Museus fazem parte de qualquer roteiro turístico, mas os museus em Paris fazem mais. Nunca fui a tantos museus em uma mesma viagem quanto na minha primeira vez na cidade. A ponto de eu pensar ‘ok, acho que exagerei’. Mas foi daqueles exageros que valem a pena, porque envolveu meu sonho de conhecer o Quai Branly e a oportunidade de ver uma retrospectiva do Keith Haring, além de visitar aqueles famosões lá que você sabe quais são.

O fato, porém, é que, se você se empolgar e não pensar antes, essa brincadeira pode sair cara sem necessidade. Por isso, definir antecipadamente quais você quer conhecer, checar os preços dos museus em Paris e considerar a possibilidade de usar o Paris Museum Pass são passos importantes no seu planejamento, exatamente nessa ordem. Vamos, a seguir, considerar ponto a ponto.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

Quais museus em Paris você quer conhecer?

Antes de tudo, tente responder a pergunta acima. Você pode se ater ao roteiro básico e clássico, e visitar os museus em Paris mais famosos: o Louvre, o Musée d’Orsay, o Musée de l’Orangerie, o Pompidou e o Palácio de Versailles, que na prática é um grande museu.

Se você tiver interesses específicos por arte e cultura, pode incluir no seu roteiro os inúmeros museus que atendem esse requisito. Por exemplo, o Quai Branly, o museu com obras de arte de civilizações da África, Ásia, Oceania e América que eu citei acima, e o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, onde eu vi a retrospectiva do Keith Haring.

Você também pode optar por museus dedicados a artistas específicos, como Rodin (outro dentre os mais famosos), Picasso ou Delacroix. Enfim, como sugere a introdução deste texto, há muitos museus em Paris para ocupar um espaço no seu roteiro (veja uma lista extensa no fim do texto).

Quais os preços dos museus em Paris?

Não é tão simples dar uma média dos preços dos museus em Paris, pois o valor da entrada pode variar bastante conforme o porte do museu ou o período do ano (alguns cobram mais caro nos meses de primavera e verão, por exemplo). Mas para se ter uma referência, atualmente (março de 2024), o ingresso do Louvre, o mais famoso de todos, custa 22 euros.

A entrada de Versailles pode variar de 24 euros na baixa temporada (novembro a março) a 32 euros na alta temporada (abril a outubro) se você optar pelo ingresso completo, que dá acesso ao palácio, Trianon e jardins (pra mim, pessoalmente, a parte da visita que mais enche os olhos). Já a entrada do Pompidou está custando 15 euros, enquanto o ingresso do Musée de l’Orangerie custa no momento 12,50.

Uma vez que você definir quais museus quer realmente visitar, verifique os valores e faça as contas. Então, siga para o passo seguinte.

Vale a pena comprar o Paris Museum Pass?

O Paris Museum Pass é um passe que te permite visitar mais de 50 museus e monumentos em Paris e arredores a um preço teoricamente reduzido se comparado aos ingressos comprados separadamente.

Você pode escolher entre três opções de passe: 2, 4 ou 6 dias. Isso quer dizer que você poderá visitar quaisquer das mais de 50 atrações inclusas no passe dentro do período escolhido. Atualmente (março de 2024), o Paris Museum Pass custa:

  • 62 euros (2 dias)
  • 77 euros (4 dias)
  • 92 euros (6 dias)

Verifique aqui o preço atualizado do Paris Museum Pass

Para saber se o Paris Museum Pass vale ou não a pena pra você, faça o seguinte:

1. Defina quais museus você quer visitar
2. Verifique o preço pago individualmente por cada um
3. Verifique se você consegue visitar todos usando o Paris Museum Pass (veja a lista completa no fim do texto)
4. Em caso positivo, compare o preço total dos ingressos pagos individualmente com o valor do passe que for mais adequado para você conseguir visitar tudo que quer (2, 4 ou 6 dias)
5. Avalie a economia gerada pelo passe de museus em Paris conforme as considerações abaixo:

De modo geral, o Paris Museum Pass começa a valer a pena e gerar economia a partir do momento que você visita um determinado número de atrações. Basicamente, é isso:

  • Paris Museum Pass de 2 dias: economia a partir de quatro museus visitados (cada ingresso sai em média a 15,50 euros considerando o preço de 62 euros do passe de 2 dias em março/2024). Compre aqui
  • Paris Museum Pass de 4 dias: economia a partir de cinco museus visitados (cada ingresso sai em média a 15,40 euros considerando o preço de 77 euros do passe de 4 dias em março/2024). Compre aqui
  • Paris Museum Pass de 6 dias: economia a partir de seis museus visitados (cada ingresso sai em média a 15,50 euros considerando o preço de 92 euros do passe em março/2024). Compre aqui

Museus em Paris: uma lista para você explorar e se decidir

Resumindo tudo até aqui, quando o assunto são os museus em Paris, defina primeiro quais você quer conhecer, verifique o preço e confira se dá ou não para usar o Paris Museum Pass para de fato economizar.

Conforme prometido ao longo do texto, abaixo está uma lista extensa de museus em Paris e nos arredores da cidade se você ainda estiver decidindo quais vai visitar.

Os locais estão em ordem alfabética. Os museus e monumentos inclusos no Paris Museum Pass estão sublinhados. Os museus e monumentos marcados com um asterisco (*) ficam fora de Paris.

Crédito da imagem em destaque: DAT VO via Unsplash

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment