free image from Wallpho.com

Limonada de morango, delícia do verão de Budapeste!

Não, eu não errei a fruta. Limonada, só que de morango. Na verdade, tem as duas frutas e a mistura delas é tipo uma explosão de sabores! Essa bebida foi decretada a bebida oficial do meu verão na Hungria. Budapeste foi a nossa última parada festivaleira e, morta e cansada, queria recuperar minhas energias e deixar um pouco de lado do álcool ( o que pode ter sido um erro, pois com mais álcool talvez eu pudesse ter passado por dias mais felizes nos Sziget – o festival erro, escória). Pois bem, no meu ensejo por algo saudável, nosso primeiro almoço em Budapeste seria definitivamente acompanhado de um suco. Ao pegarmos o cardápio a Paula logo falou: Gra, experimente as limonadas! São diferentes, fantásticas e vêm com pedacinhos de outras frutas!

Não tive dúvidas e pedi minha limonada de morango. Naquele calorão de quase 30 graus ( ui, sei q tá fichinha para a situação do Brasil neste momento…), aquela cor, textura e sabor me deixaram enfeitiçados. Tomei um copão e já fui pedindo outra! A partir daí, todos os dias que saíamos para comer alguma coisa, todo mundo já sabia: uma limada de morango para a Gra. O bom também é que era muito mais barato do que ficar bebendo cerveja. Quando muito cara, equivalia a uns 4 reais o preço da minha nova bebida favorita.

Virou vício tamanho que até aonde a danada não estava no cardápio eu dava um jeito de pedir. Foi no Szimpla, aquele pub de ruínas de buda que quase tive um treco quando vi que não serviam a limonada de morango! Tava tudo muito bom, muito lindo, barato e gostoso mas num tinha minha limonada! Rapidamente desci até o bar e fiz cara de ” gato do shrek” para o barman. Ele educadamente me respondeu . “Não temos, mas eu vou providenciar especialmente para você”. Foi ali que comecei a cultivar meu apreço ao povo húngaro!!

Até então, durante a nossa visita achávamos que era coisa húngara mesmo essas limonadas sensacionais. Quando em casa pesquisei e vi que na verdade a limonada de morango é coisa antiga. Data de 1857, coisa de americano também. Ela também ficou conhecida como pink lemonade, ou limonada rosa. Era uma bebida muito popular em festas, festivais de verão e cricos!! Aiiii, delícia até na origem essa limonada.

Quando cheguei aqui na Dinamarca de volta de viagem, todo encontro com amigos eu faço essa limonada, que tá virando sensação também no inverno. Logo providenciei uma receita e, aqui compartilho com vocês. Pois se ainda não tomaram, acho que só poderão ter a dimensão dessa maravilha se beberem:

ingredientes limonada

Ingredientes para a limonada de morango:

1 litro de água mineral com gás
3 a 4 limões grandes e suculentos
6 ou mais morangos
Açúcar ou adoçante
gelo

Preparo:

Corte 1 limão em cruz e amasse-o com ajuda de um socador de drinks, eu não sei bem o nome disso. Ah, um pau para apertar o limão no fundo do copo, vai… em seguida, amasse 2 ou 3 morangos ao fundo do copo também. Jogue o açúcar ou adoçante a gosto ( geralmente, uma colher de sopa dá). Coloque a água com gás por cima, gelo e desfrute dessa maravilha!
Ficando em dúvida de qual bebida sem álcool pedir em Budapeste, vá de limonada de morango! Também tem a versão dela com framboesa. Aqui já imaginei outras coisas que podem ficar boas também, tipo abacaxi, ou às vezes lichia, vodkaaaaa… hummm, inventem aí também 😉

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close