terminal alvoradaTerminal Alvorada – BRT. Foto: divulgação Governo Federal

Transporte público para o Rock In Rio: saiba informações importantes

Falta um dia para o Rock In Rio mas ainda tem muita gente perdida com relação ao transporte público. Seja porque não rolou $$$$ para comprar o cartão para o transporte de primeira classe do festival ( lembre-se, o ônibus de primeira classe é um esquema diferente, e já te contamos tudo sobre ele aqui), seja porque você só se ligou agora que as vendas pelo site já se encerraram, e talvez a logística para pegar nos postos de venda no Rio fique um pouco complicada. Tem também aqueles que são mais desligados, ou que estão contando com ajuda e orientações dos amigos cariocas, ou até mesmo carona… mas fique atento: o acesso à cidade do rock não poderá ser feito por carros. Logo, nem vai rolar aquela carona solidária 🙁 , pelo menos não até a porta do evento.

INTERDICOES VIAS RIR

Mas tenha calma! A prefeitura do Rio vai disponibilizar ônibus especiais com destino à Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. Inclusive, implementaram uma linha especial, com estação de embarque própria. É o BRT Alvorada x Rock in Rio, com ponto final em frente ao Autódromo. A Estação Alvorada fica na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, e vai ter um sistema especial de funcionamento. Você precisará comprar o cartão RioCard, vendido tanto na própria estação ( subsolo do terminal Alvorada) como pelas lojas RioCard na loja virtual. Ao comprar o cartão, você paga $7,80 pelo trajeto de ida e volta para a Cidade do Rock.

O esquema especial consiste em uma pulseirinha que vão te entregar em uma das catracas especiais para o festival, a que ficará perto do estacionamento do Cidades das Artes. Essa pulseira vai permitir o seu embarque automático na viagem de volta da cidade do rock. Assim, é muito importante que você não a perca ou estrague-a durante o festival. Caso isso aconteça, você terá que andar horrores até a Rio 2, estação de BRT mais próxima da cidade do rock, e comprar um novo cartão de embarque.

Os locais de embarque e pontos especiais estarão muito bem sinalizados, garantiu a Secretaria Municipal de Transportes do Rio. Portanto, a previsão é de que sua vida seja menos dramática!

Mas, é claro que a vida festivaleira ainda não é fácil. Por isso, sabemos que vão surgir outras perguntas com relação ao esquema do transporte público para o Rock in Rio:

Como faço para chegar à estação Alvorada?

30 linhas espalhadas pela cidade fazem conexão com o terminal Alvorada. Assim, não faltarão ônibus para você. No entanto, é preciso checar qual ônibus vai atender melhor a região da qual você vai partir, e inclusive se inteirar do quadro de horário dos mesmos. Você pode achar as linhas que melhor te atendem usando o aplicativo Moovit e também planejando a sua viagem pelo site vá de ônibus. As passagens dos ônibus regulares custam R$3,40.

linhas regulares rir

Quanto tempo vai durar a viagem do terminal Alvorada à Cidade do Rock?

As previsões é de que ela dure 20 minutos, como tem sido a média observada no uso dos corredores exclusivos do BRT na região.

Qual será o horário de funcionamento da linha do BRT Alvorada x Rock in Rio?

14h e 19h, horário considerado de pico, o intervalo entre os ônibus para o Rock in Rio será de 3 minutos, mesmo intervalo previsto para volta, entre 0h e 4h. Não se esqueça de olhar os horários dos ônibus regulares no quadro acima para não perder a viagem de volta para casa 😉

O BRT é seguro?

Pense que, como em qualquer grande cidade brasileira, estaremos sempre sujeitos aos problemas com a segurança pública. No entanto, em caso de eventos grandes como o Rock in Rio, a polícia costuma fazer esquemas especiais de monitoramento. Além disso, fique atento, tente andar com mais pessoas e não exponha ou evite levar objetos de valor para o fesitval. Lembre-se que a lista daquilo que você pode ou não levar também já contamos para você aqui.

Para quem ainda quiser voltar para casa de Táxi, haverá veículos licenciados apenas próximo ao Terminal Alvorada, num ponto especial com embarque no estacionamento do Cidade das Artes.

Bom Rock in Rio para todxs!!

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

36 comments

Add yours
  1. Vanessa 17 setembro, 2015 at 22:39 Responder

    Olá, no caso pra quem já possui cartão Rio card, não precisa compra um cartão especial sô pro rock inrio né? É só passar com o cartão normal e pegar a pulseira? Correto? 🙂

  2. Renata 18 setembro, 2015 at 08:41 Responder

    Oi Gracielle, sou de fora e não conheço absolutamente nada do Rio.. Como faço pra chegar a Cidade do Rock? Vou ficar num hostel na Rua Ribeiro Guimarães, pelo que já pesquisei eu pego uma linha no valor de 3,70 aproximadamente, e vou até o terminal Alvorada, lá eu pago 7,00 pela pulseira certo? ai que pegou outro Bus para a cidade do Rock? será que esses ônibus (em geral) não vão estar Superlotados?

    • Gracielle Fonseca 19 setembro, 2015 at 14:47 Responder

      Olá, Renata! É bem por aí. Você pega um ônibus regular (há vários deles que vc pode consultar no site vá de ônibus e também no aplicativo Moovit). Chegado ao terminal alvorada vc vai pegar o BRT especial para o Rock in rio, em na volta é praticamente a mesma coisa. Mas sobre a lotação dos brts, isso pode variar. mas, no geral, eles têm estado bem cheios. Beijos e ótimo festival!!

  3. Jefferson K 18 setembro, 2015 at 11:42 Responder

    E as demais linha de ônibus e metros, terão horários especiais para o termino do evento ??? ou terá que descer do terminal Alvorada e pegar um táxi ??

  4. Pau de Selfie Não Pode Entrar 18 setembro, 2015 at 11:56 Responder

    Cada passagem custa 3,40. Ida e volta sai por 6,80. Porém, só poderá ser comprado no terminal alvorada ida e volta.

  5. Karina 20 setembro, 2015 at 15:39 Responder

    Olá,
    Para chegar à Cidade do Rock, é melhor pegar um ônibus para o Rio Centro e seguir a pé ou pegar a linha especial do BRT?
    Obrigada.

  6. celso tamashiro 20 setembro, 2015 at 23:05 Responder

    tenho o riocard/2013 do 1°classe, serve para recarregar e utilizar no BRT? e como me desloco de transporte público do Galeão ao terminal Alvorada (quais linhas)? grato

    • Gracielle Fonseca 22 setembro, 2015 at 19:43 Responder

      Olá! Não, xu. Guarda esse RioCard 1 classe de 2013 só como lembrança. Ele não pode ser recarregado. Vc precisa comprar um novo, de 2015. Você pode comprar, inclusive, o que há sai do galeão, e te leva de volta para o aeroporto no final. Só preste atenção às filas para sair da cidade do rock de 1 classe … Vi gnt quase perdendo o vôo por conta da demora.Assim, planeje-se para sair mais cedo. Bj e boa sorte!

    • Gracielle Fonseca 22 setembro, 2015 at 19:38 Responder

      Oi, flor! Não. Esses horários eles operam com um intervalo menor. Vão passar mais ônibus. Mas vai ter ônibus rodando durante a madrugada também. O que varia é a frequência com q vão passar. 😉 no quadro do post explica direitinho. Qualquer dúvida tb use o Moovit 😉 ou o vá de ônibus

  7. Cam 21 setembro, 2015 at 14:20 Responder

    Boa tarde Gracielle, eu to procurando em todo lugar e não acho essa informação, esse cartão rio card seria o bilhete único que compramos normalmente nas estações de brt?

    • Gracielle Fonseca 22 setembro, 2015 at 19:36 Responder

      Ei, Jovi! Use o Moovit para te dar direções. Mas se está na Lapa, leia a relação dos ônibus regulares q levam à estação do BRT Alvorada. Se não houver opção direto da lapa, caminhe até o centro, cinelandia, pois lá passam muitos, certamente. Boa sorte 😘

  8. Nadja 23 setembro, 2015 at 13:09 Responder

    Gracielle,
    Boa tarde

    Chegarei pela rodoviária Novo Rio, qual melhor opção, Primeira classe ou BRT, se for BRT como chego até o pondo de embarque saindo da rodoviária?, conheço nada por ai.

    Obrigada.

    • Gracielle Fonseca 24 setembro, 2015 at 10:06 Responder

      Olá, Nadja!
      Flor, olha só: por mais que o 1 classe ainda tenha alguns probleminhas, principalmente na hora da volta, eu ainda preferiria ele ao transporte publico. Mas, tem um detalhe: vc precisa comprar o cartao do transporte de 1 classe com 1 dia de antecedencia… eles nao vendem na hora para vc embarcar na hora.

      Ja o transporte publico, apesar de ter oferta de transporte na novo rio, vc teria que fazer algumas baldeacoes, embarcar de novo em outra estacao para assim conseguir chegar ao terminal alvorada e pegar o brt especial para o festival.
      Assim, para o brt, caminhe até a área de desembarque da novo rio. Lá vc poderá pegar o onibus 957, saltar no ponto Vila do Joao. Na vila do joao vc pega o onibus 352, com destino ao Rio centro. Desce na passarela da garenia, pega o 863 rio das pedras, barra da tijuca. São 6 pontos ate chegar no terminal alvorada.

      é uma epopeia, infelizmente =/

      bjs e sorte, flor!

  9. Tânia 25 setembro, 2015 at 09:00 Responder

    Preciso escolher entre ir do Grajaú ( da subida da Grajaú-jacarepagua) para o terminal alvorada…ou ir de carro até o estacionamento da cidade das artes. O que me sugere? Eu vi aqui que pode estacionar na cidade das artes… Penso na volta. Como voltar para Grajaú de madrugada de ônibus. Será q táxi cobra qto. Estamos em cinco pessoas!!!!

    • Gracielle Fonseca 25 setembro, 2015 at 13:13 Responder

      Olá, Tânia!Desculpa a demora, flor. Olha só,se está com mais pessoas, venha de táxi. Vcs dividem os custos e fica melhor. Apesar de ter estacionamento, o mesmo pode estar completamente lotado. Então, talvez fique melhor se dividirem os custos. O transporte público está muito lento ( apenas o BRT tem sido mais ágil). Caso opte por vir com carro próprio até o terminal, ligue para a cidade das artes antes para esclarecer as questões do estacionamento. Sobre valores de táxi, seI q de Botafogo até imediações do terminal Alvorada dão por volta de 100 reais. Bjss

  10. Nadja 25 setembro, 2015 at 13:12 Responder

    Gracielle,
    Boa tarde

    Muito obrigada pela atenção, hoje consegui falar no sac, e me informaram que é bem possível ter no embarque da Rodoviária também, pois nem todos foram vendidos, não é garantido mas existe a possibilidade.

    Obrigada
    Bjos

    • Nadja 28 setembro, 2015 at 16:35 Responder

      Oi Gracielle,

      Apenas passando para dizer que foi tudo perfeito. E agradecer a ajuda.

      Cheguei na rodoviária, e este foi o único ponto “negativo”, não havia ninguém com identificação do RIR para informar sobre o 1º classe, achei essa parte meio desorganizada, mas enfim, foi até bom, pq ai acabei descobrindo que tinha um ônibus (estilo viagem), que ia direto pro T. Alvorada, peguei este paguei R$15,00, desci no Alvorada e peguei o BRT, ( não demorei nem 20 minutos para comprar o cartão e entrar no ônibus, mto rápido e fomos sentadas). A volta tbm tivemos mto sorte, cheguei na plataforma e chegou um ônibus (voltamos sentadas), no Alvorada, pegamos um ônibus local que passava na rodoviária. No fim gastamos R$ 26,20 cada, melhor que o eu imaginava e como ganhei os ingressos e nunca havia ido no Festival, achei tudo perfeito.
      Que venha 2017.
      Bjos

  11. Estefania guzman 26 setembro, 2015 at 13:11 Responder

    Oi flor boa tarde, voce sabe si pode comprar o Rio card na hora q chegar a terminal alvorada?
    Eu tenho bilhete unico do RJ comprado o ano 2014 mas nao tenho credito e nao uso ha mais de 6 meses o cartao, sera que posso recarregar credito no mesmo cartão, ou é melhor comprar um novo na hora?
    obrigado!

    • Gracielle Fonseca 27 setembro, 2015 at 22:43 Responder

      Estefania, florzinha, mil perdöes! Na viagem de volta do Rio para BH acabei ficando longe daqui do site um tempinho, acho que agora é tarde para responder, =( mas dava para comprar sim. Espero que vc tenha conseguido e tenha tido um show inesquecível! Beijão!!

Deixe uma resposta