quanto custa alugar carro no exteriorPh: Zadorozhnyi Viktor via Shutterstock

Quanto custa alugar carro no exterior?

A resposta para esta pergunta pode variar muito. Pois, saber exatamente quanto custa alugar carro no exterior vai exigir que a gente faça um exercício de imaginação com diversas variáveis: Quem vai conduzir/quantas pessoas vão conduzir? Qual é o tipo de carro mais adequado para a sua viagem? Que tipos de acessórios são indispensáveis? Quais serviços e taxas de seguro serão contratadas? Onde você vai retirar e devolver o carro?

Mesmo assim, a ideia deste post é oferecer uma estimativa, ou seja, ideias de valores aproximados para ajudar você a entender esses números e ver se os valores vão caber ou não em sua viagem. Afinal, a resposta para cada uma daquelas perguntas vai depender muito do planejamento de cada pessoa. E para se planejar bem, a melhor coisa é começar por uma ampla pesquisa de locadoras de carro no mercado.

Vale lembrar que, quando falamos de saber quanto custa alugar carro no exterior, queremos mostrar, também, que não existem preços milagrosos, como são vistos em alguns sites por aí. Há muitos anúncios vendendo a ideia de que se pode alugar um carro por menos de 10 dólares a diária, por exemplo. Porém, esse valor é uma ilusão. Para entender porque é uma ilusão, vamos primeiro entender as variáveis do aluguel de carro.

Reserve AQUI um carro no exterior para tornar sua viagem mais prática.

Quanto custa alugar carro no exterior – as variáveis a se considerar

quanto custa alugar carro no exterior

Ph: Georgejmclittle via
Shutterstock

Antes de fazer uma estimativa de quanto custa alugar carro no exterior, você precisa se perguntar sobre algumas variáveis. Então, separei aquelas que considero muito importantes e que podem mudar significativamente o valor da famosa diária.

Muitos sites anunciam, por exemplo, que uma diária de aluguel de carro custa 10 dólares. Porém, o que pouca gente lê é a informação “a partir de” que geralmente acompanha este valor. Geralmente, quando os sites anunciam valores baixos, eles estão falando da tarifa básica, sem considerar uma série de variáveis das quais vamos falar:

Local de retirada e devolução do carro:

Esta é uma variável super importante. Geralmente, quando você aluga o carro no país x e quer devolver no país y, o acréscimo no valor das diárias pode até quadruplicar o valor da sua diária. Retirar ou devolver carros em aeroportos também é mais caro. Nos aeroportos, existe uma espécie de taxa de conveniência ou comodidade pela oferta no serviço do local. Esta taxa representa um acréscimo de em torno de 10% do valor da locação.

Condutor:

São muitas as locadoras que cobram taxas a mais quando o condutor tem menos de 30 anos de idade e mais de 65 anos de idade. O valor desta cobrança varia de acordo com cada locadora.

Modelo do carro:

Geralmente os carros econômicos, de motor 1.0 são os mais baratos. Portanto, eles são os carros das taxas mais básicas apresentadas pelas locadoras. Carros mais potentes e mais espaçosos vão fazer o preços da sua locação subir consideravelmente, podendo haver acréscimos de até 150% do valor do carro básico. Há também alguma diferença para escolha de carro com câmbio automático ou manual, com mais ou menos equipamentos de segurança, etc.

Período de locação:

Quanto mais dias, mais barata fica a diária, em algumas locadoras. Muitas delas também possuem pacotes em que, ao fechar duas semanas, você paga o valor cheio de cada diária da primeira semana, ganhando descontos de até 20% sobre o valor das próximas diárias do período reservado.

Quilometragem:

A quilometragem pode ser livre ou controlada. Quando você escolhe o km livre e anda pouco, o valor da locação será mais caro. Mas quando você escolhe o km controlado e e extrapola, a locação também vai sair mais cara. Portanto, esta variável depende muito de que você faça bem os cálculos e tenha a sua viagem planejada com esmero.

Quanto custa alugar carro no exterior – uma estimativa do mais básico

Mesmo escolhendo a locação mais básica possível ( carro motor 1.0, para até 4 pessoas, câmbio manual, etc), há coisas das quais não se podem abrir mão. Por exemplo, é necessário ter os seguintes seguros para aluguel de carro:

A – Proteção por danos/roubo ao veículo alugado (CDW, LDW, TP, etc)

B – Proteção contra terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, etc)

Caso você não contrate estes seguros, pode ter certeza de que seus gastos com aluguel de carro no exterior poderão ser estratosféricos, em ocasião de acidentes e roubos. Portanto, não aceite valores básicos que não incluam a contratação destes seguros.

Aluguel de modelo básico – estimativa de valores de diárias em 10 cidades diferentes:

Para esta estimativa, simulamos a contratação de um carro:

1.0
2 ou 4 portas
até 4 passageiros
câmbio manual
travas automáticas
direção hidraulica
freios abs
airbag

Também é preciso esclarecer que, esta contratação de exemplo é uma média e inclui os seguros básicos de proteção contra roubo e por danos, mas não inclui a proteção de terceiros. Além disso, é uma contratação sem acessórios como gps, e pressupõe que  a pessoa vá encher o tanque para devolver o veículo:

  • Berlim, Alemanha: 300 reais a diária
  • Copenhague, Dinamarca: 200 reais a diária
  • Estocolmo, Suécia: 350 reais a diária
  • Paris, França: 204 reais a diária
  • Amsterdã, Holanda: 245 reais a diária
  • Roma, Itália: 60 reais a diária
  • Bruxelas, Bélgica: 215 reais a diária
  • Barcelona, Espanha: 50 reais a diária
  • Lisboa, Portugal: 50 reais a diária
  • Praga, República Tcheca:321 reais a diária

Dicas para alugar carro no exterior

Será que alugar um carro no exterior é mesmo a melhor escolha para os seus propósitos e orçamento? A gente fez um post para falar um pouco sobre quando compensa alugar carro no exterior. Depois de avaliar que é de fato o que você precisa, não deixe de ler o nosso post com as dicas para alugar carro no exterior. Nele a gente te fala tudo o que é mais importante saber sobre seguros, contratos e vistoria, além de outros macetes indispensáveis.

Por fim, caso de você já ter decidido alugar um carro no exterior, economize usando o buscador de empresas para aluguel de carros. Com ele, você pode economizar em até 15% com relação a compras feitas sem pesquisa ampla. Compare os preços das grandes e pequenas operadoras, escolha a que melhor atende às suas necessidades.

#AFF

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário