Próxima parada do Festivalando, a cidade de Montreux, na Suíça, não só abriga um dos principais e mais antigos festivais de música do mundo, o Montreux Jazz Festival, como também já foi sede de um lendário estúdio que abrigou sessões de gravação e de pós-produção de parte importante da história do rock.

Trata-se do Mountain Studios. De 1978 a 1995, ele pertenceu ao Queen, banda que reinou absoluta nas gravações de clássicos no local. Foi lá que ganharam vida em forma de ondas sonoras “Don’t Stop Me Now”, “Under Pressure”, “Kind of Magic” e “Show Must Go On”, presentes em seis dos discos que a banda gravou por lá. A relação da banda com o Mountain Studios e com Montreux, por sinal, é mais estreita que isso: Freddie Mercury viveu seus últimos anos por lá e o estúdio pertenceu ao super parceiro do Queen, o produtor David Richards, de 1995 até o ano passado, quando de sua morte. Atualmente, a sede do Mountain Studios é em Attalens, também na Suíça.

David Bowie*, Iggy Pop, Rolling Stones e Yes também trabalharam por lá e você descobre quais músicas nasceram em Montreux na nossa playlist. Dá o play!

*”DJ” está em “Lodger”, que encerra a emblemática trilogia de Berlim, de Bowie, mas a produção e pós-produção da faixa foram feitas em Montreux.

 

Leave a comment