pra que serve o seguro viagemShutterOK via Shutterstock

Pra que serve o seguro viagem? – 4 razões para contratar o serviço

Se você precisa saber pra que serve o seguro viagem e, com isso, decidir se vale a pena ou não contratar este serviço, já antecipo: vale muito o investimento, sim. Pra quem não tem pista nenhuma sobre a real utilidade do seguro viagem, pode ser que, no máximo, associe-se o serviço a uma espécie de serviço de saúde ou algo do tipo. É por aí mesmo, mas não só. Você vai se surpreender ao descobrir os vários tipos de assistência e recursos que um seguro viagem oferece.

Então, pra que serve o seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que oferece um pacote amplo de assistências para quem está viajando, seja no Brasil ou no exterior. Ao contratar um seguro, você garante a cobertura de uma série de serviços que serão acionados por você diretamente na central da seguradora, caso seja necessário.

O valor da cobertura destes serviços e a amplitude da assistência vão variar conforme o plano contratado por você. Mas, em geral, os planos mais básicos já cobrem as assistências mais importantes.

Por enquanto, neste ponto, a questão é que você entenda pra que serve o seguro viagem:

1. Para amparar sua saúde durante a viagem

Esta é a função mais importante do seguro viagem e uma das mais óbvias também. Ele é a garantia de que você terá amparo caso tenha algum problema de saúde durante a viagem. Pode servir para tratar desdo os casos mais simples até os mais graves.

Um bom seguro viagem prevê a cobertura de despesas médicas e hospitalares, assistência farmacêutica, orientação e direcionamento para uso da rede de atendimento médico disponível no seu destino de viagem, dentre outros serviços. Para situações mais extremas, o seguro viagem também garante cobertura de despesas para traslado de corpo, traslado médico e seguro por morte acidental.

2. Para proteger sua bagagem

Talvez você não dê tanta importância assim aos riscos de problemas com bagagens em uma viagem, mas o melhor é não facilitar as coisas para o acaso. E você consegue fazer isso contratando um seguro viagem, que também prevê uma série de serviços de seguro para bagagem.

A sua mala foi extraviada? O seguro viagem te dá assistência para localizá-la e te paga uma quantia para cobrir o prejuízo dos itens perdidos. A mala chegou danificada? O seguro viagem também cobre esses danos.

Chinnapong via Shutterstock

3. Para garantir sua entrada na Europa

Esta é uma função importantíssima do seguro viagem. Nos países europeus signatários do Tratado de Schengen, acordo que permite a livre circulação entre fronteiras sem a necessidade de visto, brasileiros são obrigados a apresentar o seguro viagem para serem liberados na imigração, no momento de sua entrada na Europa.

Os países signatários do tratado, e portanto, onde a apresentação do seguro é obrigatória, são os seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Além de o seguro ser obrigatório, a cobertura mínima também é obrigatória. O seguro deve ser de pelo menos 30 mil euros. Portanto, preste atenção neste detalhe na hora de comprar o seguro viagem.

Não há obrigatoriedade do seguro nos Estados Unidos, na América Latina (com exceção de Cuba e Venezuela). Mas mesmo assim é altamente recomendável que você contrate o seguro em qualquer viagem. Inclusive, isso vale para deslocamentos no Brasil, portanto, o seguro viagem nacional também é indispensável.

Você não vai querer gastar rios de dinheiro por conta de um atendimento médico ou correr o risco de ter prejuízos com a bagagem, não é mesmo?

4. Para te dar assistência em situações inesperadas

Dependendo do plano contratado, o seguro viagem pode te dar assistência e cobrir gastos em situações diversas, tais como despesas em caso de atraso ou cancelamento de viagem, orientação em caso de perda de documentos, dentre outros.

Resumo da história: o seguro viagem serve pra um monte de situações importantes nas quais uma assistência é imprescindível.

E como ter acesso a todos esses serviços?

Para ter todas as garantias de um seguro durante sua viagem, basta você contratar um plano. A melhor maneira de fazer isso é pesquisando dentre várias seguradoras qual oferece o plano mais completo e com o melhor preço. E não precisa se preocupar com o orçamento, pois o custo do seguro viagem pesa pouco nos seus gastos totais.

A recomendação é você usar o comparador da Seguros Promo, empresa parceira do blog. Basta fazer uma busca inserindo o seu destino e as datas de viagem para ter acesso aos planos das seguradoras. Com a ferramenta de comparação oferecida pelo site, você consegue identificar qual plano oferece o melhor custo-benefício.

Faça agora sua pesquisa na Seguros Promo. O melhor de tudo: você pode ganhar até 10% de desconto. Basta usar o nosso cupom FESTIVALANDO5 para garantir 5% de desconto. Se o pagamento for no boleto, você ganha mais 5%.

quanto custa o seguro viagem

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário