Você já ficou sabendo por aqui que o Glastonbury é uma grande toca de coelho. Uma variedade de áreas temáticas se bifurcam em palcos, atrações e espaços com atividades diversas que não se limitam aos shows. É complexo de entender, principalmente estando à distância. Mas a gente tenta.
Assim como no ano passado, o Festivalando volta a fazer um passeio pelo festival, desta vez com foco no line up do Glastonbury 2024, que acontece de 26 a 30 de junho, para te mostrar que o gigante inglês, como já foi repetido inúmeras vezes aqui, é no fim das contas um festival de festivais.
Ganhe insights
Os palcos principais do Glastonbury 2024
As principais atrações musicais do Glastonbury 2024 se dividem entre nada menos que dez palcos. Pyramid Stage, Other Stage, West Holts, Woodsies e The Park são os carros-chefe. Todos estão detalhados no cartaz principal do festival, mas os últimos três ganham seus próprios cartazes porque oferecem mais que os nomes estampados no line up padrão
Vale dar um destaque especial para o The Park, porque mais que um palco, esta é uma área com vida própria. Além de algumas das principais atrações musicais, tem um clube noturno queer comandado exclusivamente por mulheres, uma “universidade” que oferece palestras e muitas outras atividades.
Completam a lista o Acoustic Stage, Avalon, Left Field, Arcadia e Levels. Cada um com direito ao seu próprio cartaz.
Silver Hayes: música, arte e bem-estar
Aqui temos um espaço que é um festival em si mesmo. O Silver Hayes oferece quatro palcos e uma programação paralela com debates, exposição de artes visuais e atividades de relaxamento.
Glade: eletrônica e ponto
Este é o espaço para o dub, disco e quaisquer outros gêneros eletrônicos dentro do festival.

Block9: ode à cultura queer
Um espaço dedicado à celebração da cultura queer, Block9 traz arenas, festas e clubes temporários com programação assinada por instituições importantes da cena. Em 2024, os representantes são The NYC Downlow, The Meat Rack e IICON.
The Common: para os místicos
A música é a atração principal aqui, mas o que atravessa a seleção artística desse espaço é a celebração de uma visão mística do mundo.
Shangri-la: arte e ativismo
Uma das áreas mais tradicionais do festival, Shangri-la lança luz sobre a arte e cultura que não têm a atenção do mainstream. No Glastonbury 2024, vai estrear um espaço dedicado ao Sul da Ásia. No total, são seis subáreas, cada uma com seu próprio line up. O vídeo na sequência dos cartazes ajuda a entender o clima desse festival à parte dentro do Glasto.
Unfairground: mais arte e mais música
Este espaço é dedicado à arte e à música subversiva. A programação inclui shows e exposições de arte urbana e esculturas.
The Green Fields: conexão com a natureza
O nome já entrega o propósito desta área que integra o Glastonbury há 40 anos. Pausas para ver o nascer e o pôr do sol, jardins e áreas arborizadas recebem uma programação com meditação em massa e rituais simbólicos, dentre outras atividades.
Theatre & Circus: artes cênicas
Mais outra área que entrega tudo no nome: atrações de teatro e circo são o foco desta área do Glastonbury.
Kidz Field: para os pequenos
Outro espaço com nome autoexplicativo, Kidz Field traz programação para o público infantil do festival.
Quer mais?
Então toma mais. Música latina no Glasto Latino, filmes no Pilton Palais, DJ sets a madrugada inteira no San Remo, ações beneficentes e a icônica fogueira do festival no Strummerville e um restaurante com trilha sonora no Deluxe Dinner.
Achou demais?
Pois saiba que este texto não passou por todas as áreas do festival. O Glastonbury é um infinito.
Leia também: as estratégias de quem já conseguiu ingresso do Glastonbury
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo