o que fazer em nantesAs Máquinas da Ilha, Nantes Stock Photos/Jonathan Tallon/Shutterstock

O que fazer em Nantes: dicas de passeios e excursões

Quem vai para o Hellfest, ou mesmo quem apenas está fazendo turismo na França e não separa um tempinho para visitar Nantes perde uma imensa oportunidade. Pois Nantes é uma das cidades mais interessantes da região de Pays de Loire. Pra começar, foi a cidade em que Júlio Verne Nasceu. Ou seja, é bem possível que a gente possa se encontrar com o material da piração viajante do autor de “20mil léguas submarinas” naquela cidade. Além disso, ainda existem muitos encantos arquitetônicos, castelos e catedrais que revelam a França de outrora, além do vinho local, o Muscadet, que é uma delícia! Como o tempo muitas vezes é corrido (ainda mais pra quem coloca o Hellfest neste combo) é sempre bom ter ideia sobre o que fazer em Nantes antes de estar lá. Por isso fizemos este post. Obrigada. De nada =D

O que fazer em Nantes: uma cidade pra brincar!

1 – Seguir a linha verde?

Pra você começar a entender o clima lúdico de Nantes, dê uma olhada nesta foto acima. Aí tem uma “amarelinha” pra brincar. Mas também há uma linha verde, que passa pela parte principal da cidade, onde estão as atrações turísticas mais importantes. Achou legal? Calma que ainda fica mais interessante: durante o verão, ao longo desta linha há várias exposições de arte e perfomances de arte e música ao longo do trajeto. Quem teve esta ideia maravilhosa foi a secretaria de turismo local. O nome do projeto é Le Voyage à Nantes. Esta linha verde passa por lugares como:

  •  Praça Real
  • Castelo dos Duques de Bretanha
  • Ilha das Máquinas
  • Lieu Unique
  • Museu Júlio Verne, entre outros.

Além de seguir a linha verde, também pode ser valiosa a dica de adquirir o City Card de Nantes. Pra quem não curte muito caminhar, ele pode ser uma ótima, pois dá acesso a todo o sistema de transporte público dentro da cidade. Também dá acesso a 30 atrações e ainda te ajuda a não enfrentar filas. 

Compre AQUI o City Card de Nantes

2 – Ilha das Máquinas

Tenho impressão de que se Júlio Verne estivesse vivo, estaria muito orgulhoso do que seus conterrâneos fizeram! Afinal, a ilha das máquinas é um dos expoentes do trabalho criativo dos nanteses, sendo uma das principais atrações da cidade. Neste local você vai encontrar todo o tipo de engenhocas gigantescas: insetos mecânicos, animais marinhos, pássaros…o elefante gigante e o carrossel são os cartões de visita deste museu. Também se pode dizer que o local é meio que um parque de diversão, pois seus objetos fazem até adultos ficarem de olhos brilhando. Além de poder andar em algumas das engenhocas, visitantes também têm a oportunidade de conhecer o processo de como elas são construídas e aperfeiçoadas em uma vista super interessante ao museu, que fica no mesmo local. 

Mais informações sobre horários de visitação da Ilha das máquinas e outros detalhes

3 – Jardim Botânico de Nantes

O Jardim Botânico de Nantes fica pertinho da estação de trem central da cidade. Apesar de parecer ser apenas um jardim comum, ele tem várias surpresinhas. Além de ser um local para descanso maravilhoso, o jardim tem toda uma proposta lúdica. São várias esculturas super divertidas e interativas. Além disso, é uma atividade gratuita. 

Eu estive lá durante minha ida ao Hellfest e foi uma salvação para as longas esperas dos trens. Como ficava bem ao lado da estação, serviu pra distrair e descansar. Neste post eu conto minha experiência no Jardim Botânico de Nantes.

Confira nossas dicas de hotéis em Nantes

O que fazer em Nantes: excursões

Muita gente chega a uma cidade e gosta de fazer excursões e passeios guiados. Nantes oferece algumas opções de passeios guiados por pessoas locais. Quando você encontra uma pessoa disponível pra te acompanhar e revelar todos os segredos e pormenores sobre a cidade, a visita pode se tornar bem interessante. Aqui neste link você pode ter informações e contrar  excursões privadas guiadas por um local. 

Mas, caso você não curta muito andar e goste de atividades em grupo, também há opções de tour panorâmico de Bicicleta (contrate aqui) e tour panorâmico de Segway (contratar aqui)

O que fazer em Nantes: museus 

1 – Museu Júlio Verne

Este talvez seja um dos museus mais interessantes da cidade. Pois aí é contada a história de um dos escritores mais importantes da literatura mundial. O autor de 20 mil léguas submarinas e tantas outras obras de imaginação fantástica também inspira o tom lúdico da cidade. E também no museu, onde há muitas exposições interativas, pra todas as idades. Lá também estão móveis antigos, manuscritos, desenhos e objetos pessoais do escritor. 

Ainda, a casa é uma construção impressionante, datada do século 19. A locação não poderia ser melhor: pertinho do rio Loire, em meio a muita vegetação. 

2- Castelo dos Duques de Bretanha

Um dos passeios imperdíveis em Nantes é o castelo dos Duques da Bretanha, que também é museu. Pra muita gente pode ser novidade: Nantes foi uma das principais cidades de um outro país, chamado Bretanha, que depois foi integrado à Fraça. A região ainda é famosa pelos resquícios da era medieval, como boa parte do interior francês.

O castelo é uma fortaleza imponente em seu exterior. Já por dentro, mostra o traço mais clássico da arquitetura renascentista. Além disso, abriga um museu, com várias exposições fixas e também itinerantes.Ah, vale lembrar que além das acomodações do castelo, do museu e da loja de souvenirs, ainda tem um café restaurante muito agradável.

Pra saber mais detalhes sobre visitas no Castelo dos Duques de Bretanha, leia aqui

3 – Museu da história natural

O Museu da História Natural de Nantes não é das atrações mais visadas. No entanto, nem por isso é menos interessante. Trata-se de um dos mais importantes museus de história natural do país. Nele, há exposições permanentes de zoologia, mineralogia e arqueologia. Pra quem gosta de ciência, é uma ótima opção. 

Mais informações sobre horários de abertura e outros detalhes. Lembre-se, você pode adquirir o Nantes City Pass e entrar neste museu também, assim como em todos os demais da cidade (Compre aqui).

O que fazer em Nantes: passeios 

1 – Estuário do Loire e Saint Nazaire

Um cruzeiro com duração de pouco mais de 2 horas liga as cidades de Nantes e Saint Nazaire. Esta é uma oportunidade única de navegar pelo rio Loire e curtir as paisagens. Além disso, como tudo em Nantes, há arte pelo caminho. Às margens do Loire, neste trecho, encontram-se as obras de arte contemporânea do projeto “Estuaire”. São 30 obras que vão te encantar neste trajeto. 

Leia aqui mais informações sobre este passeio

2 – Catedrais 

A Catedral de Saint Pierre e Saint Paul foi meticulosamente construída em 500 anos. Usando a pedra típica da região do Vale do Loire, a “tuffeau”, a catedral se diferencia das demais da categoria, normalmente construídas em granito. Imponente é uma palavra adequada para a construção, cuja altura ultrapassa a de Notre Dame, em Paris. Por isso, e também pelas belezas e relíquias a serem vistas dentro da igreja ela vale uma visita. 

Pra saber mais sobre horários de visita, clique aqui.

3- Bar panorâmico Le Nid

Este bar tem uma vista panorâmica sensacional da cidade de Nantes. Também, não poderia ser diferente: ele está situado na torre mais alta da cidade, a Torre de Bretanha. Caso isso ainda não tenha sido apelo suficiente, tem algo mais pra contar. Além de tudo isso, o bar tem várias peças de design em formato de cegonha, obra de um artista local. 

Vale muito a pena curtir a vista da cidade do alto, em 360, e ainda poder desfrutar bebidas. Inclusive, o famoso vinho local chamado Muscadet.

Veja aqui horários de abertura e mais informações

4 – Le Lieu Unique

Uma antiga fábrica de biscoitos transformada em um centro cultural renomado. Esta é a história do Le Lieu Unique. Na verdade, trata-se de um complexo de arte, cultura e entretenimento, onde você também poderá encontrar deliciosos cafés e restaurantes. 

Também rolam concertos e apresentação de Djs de quinta a sábado. Mas pra saber mais sobre o que acontece por lá, leia aqui

5 – Mercado de Telensac

Quer saber de um lugar super tradicional de Nantes? A resposta é o mercado de Telensac. Trata-se de um mercado de peixes e frutos do mar, queijos, chocolates e vinhos locais. Os produtores do vale do Loire estão aí todas as semanas, menos às segundas feiras, oferencendo o melhor da gastronomia regional.

Além dos stants de produtores, também há stands de comida feita na hora, com local pra sentar-se e apreciar a boa gastronomia local a preços mais interessantes.  A visita é definitivamente imperdível. 

Leia mais informações sobre o mercado de Telensac

Mais excursões e passeios para fazer em Nantes

 

Planejando sua viagem para a França?

1. Veja as ofertas de passagem para a França e outros destinos.

2. E não se esqueça de fazer o seu seguro viagem, para garantir sua entrada na Europa sem problemas e evitar complicações durante a sua estadia.

3. Ah, caso ainda não conheça a Melhor Câmbio, faça um teste comparando as diversas casas e tarifas em um só lugar.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário