O Lollapalooza 2025 acabou neste fim de semana e já permite encaminhar duas reflexões. A primeira delas diz respeito ao título deste texto. Em certa medida, o Lolla diminuiu nos últimos anos.

Não em área ocupada — as distâncias seguem grandes lá dentro. Muito menos em presença de marcas — os lounges estão cada vez maiores e mais reluzentes. Menos ainda em repercussão, porque o festival continua dando o que falar.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

Trata-se do tamanho do Lolla

O Lolla está diminuindo em tamanho de público. O festival este ano foi realizado para uma lotação máxima de 80 mil pessoas por dia, segundo o alvará do evento. São 10 mil a menos que em 2024 e 20 mil a menos que em 2023.

A explicação pra essa redução pode estar em uma história que vem sendo contada várias vezes no Festivalando em anos recentes.

O line up não foi exatamente uma unanimidade, o preço há tempos que não é o mais econômico, os cancelamentos de última hora deixam muita gente com o pé atrás e, para completar, há shows e festivais demais, caros demais, pra um poder de compra limitado. O público faz suas escolhas nesse contexto, e em muitos casos o Lolla fica de fora das prioridades.

Novos e velhos problemas

A segunda reflexão é que alguns problemas crônicos seguem crônicos, como a falta de preparo para a lama que toma conta de Interlagos quando chove.

Um problema novo neste ano foi o vazamento do áudio do palco Perry no palco Bud. Quem está mais no fundo do palco principal ouve a interferência com mais intensidade do que o desejado.

Mas mesmo com problemas próprios e outros que não estão sob seu controle, o Lolla continua grande em importância e provavelmente vai continuar assim, graças ao poder da Live Nation, maior promotora de shows do mundo, com resultados financeiros na casa dos bilhões de dólares.

Só não tem mais moleza, e um sinal disso está na diminuição do público por dois anos seguidos.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação/Lollapalooza

Assine a newsletter do Festivalando

Este texto foi originalmente publicado na newsletter Nome da Lista, enviada no dia 30 de março de 2025. Deixe o seu nome na lista e receba o email enviado sempre nas manhãs de domingo com análises e informações sobre festivais no Brasil e no mundo.

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment