Achar passagens baratas é uma sina da gente que vive pensando na próxima viagem. Em tempos de dólar na casa dos R$ 4, urge ainda mais conseguir passagens aéreas com preço bom. Há muitas dicas para voar com preço baixo espalhadas por aí e eu resolvi fazer neste post uma compilação delas, focando principalmente nas tendências para 2016, que se baseiam em análises de dados e do comportamento do mercado de passagens aéreas em escala mundial. Voilá:

Use comparadores de passagens aéreas

Comparar preços é uma das regras número para os consumidores, independentemente do tipo de produto ou serviço que você pretende adquirir. No caso das passagens aéreas, o mercado ajuda porque há uma série de comparadores de preços disponíveis na internet.

Buscadores de passagens são uma ótima ferramenta para comparação de preços porque fazem buscas em vários outros sistemas e sites de companhias aéreas. Dessa forma, você não precisa entrar em cada um deles para checar os preços.

Você também pode criar alertas de preços para um determinado destino. Assim, quando houver uma promoção ou preços abaixo da média, você receberá uma notificação.

Preste atenção no dia da semana em que você fará sua compra

Um estudo conduzido pela Airlines Reporting Corporation, que processa um grande volume de vendas de passagens aéreas, identificou o seguinte:

  • Sábado e domingo são os dias em que há mais chances de se encontrar passagens com preços mais baixos – em média 13% mais baratas
  • As sextas-feiras devem ser evitadas, pois são quando os preços experimentam a maior alta.

As conclusões tiveram como base a análise de milhões de transações de venda de passagens aéreas realizadas no mundo de janeiro a dezembro de 2015.

Compre com antecedência – mas de forma calculada

A Internation Air Transport Association, organização internacional que representa o setor de companhias aéreas no mundo todo, recomenda uma antecedência bem precisa para se encontrar preços melhores:

  • Para voos na Europa, 140 dias (cerca de quatro meses) antes da data de partida
  • Para voos nos Estados Unidos, 57 dias (cerca de dois meses)

A recomendação bate com orientações do site Fare Compare, especializado em comparação de preços de passagens aéreas. Em geral, o corte de preços de alguns assentos nos voos é feito da seguinte maneira, segundo o site:

  • Três meses antes para voos domésticos
  • Seis meses antes para voos internacionais

Escolha as melhores datas do seu voo

O site Fare Compare fez uma listagem das datas com mais probabilidade de terem voos baratos em 2016. O levantamento foi feito para diferentes destinos. O site faz uma ressalva e lembra que a pesquisa foi feita tendo em vista viajantes dos EUA, mas turistas de fora do país têm chances de encontrar tarifas com bons preços nas mesmas datas, ou muito perto delas.

Segundo o site, os voos com melhores preços em 2016 devem partir nas seguintes datas:

  • Para a Europa: março (em torno do dia 16), maio (em torno do dia 16) e agosto (em torno do dia 23)
  • Para a Ásia: abril (em torno dia 30), maio (em torno dia 31), agosto (em torno do dia 1 ou do dia 23) e setembro (em torno do dia 12)
  • Para os Estados Unidos: antes ou no fim do verão, ou no outono. Março, maio e junho no primeiro caso; e agosto e novembro no segundo caso

 

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

Leave a comment