vivo vou fazer de tudo para pegar um show da banda, dentre os tantos que acontecem nos festivais europeus deste ano. Ao contrário das demais, até agora eles não anunciaram nehnuma novidade de repertório. O último álbum foi lançado em 2009. Mesmo assim, golaço da Alemanha ter o Rammstein sendo headliner numa porradda de festival por aí 😉

FESTIVAL

DATA
Download Festival, UK

10, 11 e 13 de junho

Hellfest

17 de junho
Festival Park

30 de junho

Twisted Sister

Oportunidades raras, mas não menos importantes lhes são ofertadas, [email protected] do metal, para ver essa banda lendária nos palcos dos festivais europeus de 2016. Não são muitos os shows agendados, mas certamente vai valer a pena ver esses headliners arrasando! Quem assistiu à pequena participação de Dee Snider durante o show do Angra, no Rock In Rio 2015, certamente ficou na pilha para um show do Twisted Sister. Olha, só tenho a dizer que vai ser ducaralho demais! Com ou sem novidade de trabalho, a banda sempre é bem vinda e faz da apresentação nos festivais uma verdadeira festa.

FESTIVAL

DATA
Graspop

17 de junho

Hellfest

19 de junho
Bloodstock

14 de agosto

Bullet for my Valentine

Aqui vocês podem ler um seríssimo exemplo da minha imparcialidade jornalística, hahaha. Sendo imparcialmente parcial, vou falar: wtf BFMV está em quase TODOS os festivias de metal??? Eles não são emo, gente?kkk Tá, tá bom, eles têm status de metacore…Kkk, ok, tô de altas na zueria. O fato é que não pude ignorar, tamanha é a lista de festivais em que esse povo tocará em 2016. Daí tive que incluir aqui como headliner, não teve jeito. Toda hora que eu procurava Iron Maiden ou Anthrax esse nome estava junto. 100or, fazer o que né? Bom, pelo menos todo mundo já fica avisado, para o bem ou para o mal, que em muitos festivais de metal vocês vão se deparar com esses mininux. Blz? Para quem não é fã deles==>Presta atenção na grade de show, para não ficar panguando perto do palco na hora deles, hahaha. Marca lá na sua agenda como “hora de pegar um rango”, “hora de tirar uma água do joelho”, “hora de morgar”, hahahah. Beijos, amo todos vocês, viu? Fãs e não fãs. 😉

FESTIVAL

DATA

Rock am Ring

03 de junho

 Rock Im park

03 de junho

Graspop

17 de junho
Festival Park

03 de julho

Ressurection Fest

07 de julho
Leeds Festival

28 de agosto

Já comprou seu ingresso para esses festivais? Ainda não? Confira os pacotes do Festicket.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

2 comments

Add yours
  1. Jeferson Alencar 22 janeiro, 2016 at 14:08 Responder

    Ok, ficou claro que não conhece muito do trabalho do Bullet, pegar a discografia e passar pelos álbuns seria interessante, tem discos realmente muito bons, o que justifica o fato deles a um bom tempo (5, 6 anos) que eles frequentemente tocam nos principais festivais da Europa.
    Espero que até maio/junho o Rammstein já tenha lançado seu novo álbum, estou sedento por um trabalho novo deles.

    • Gracielle Fonseca 22 janeiro, 2016 at 18:51 Responder

      Não conheço tudo mesmo não, Jeferson, por opção. Assim como talvez você não conheça toda a discografia do Dissection ou do Type O’Negative, por opção 😉

      Confesso que depois de ouvir algumas músicas eu perdi o interesse. Mas apenas fiz uma brincadeira, sei que eles têm músicas mais pesadas, tendendo a um metalcore, tech metalcore. E sei que eles são bons no que fazem, tendo inclusive uma legião de fãs. Não sou muito fã do estilo como um todo, então, só algumas bandas que dialogam com essa sonoridade me atraem. Gosto de Trigger the Bloodshed e do As Blood Runs Black. Mas acho que a diferença está nesse lance do vocal. =)

      E quanto ao Rammstein, somos vários sedentos. Beijos!

Deixe seu comentário