pesquisa festivais no brasilInsomniac/Divulgação

Tudo que VOCÊ pensa sobre os festivais no Brasil

Você está satisfeito com os festivais no Brasil? Lançamos esta pergunta para vocês no início do ano e vocês nos deram a resposta: sim, estamos satisfeitos, pero no mucho. O levantamento inédito que o Festivalando fez sobre demandas, críticas e desejos seus, nosso leitor, em relação aos festivais brasileiros mostrou que os festivais nacionais estão no meio do caminho. Nem excelentes, nem muito ruins, os festivais brasileiros são apenas bons na opinião de vocês.

Você está satisfeito com os festivais no Brasil? – os resultados da pesquisa

A maioria de vocês avaliou como sendo boa a qualidade da estrutura (52%) e da experiência (44%) oferecidas pelos festivais brasileiros. Mesmo assim, cabe ressaltar que a maioria se mostrou insatisfeita ou pouco satisfeita com sete dos onze serviços prestados por festivais que colocamos para serem avaliados (antedimento ao cliente, conectividade, qualidade da alimentação, dentre outros). Não surpreende se considerarmos que vivemos em um país cujos serviços do setor público e privado são ineficientes, em sua maioria. Os festivais são uma extensão desse sistema ainda pouco aprimorado.

Quando se trata da experiência, o recado de vocês é claro: a qualidade das atrações não-musicais é o ponto que mais precisa ser melhorado (66%). Essas atrações comumente se resumem às ativações de marcas, mas a maioria de vocês mostrou que a presença de patrocinadores no espaço do festival só é válida quando tem um propósito lúdico por trás (48%).

Apesar das insatisfações, vocês ainda estão dispostos a encarar os festivais e a maioria deve ir a pelo menos dois e no máximo cinco festivais este ano (49%). Tudo isso em nome da música. A música em si é a razão principal para vocês irem a um festival; e o que mais motiva vocês a investirem dinheiro em um ingresso é o lineup, tanto que está é a primeira informação que vocês procuram sobre um festival.

Reunimos no infográfico abaixo grande parte da numeralha resultante da pesquisa. É uma amostra ampla e geral; apenas um ponto de partida. Pouco a pouco, vamos explorar outros dados, de maneira mais detalhada, em posts futuros aqui no Festivalando.

Leitores das cinco regiões do Brasil, de 14 estados mais o Distrito Federal, participaram da pesquisa.

Nosso <3 <3 <3 pra quem colaborou com esse levantamento!

festivais no brasil

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Festivalando

Festivalando é o primeiro site brasileiro sobre viagens para festivais de música. Viajamos o mundo todo para oferecer um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

Deixe uma resposta

Close