turismo musical em pragaPrague. Ph: Norb_KM via Shutterstock

Guia de turismo musical em Praga: do clássico ao rock

A República Tcheca é um país cheio de coisas lindas e muitos legais para serem conhecidas. Praga é um dos destinos turísticos mais populares e, por isso,  aquele roteiro “turistão” que todo mundo quer fazer acaba ofuscando um pouco outras atrações. Por isso, pensamos em fazer um guia bem completinho do turismo musical em Praga.

Vários motivos nos levam a explorar mais o potencial de turismo musical em Praga. Eles incluem os passeios na Charles Bridge, onde sempre há algum artista se apresentando, também os concertos de música clássica nas basílicas da cidade, mas vão bem além disso. Seja você alguém que curte rock ou música clássica, saiba que a história de Praga e a Música reservam ótimas surpresas. E com elas, pontos turísticos que passam a ser peregrinação certa para os amantes de música, como nós.

Turismo musical em Praga na trilha de Mozart

turismo musical em Praga

Teatro Stavovské Ph: Tabantos via Shutterstock

Que Praga seja uma cidade apaixonante, não temos dúvidas. Até Mozart se encantou com a beleza e boemia do lugar. Há muito tempo atrás, ele decidiu estender sua visitinha com a desculpa de ficar lá de boas para compor nada mais nada menos do que Don Giovanni, sua tão aclamada ópera. Além de compora famosa ópera na cidade, Mozart decidiu que faria a estreia da mesma em Praga, no Teatro Stavovské divadlo, em 1787.

Até hoje você pode ir a este prédio histórico, que fica bem no centro da cidade e comprar ingressos para assistir a Don Giovanni. Ela nunca sai de cartaz e você vai ter a oportunidade de assistir à opera do mesmo jeitinho que Mozart compôs, com uma grande orquestra e coral, no ambiente original de estreia. Bonito, não é?

Clique aqui para saber mais do funcionamento do Stavovské Divadlo. 

Mais música clássica

O legado da música clássica é bem expressivo na cidade. Portanto, outros belíssimos pontos de turismo musical onde você vai poder ver concertos de gêneros variados, mas principalmente clássicos, são o Rudolfinum – Dvorak Hall e também a Municipal House Sladkovsky Hall e a Municipal House Gregr Hallin. Não poderia faltar, igualmente, uma visita à mais central e importante casa de concertos de Praga, a Smetana Hall.

Música nas igrejas ( e não é gospel!)

turismo musical em praga

Órgão. Ph: Nagel Photography via Shutterstock

Praticamente todas as igrejas de Praga oferecem concertos de algum gênero musical. Quando você dá aquela voltinha básica na cidade velha, sempre vai ter alguém te oferecendo um panfleto de alguma apresentação.

Mas uma delas eu recomendo extremamente. Eu piro no som daqueles órgãos antigos, gigantes e imponentes, que enchem todo o ambiente com suas notas. Aquilo é fantástico. E há uma igreja em Praga cujos belíssimos concertos de órgão estão sempre em cartaz. Caso seja como eu ( até arrepio só de lembrar o som!), você precisa ir à Basílica de Saint James.  Eles têm o maior órgão de Praga! É a coisa mais linda. Vá!

Outras igrejas onde sempre rola música são a Saint Martin in The Wall Church, uma capela gótica super charmosa e a Saint Nicholas Church, aquela famosona que fica bem ali na Old Town Square, pertinho do Orloj.

O “conto de fadas” dos Rolling Stones no Castelo de Praga

turismo musical em Praga

Havel e Stones em Praga, 1990. Ph: Tomki Nemec

Há muito tempo atrás, num reino distante com regime comunista fechado na República Tcheca, havia um cara chamado Václav Havel, muito fã de Rolling Stones. Ele foi um dos grandes responsáveis por derrubar o Comunismo no país e, ~mais relevante do que isso (rs)~, por trazer os Stones para tocar por lá pela primeira vez! Havel, então presidente da República Tcheca, deu uma ligadinha para os Stones, os convidando para tocarem no país durante os shows da turnê Urban Jungle, em 1990.

Stones de graça na República Tcheca

Então, sem tocar por aqueles lados há muito tempo, os Stones não somente aceitaram, como o fizeram de graça! Cento e sete mil pessoas viram o show no estádio de Strahov. Cinco anos depois, durante a turnê do Voodoo Lounge, os Stones voltaram ao país e tocaram no mesmo estádio. Reza a lenda que, nesta ocasião, em um hang out básico lá no Castelo de Praga, um dos Stones botou reparo na falta de iluminação do Castelo. Disse que o local ficaria muito mais lindo iluminado à noite. Assim, como uma supresa, no outro dia os Stones disseram “fiat lux” e “pam”, o Castelo estava todo iluminado à noite, bonitasso, como você pode vê-lo hoje.

Boato?

No entanto, boa parte disso é boato. A limuninação não teria sido algo de surpresa nem feita em todo o castelo. Mas sim, os Stones bancaram a iluninação de algumas salas importantes do Castelo de Praga. Então, quando estiver por lá, fica a sugestão uma visita ao castelo de Praga à noite, com esta pequena fábula do rock n’ roll na cabeça.

Jazz por toda parte

turismo musical em Praga

Jazz Club AghaTRA, Prague. Ph: Anton Gvozdikov via Shutterstock

Praga tem alguns jazz clubes que merecem ser visitados. Por exemplo, o Jazz Centre AghaRTA , é um dos clubes mais famosos, com um ambiente muito legal. É como se fosse uma caverna de Jazz no subsolo da cidade. É lindo. E também tem o legendário Reduta, o jazz club surgiu em 1957 como um lugar de resistência ao regime comunista que vigorava no país. Por isso, intelectuais e artistas se reuniam ali, para ter um pouco de diversão e confabular para a derrubada do governo, rs.

Além deles, ainda é possível fazer um programa chamado Dine and Jazz, onde você vai jantar em um barco ao som de Jazz. Massa, né?

Comics Bar e a vida underground

Pra quem curte metal e música underground, Praga também tem alguns redutos interessantes, como o Comix Gallery Bar, onde eu já estive por pelo menos duas vezes. E também o Batalion, outro comix bar que funciona nonstop.

Pra quem quer sair e ouvir um pouco de rock, tem o Rock Cafe Praha, o Hard Rock Bar e o Hells Bells Pub .

Um festival para curtir em Praga e outros tantos pelo país

Para completar o turismo musical em Praga, no caso de quem vai à cidade durante a primavera/verão, não pode perder um dos maiores, mais famosos e mais tradicionais festivais de música clássica do país. O Primavera de Praga tem sua 73ª edição em maio e junho de 2018, e conta com artistas de toda o continente. Mais informações sobre a edição deste ano aqui.

Em Ostrava, também tem o aclamado Colours of Ostrava, festival que reúne uma multiplicidade de gêneros musicais. Além dele, a pouco tempo de Praga também está o querido e aclamado (pelo Festivalando) Brutal Assault.

John Lenon Wall

A Pri fez um relato super legal sobre o que é e o que fizemos lá no tal John Lennon Wall. Ela, como beatlemaníaca, explica com muito mais propriedade do que eu sobre como é e como surgiu esse lugar peculiar, no meio da capital tcheca. É uma ótima dica para fechar esse nosso roteiro de turismo musical em Praga.

Decidiu conferir toda essa música em Praga? Aqui te damos dicas dos melhores hotéis e regiões onde ficar em Praga. Você também pode solucionar todas as suas marcações de viagem em um só lugar, em nossa Central de Reservas Festivalando. Não se esqueça de passar lá para fazer seguro viagem com promoção, compra de moeda com melhor câmbio, entre outros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário