Se você ainda não sabe, fique sabendo: a temporada dos festivais de verão na Europa é a temporada de festivais por excelência, mas o continente segue com o calendário de festivais mesmo quando as temperaturas abaixam e a neve se precipita. Tanto que existe toda uma cena de festivais europeus na neve, ambientados em estações de esqui, onde é possível combinar música e baladas noturnas com atividades esportivas ao longo do dia.
De modo geral, a temporada de festivais na neve na Europa é muito bem delimitada no período, no local e no estilo: os festivais acontecem em sua maioria acontecem entre março e abril, na Áustria, França ou Suíça, com predominância de line ups de música eletrônica. Este texto foi originalmente publicado em novembro de 2015 e atualizado em julho de 2024, quase uma década depois, para acrescentar novos eventos, e nada mudou nesses aspectos, denotando a consolidação desse formato. Claro, há algumas exceções, e a lista a seguir cobre isso também.
Ganhe insights
Snowbombing, Mayrhofen, Áustria (abril)
O Snowbombing abre esta lista porque é possivelmente o mais longevo dos festivais europeus na neve citados aqui. Acontece desde o ano 2000 com foco total em música eletrônica. Tem palcos ambientados no alto da montanha e também na cidade de Mayrhofen, além de atividades ligadas a esportes de neve, como esqui e snowboarding.
Como uma espécie de warm up, realiza uma road trip de dois dias que passa por vários países europeus, partindo do Reino Unido, em direção ao local do festival. Pelo caminho, umas baladinhas e até meet and greet com alguns dos artistas do lineup.
Em uma das edições, por exemplo, a viagem começou por Dover, no Reino Unido, numa travessia de ferry até Calais, na França. De lá, um comboio de 150 carros passou por Luxemburgo até chegar finalmente a Mayrhofen, onde acontece o Snowbombing.
Tomorrowland Winter, Alpe d’Huez, França (março)
O gigante da música eletrônica no verão europeu se estabeleceu também definitivamente no inverno. Na primeira versão deste texto, publicada em um longínquo 2015, ele sequer existia.
Sua primeira edição foi em 2018 e, desde então, só mesmo a pandemia impediu que o festival acontecesse. Além do line up de DJs, também oferece atividades para amantes do esqui e do snowboarding.
Snowboxx, Avoriaz, França (março)
Na ativa desde 2014, o Snowboxx acontece em um dos principais resorts de ski da Europa. Segue a mesma fórmula dos demais: música eletrônica (aqui com uma pitada de hip hop) com palcos ambientados nas geleiras.
O clima de colônia de férias para gente grande também é semelhante, já que a programação musical é complementada por atividades de recreação, incluindo festas à fantasia, gincanas na neve, bingo e, claro, esqui.
Rock the Pistes, Portes du Soleil, França/Suíça (março)
O primeiro representante fora da música eletrônica dentre os festivais europeus na neve selecionados para este texto é o Rock the Pistes.
O foco do line up é rock e pop no topo das geleiras de Portes du Soleil, região em território franco-suíço que concentra vários resorts de esqui dos dois países em questão. O formato, a essa altura, você já pode adivinhar: música e esportes na neve.
Rave on Snow, Saalbach, Áustria (dezembro)
Saindo um pouco do padrão dos festivais anteriores, o Rave on Snow acontece no finalzinho de dezembro. Mas as diferenças param por aí. Assim como a maioria, ele também tem foco em música eletrônica e uma programação voltada para os fãs de esportes na neve.
São mais de 70 atrações tocando em palcos ao ar livre nos alpes da pequetita Saalbach, que tem pouco mais de três mil habitantes e vive basicamente do turismo dos resorts de esqui. Em dezembro, quando ocorre o festival, a média de temperatura é de 1º C.
BERGFESTival, Saalbach, Áustria (dezembro)
Continuamos na Áustria, em Saalbach, em dezembro, mas desta vez com outro festival, o BERGFESTival, que recebe artistas de diferentes estilos musicais desde 2014, além, claro, de atividades recreativas na neve.
Electric Mountain Festival, Sölden, Áustria (abril)
O Electric Mountain Festival acontece desde 2015 em Sölden, no estado do Tirol. Aqui o cenário é a montanha de Giggijoch, a mais de dois mil metros de altitude, em mais um dos muitos resorts de esqui da Áustria.
Sölden é o terceiro principal destino turístico da Áustria, atrás de Viena e Salzburgo, e também está bem perto da fronteira com o norte da Itália. Em abril, época do Electric Mountain Festival, temperaturas a no máximo 15º C.
Zermatt Unplugged, Zermatt, Suíça (abril)
Como o nome já entrega, o Zermatt Unplugged tem line up dedicado a apresentações acústicas, tudo isso aos pés das geleiras e também na cidade. A programação se encerra todas as noites com after-parties comandadas por DJs. O festival é realizado desde 2007.
Caprices Festival, Crans-Montana, Suíça (setembro)
Este é um dos poucos festivais europeus na neve desta lista que ocorre durante o verão. O Caprices Festival acontece em setembro no topo dos alpes suíços, mais precisamente no resort Crans-Montana, considerado um destino requintado no segmento. Novato no nicho de festivais na neve, estreou no pós-pandemia. O foco, assim como a maioria, é na música eletrônica.
Leia também: um guia para planejar uma viagem para festivais na Europa
Este texto foi originalmente publicado em 9 de novembro de 2015 e republicado em 31 de julho de 2024 para atualização e inclusão de novas informações.
Crédito da imagem em destaque: Snowboxx/Divulgação
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo
2 Comments
Dan - Muita Viagem
Muito massa!! Já fui no Iglo Fest, em Montréal, no Canadá… o mais legal de ver é a cidadania nos shows..
Priscila Brito
Fui no Wow Glacier Love no último fim de semana e achei a experiência super legal, Dan! Não conhecia esse do Canadá que você foi, bom saber. A propósito, se quiser escrever pra gente contando como foi essa viagem, o espaço está aberto 😉