Quando você for pensar sobre o que levar para um festival de música, pense simples e atenha-se ao básico. Considere seu conforto e sua proteção, tendo em vista que, por trás da expectativa maravilhosa de ver shows incríveis, longas horas sob o tempo te esperam.
Preparei uma seleção de itens tendo isso em mente, com destaque para alguns dos meus favoritos.
O que levar para um festival
A lista básica do que levar para um festival é essa abaixo. Na sequência, detalho mais algumas das minhas escolhas, com direito a um mimo para dar mais charme a essa seleção tão simples.
✔ Um calçado confortável
✔ Protetor solar
✔ Capa de chuva
✔ Óculos de sol
✔ Álcool gel ou lenços antissépticos
✔ Powerbank
✔ Shoulder bag, pochete ou mochila saco
Sobrevivência básica
Eu já falei algumas vezes que você deve começar a pensar sobre o que levar para um festival pelos pés. Eles vão ser altamente requisitados por horas seguidas, e deles vai depender o seu bom proveito do festival em grande parte.
Escolha calçados que você já usa frequentemente e sabe que ficam confortáveis em seus pés. Pense também nas condições climáticas (sol, chuva, frio, calor) e como o calçado escolhido funciona (ou não) nesses cenários.
O clássico modelo Chuck Taylor já é a essa altura o meu tênis da vida e, portanto, vai comigo para os festivais também. Uso ele principalmente quando há mais probabilidade de tempo estável durante o festival, pois se molhar fica muito incômodo.
Quando há risco de chuva, mesmo com tempo aparentemente bom, ou frio, a bota é minha escolha. Às vezes, é minha opção até com previsão de calor. É que ela funciona com tudo. Se for antiderrapante e impermeável, melhor.
Proteção
Você já entendeu aí em cima: sol, frio, chuva, calor. Isso tudo pode vir no pacote de um festival. Para se proteger, filtro solar, óculos de sol e capa de chuva — invista em uma boa e você a terá por anos.
Sou a louca do filtro solar, e uso um específico para o rosto, para os lábios e outro para o corpo. O fluid da Adcos é, inclusive, mais um produto da vida pra mim. Há mais de uma década que não troco por nenhum outro protetor solar para o rosto.
Dadas as condições às vezes não ideais de banheiros em festivais, e com o peso de uma pandemia nas costas, proteção aqui também significa manter a higiene. Nosso amigo álcool gel vem prestar socorro nessas horas. Tenho gostado muito também dos lenços antissépticos.
Tecnologia
O smartphone é uma extensão de nós mesmos, por isso mantê-lo vivo o tempo todo é fundamental. Um powerbank é a solução nesse caso.
O mimo
E a gente merece um mimo por enfrentar sol, chuva e andar quilômetros em um único dia, né? Uma câmera instantânea, só para fazer graça, pode ser o charme desse starter kit tão básico.
Onde guardar tudo?
Depende do que você vai levar para um festival efetivamente. Se for levar o essencial do essencial, uma shoulder bag ou pochete vão dar conta do recado.
Se precisar de mais espaço, sou fã das mochilas estilo saco — não são exatamente as mais estilosas, mas são compactas quando você precisa carregar pouca coisa e têm espaço o bastante para encher se você precisar levar sua casa dentro dela. Ou seja, vencem pela versatilidade e praticidade.
Mais aqui sobre a melhor bolsa de festival
Imagem principal: Aranxa Esteve/Unsplash