Com um calendário de grandes festivais que se prolonga mais — até setembro e outubro, graças às temperaturas menos rígidas de algumas partes do Oeste e Sul do país, a temporada de divulgação de line ups de festivais nos EUA ainda tem muito a entregar.
Por aqui, a série que seleciona alguns desses cartazes engata a sua segunda parte, aproveitando o caminho aberto pelo encerramento da série de line ups da Europa — foram cinco partes (um, dois, três, quatro e cinco) em uma viagem iniciada em novembro do ano passado. Veja a primeira parte dos cartazes dos EUA e acompanhe a sequência abaixo.
Ganhe insights
Austin City Limits, direto da TV
O Austin City Limits deriva do programa de TV homônimo, um clássico da PBS que é a mais antiga atração dedicada à música na televisão dos Estados Unidos, no ar desde 1976.
Qualquer semelhança com o Lollapalooza não é mera coincidência. Além de dar espaço para o mesmo tipo de atração e adotar o mesmo layout do cartaz (o ACL estreou este estilo em 2018 e o Lolla passou a replicá-lo em 2023), ACL e Lollapalooza são produzidos pela mesma empresa, a C3 Presents, atualmente de propriedade da Live Nation.
O festival acontece desde 2002, e em 2012 adotou o formato atual de dois fins de semana.
Outside Lands, o gigante independente
O layout do line up e os nomes de peso dos headliners podem levar a crer que este é mais um festival das grandes produtoras, mas o Outside Lands é, na verdade, o maior festival independente dos EUA.
Ohana, o festival do Eddie Vedder
Criado em 2016 por Eddie Vedder, o Ohana Festival sempre traz ou um show solo do fundador ou sua banda no line up. Neste ano, quem assume a tarefa é o Pearl Jam, que vai se apresentar em dois dos três dias do festival.
Sudden Little Thrills, o novato
Entre festivais com no mínimo meia década de existência e outros com mais de 20 anos, o Sudden Little Thrills é o recém-nascido dessa lista de line ups de festivais nos EUA. É a nova empreitada da C3, nome por trás do Austin City Limits e Lollapalooza, conforme mencionado acima.
Just Like Heaven, o festival indie sleaze
Quem leu o texto sobre a onda de festivais retrô nos Estados Unidos já conhece este querido. O Just Like Heaven dedica-se inteiramente à cena indie da primeira década dos anos 2000 desde 2019, sendo, digamos assim, um precursor do revival do indie sleaze que virou tendência no TikTok mais recentemente.
Electric Forest, um fiel da música eletrônica
O Electric Daisy Carnival e o Ultra podem ter feito fama internacional como grandes festivais de música eletrônica originados nos Estados Unidos, mas o Electric Forest tem internamente uma trajetória igualmente sólida para o público local.
III Points, festival de eletrônica e arte
Outro festival de música eletrônica é o III Points (são três “i” maiúsculos). Com sede em Miami, no bairro Wynwood, famoso pelos seus murais de arte, o festival faz dessa localização parte de sua identidade: além do line up musical, o III Points também tem um line up de artes visuais, que é divulgado quando se aproxima a sua realização.
Leia também: shows na Europa em 2024
Crédito da imagem em destaque: Alex Bracken via Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo