Desde que eu e a Pri começamos a escrever sobre festival de música a gente se pergunta: afinal, o que dá o direito a um evento ou promotor de colocar estampado no seu cartaz a palavra ‘festival’? De fato, as pessoas têm o direito de fazerem o que elas quiserem, de chamar os eventos delas como bem entenderem. O problema é que, apesar de ter o nome e tudo mais, muito evento por aí não deixa a gente com a sensação de ter saído exatamente de um festival.

Sabe aquela vibe de festival, que rola antes, durante e depois do evento? Pois é, apesar de ter a palavra ‘festival’ no nome, muito evento por aí não consegue reproduzir essa sensação tão misteriosa. Na verdade, quando a gente bateu um papo com o dono do Wacken, o Thomas Jensen, ele disse que o festival tem que ter uma alma, ele precisa dizer a que veio e ser autêntico para se destacar dos demais. Daí eu me pergunto: será que em meio a tantos festivais que existem por aí, aqueles que conseguem nos dar a ‘sensação’ de festival seriam exatamente os que possuem essa alma e autenticidade? Talvez.

Saindo do campo dos sentimentos e da vibe, há coisas mais concretas que também contribuem para a gente acreditar que estamos num festival de música. Tem um jeito de se apresentar e se configurar em comum a esses eventos. Existe a questão do número de bandas, da quantidade de público, do espaço, dos palcos, dos campings… São inúmeros elementos e inúmeras possibilidades.

No #videoselfie de hoje a gente discute a definição que o dicionário dá para festival, e tenta achar o nosso conceito. Queremos saber se vocês concordam, discordam, são indiferentes, hahaha. Poxa, manifestem-se!

Acha que a gente só falou sandice? Então escreve para a gente, o que é festival, afinal?
[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

2 Comments

  • Eiji Abe
    Posted 27 de maio de 2016

    Olá Gracielle Fonseca, é o seguinte, gostaria de saber se tem como vc fazer um tipo de guia de como ir em festivais Rock am Ring, Download Festival e Wacken Open Air. Para quem esta aki no Brasil muitos ñ tem ideia do quanto gastar pra ir em festivais assim. Como seria a estadia, o quanto gasta com transporte, alimentação e tb contar algumas experiencias suas em festivais de metal.

    • Gracielle Fonseca
      Posted 30 de maio de 2016

      Oi, Eiji!

      Então, a gente costuma fazer post com dicas,sim. Sobre o Wacken, é certeiro que vamos fazer um quanto custa. Os demais, a gente provavelmente deve incluir aqui em breve.

      Grande abraço!

Leave a comment