“O que você vai ficar fazendo aqui na Europa quando o verão e, consequentemente, os festivais acabarem”? Perguntou-me um amigo sueco, que conheci lá no Popegoja, com relação às atividades do Festivalando aqui nessas terras. Guardei o “I don’t know” (eu não sei!) por uns 2 meses talvez, até ver o anúncio de um tal de Aalborg Metal Festival, um festival de metal, como o nome já diz, que está marcado para começar no próximo dia 06 de Novembro. Ou seja, em pleno outono, quase inverno aqui na escandinávia! O fato de não ser um festival de verão já nos dá a entender que muita coisa vai ser diferente. E, talvez seja essa a razão que nos fez querer viajar 5 horas dentro de um trem, para atingir o norte da Dinamarca, onde a cidade sede do festival está.

rota

Pois bem, Aalborg é a nossa próxima parada e a terceira maior cidade da Dinamarca ( a quarta mais populosa, com mais de 130 mil habitantes) . Localizada no norte da Jutilândia, uma das principais ilhas da Dinamarca, Aalborg é conhecida por ser uma cidade industrial e universitária. Por algum motivo o qual vou ter que descobrir, a apelidam como “Paris” do norte. Eu que estou mais perto de Copenhague, terei que atravessar o país inteiro para chegar lá – o que não é tanta coisa assim para quem já atravessou Minas Gerais inteira e sabe que cabem 14 dinamarquinhas bonitinhas dentro do meu estado brasileiro. Outro fato curioso é que, Aalborg é tipo o Rio de Janeiro da Dinamarca. Sabe por quê? Porque ela é famosa por ser a cidade do Carnaval aqui! Todo final de maio a cidade recebe mais de 100 mil visitantes para essa festa carnavalesca, que na verdade é um dos maiores festivais que ocorrem no norte do país.

Mas o que nos interessa mesmo não é nada disso, e sim esse festival de metal que acontece desde 2002 e no outono – segundo o Lars, responsável pela imprensa e divulgação, isso se deve ao fato de no verão o país ser invadido por festivais maiores, o que tornaria difícil atrair audiência para o Aalborg Metal Festival na mesma época do ano. Quando Mikkel Larsen, Tania Kvist, Trine Kristiansen, Brain “Brylle” Rasmussen (ex-Mnemic) and Kasper Molin decidiram realizar essa festa metaleira na cidade natal, não imaginavam que esse evento pequeno, que começou com apenas 1 dia nos primeiros dois anos, mais tarde ganharia corpo e mais cara de festival. Desde então, o Aalborg Metal Festival traz grandes nomes desse estilo musical para a cidade. Já passaram por ele Kreator, Destruction, Satyricon, Belphegor, Dark Funeral, Gorgoroth, Arch Enemy, Artillery, Katatonia, Soilwork, Fear Factory e muitos outros. Mas, o festival se destaca bastante por valorizar as pratas da casa. E aí está outro grande trunfo de estar nesse evento. Poderei ter uma amostra um pouco mais fiel do público metalhead dinamarquês, bem como conhecerei boa parte da produção metálica da Dinamarca.

Organizado pela Nordic Rock Booking, o primeiro dia de festival é puramente nacional. Nesse dia toca uma conhecida de outrora, a Huldre, vencedora da Wacken Metal Battle 2014 aqui esse ano, e as até então desconhecidas por mim Blood Label, Monkey Okay e Illdisposed.

Os headliners do festival são indubitavelmente os ingleses do Cannibal Corpse, os americanos do The Black Dahlia Murder , e os vizinhos suecos Entombed, Aeon e Marduk. Apesar de algumas bandas que não se encaixam tanto em algumas rubricas mais radicais da metaleiragem, pode-se dizer que esse festival tem uma quedinha pelo metal extremo.

AMF14 é um festival de médio porte que acontece durante três dias, mas que promete bastante, com vários nomes e sonoridades interessantes. Como vários festivais aqui na escandinávia, ele também tem o esquema do voluntariado, em que você trabalha e ganha ingressos em troca. Por falar em ingresso, o precinho é aquele escandinavo, com o qual você vem se familiarizando a partir dos nossos posts. O primeiro dia custa 600 dkk ( + ou – 300 reais), e os demais dias 400dkk (+ou – 200 reais).

Caso vocês esteja passando um tempo aqui na escandinávia e goste de música pesada, talvez seja um bom programa conferir o que esse festival tem a oferecer. Por isso, algumas dicas abaixo:

Aalborg Metal Fest – Aalborg, Dinamarca.
Onde? Studenterhuset – Gammel Torv n10 – 9000
Quanto? 1400 dkk (+ ou- 700 reais) para os três dias de festival. Venda de ingressos aqui.
Como chegar?De trem fica fácil, pois a Studenterhuset fica pertinho da estação central de Aalborg. Você também pode ir de avião, que vai ser mais rápido ( mas tem que achar promocao para ficar em conta), mas vai te dar um pouco mais de mão de obra para chegar ao centro da cidade.
Onde ficar? Tem alguns hostels e hotéis no centro da cidade. Consegui um bem pertinho do festival, tipo 7 minutos andando. Porém, os preços nunca são bons… a noite custa em média 600dkk (+ou- 300 reais) e isso sem o café da manhã.

Mais informações sobre o AMF14 no site oficial.

Vi ses!  ou “a gente se vê”, em dinamarquês!

6 Comments

  • denis
    Posted 5 de novembro de 2014

    da hora o post

  • leandroblima
    Posted 5 de novembro de 2014

    Vei, a dinamarca n tem noção de preço n haha. 1400dkk é dinheiro demais haha.
    Tudo bem que tem muita banda foda, mas fico pensando se não sairia mais barato ir atras de shows individuais das principais. Se bobear, sim!

    • Gracielle Fonseca
      Posted 10 de novembro de 2014

      É, escandinávia das coroas da depressão, rsrsrs

    • Gracielle Fonseca
      Posted 29 de novembro de 2014

      Depende, Leandro. No Beta e Vega estão rolando shows de bandas menores com preços entre 100 e 250 dkk. Assim, às vezes acho que seria melhor ir a festivais, pois de brinde você ainda pode conhecer bandas novas 😉

Leave a comment