A grama do vizinho é sempre mais verde e lá no Chile vi muitos tons de verde que não enxergo aqui. Um desses tons mais vibrantes está nas lojas de departamento. Além de já ter uma H&M pra chamar de sua, o que por si só já é suficiente para embelezar um gramado inteiro, as lojas de departamento do Chile me pareceram muito mais atraentes. Não são barateiras, é fato; mas aos meus olhos têm uma oferta muito mais diversa e mais interessante de produtos.

Falabella, Ripley e Paris são os grandes nomes do segmento. A Falabella eu já havia dito que não é muito do meu agrado, mas a Ripley e a Paris seriam lojas onde eu certamente compraria grande parte das minhas roupas se morasse em Santiago. São todas muito populares por lá e você vai se esbarrar com elas em vários pontos da capital chilena, mesmo quando não estiver procurando por lojas.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

O endereço das principais lojas de departamento do Chile

O paseo Ahumada é o endereço mais certeiro nesse sentido, mas em se tratando especificamente da Ripley e da Paris, as unidades do shopping Costanera Center (a poucos metros da estação Tobalaba/Linha 1) são mais requintadas e fazem as vezes de um hub de marcas famosas tanto chilenas quanto mundiais (em proporções menores), assim como a gente costuma ver nas lojas de departamento enlouquecedoras da Europa.

No comparativo (e de acordo com os meus parâmetros), as duas se equiparam em muitos aspectos, mas há pontos mais vantajosos que são exclusivos de uma ou outra.

Tendo como referências as lojas do Costanera Center, a briga Ripley x Paris ficou assim:

Paris x Ripley: empate

  • As duas têm sessões generosas de maquiagem, cosméticos e perfumes importados. Em termos de variedade de marcas e quantidade de produtos, é praticamente o mesmo que se encontra em um free shop, mas sem as isenções de taxas, obviamente
  • Peças femininas ficam bem na média dos R$ 100 ou R$ 150
  • Detalhe menos decisivo na decisão de compra, mas que faz bem ao cliente é a decoração. Ambas capricham bastante

lojas de departamento do chile

Gol da Ripley

  • Fãs de moda fitness/esportiva e surfwear são presenteados com espaços exclusivos da Billabong, Rip Curl e Everlast

lojas de departamento do chile

lojas de departamento do chile

Gol da Paris

  • Topshop e Accessorize são as cartas na manga do lado de cá
  • Além das marcas fancy francesas, italianas, americanas etc na sessão de cosméticos, há também espaço para a Body Shop e para a Lush
  • Destaque para o espaço da marca chilena De La Savia, descolada e super simpática, focada em produtos de beleza naturais
  • Cantinho exclusivo para novos estilistas chilenos

lojas de departamento do chile

lojas de departamento do chile

lojas de departamento do chile

Não chegou a ser um 7 x 1, mas a Paris ganhou na minha preferência (apesar de eu até hoje sonhar com o macaquinho de manga longa e a saia midi estampada que eu vi na Ripley e NÃO pude comprar). Conheça melhor as lojas e consulte os muitos endereços que elas têm. Ah, ambas vendem muito mais que roupas, sapatos e acessórios, e estão presentes em outras capitais sul-americanas também.

PS: Quem é fã das lojas de departamento gringas vai gostar de saber que H&M e Forever 21 têm lojas em Santiago no mesmo Costanera Center onde você também encontra a Paris e a Ripley 😉

Aproveite e prepare o seu roteiro para Santiago

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

2 Comments

  • leandro
    Posted 14 de outubro de 2018

    da para comprar na ripley ou pna paris pela internet?
    Sera que terei q pagar impostos?

    • Priscila Brito
      Posted 15 de outubro de 2018

      Oi, Leandro. Eu sei que a Ripley tem e-commerce, mas não sei se eles entregam pro Brasil. Mas é bem provável que incidiriam alguns impostos caso eles entregassem aqui. A Paris eu já não sei se tem vendas online. Mas, em ambos os casos, é só você checar no site.

Leave a comment