dicas de passeios em OsloEsculturas no Vingeland Park, Oslo. pH: Lee Sensei via Shutterstock

Dicas de passeios em Oslo com vikings, fiordes, excursões e mais

Hoje é dia de sofrer aqui, pois é dia de dar dicas de passeios em Oslo, capital da Noruega. Digo sofrer pois eu amo a Escandinávia e, quando relembro e constato que não estou lá neste exato momento, sofro horrores. Mas ok, o coraçãozinho também fica cheio de alegria de mostrar pra vocês o quanto que essa cidade é legal.

Eu já estive duas na capital norueguesa: uma no verão e outra durante o inverno. Então, posso afirmar: a cidade é convidativa em qualquer uma destas estações. As dicas de passeios em Oslo vão desde roteiros que passam pela história de uma das nações vikings, monumentos e também pelas belezas naturais que a rodeiam, os chamados fiordes.

Planejando sua viagem pra a capital da Noruega? O primeiro passo é, então, prever um orçamento. Te ajudamos a calcular quanto dinheiro levar para Oslo neste post. E ainda, também damos dicas de onde ficar em Oslo, pois lembre-se de que a estadia impacta muito no orçamento de viagem.

Dicas de passeios em Oslo: compensa adquirir o Oslo Pass?

A resposta sempre vai ser “depende”. Pois, vai depender do seu tempo disponível na cidade e do que você pretende fazer quando chegar lá. No caso de quem viaja apenas para os dias de festival como o Inferno Festival, por exemplo, o tempo fica escasso. Aí, o Oslo Pass tem que ser muito bem avaliado. Obviamente que existem várias modalidades: de 24/48/72 horas. Assim, pra quem vai ficar pouco tempo mas se compromete em viver este tempo intensamente por lá, vai compensar. Porém, é pra quem fica em Oslo por pelos menos cinco dias que eu mais indico o Oslo Pass.

Evite filas e compre seu Oslo Pass aqui.

Ainda que pareça muito vantajoso ter acesso a mais de 30 museus de forma gratuita, além de passe livre em todo o sistema de transportes, o Oslo Pass vai compensar principalmente para quem tem vontade de fazer os passeios turísticos mais tradicionais pela cidade. Também acho uma ótima aquisição para quem ainda não tem total autonomia enquanto turista, e não quer ficar a todo o tempo comprado ingresso de transporte e de entrada em cada museu e atração. Já em outras situações, a gente avalia com sinceridade os motivos pelos quais ele pode não ser a melhor opção.

Planejando a sua viagem para Oslo? Então, crie um alerta de preços de passagem aérea para economizar.

Dicas de passeios em Oslo: história e arte

Museu Viking

Pra quem gosta de história e se sente fascinadx com a era viking, a primeira parada em Oslo deve ser o Museu dos barcos vikings. Existem até mesmo excursões guiadas, como é o caso desta aqui, que incluem também um passeio pelo centro da cidade, com direito a um guia.

Outra opção ainda mais tentadora é uma excursão que, além de dar acesso ao museu dos barcos vikings, ainda te leva à bordo de uma réplica, para você se sentir verdadeiramente viking nos mares do norte (aqui você pode comprar o ticket para esta opção).

Vigeland Park, Holmenkollen, Ópera e mais

Apesar de a história toda dos vikings ter um grande apelo, uma das coisas que mais me emocionaram em Oslo foi o Vigenland Park. É lindo se deparar com tantas esculturas que, no fim das contas, comunicam de maneira muito simples os mais variados sentimentos humanos. O Vingeland Park é um encontro com nossa humanidade, nossa essência. Apesar de a entrada no parque ser gratuita, existem excursões guiadas que fornecem muitas informações sobre a história do local.

Contudo, eu não contratria uma excursão que fosse apenas para este parque. Preferiria uma que unisse os pontos principais de Oslo, como a Ópera, o Museus dos barcos vikings, a pista de ski e igreja de Holmenkollen e Vigelnd Park. (Esta excursão que inclui os principais pontos turísticos de Oslo sai por um preço muito bom, podendo ser adquirda aqui).

Nunca me imaginei usando tais trajes na Noruega, nem no verão!

 

Dicas de passeios em Oslo: Fiordes

Muita gente descreve os fiordes como uma paisagem dramática. E quando a gente vê a beleza daquelas rochas que adentram de forma abrupta o oceano, de alguma forma é preciso concordar. O resultado é muito belo. Por isso, os passeios de barco pelos fiordes de Oslo são uma das atividades turísticas mais procuradas. Nesse sentido, é também uma das atividades de mais rápido esgotamento. Por isso, é melhor garantir o ingresso online, neste link.

Cá pra nós, além de ser um passeio agradabilíssimo, vai render muita foto linda, com certeza!

dicas de passeios em Oslo

Montanhas e fiordes, Noruega. Ph: romeovip_md via Shutterstock

Ainda há alguns tipos de passeios pelos fiordes que incluem, por exemplo, buffet norueguês à bordo, com comidinhas e também cervejas artesanais norueguesas. É uma opção interessante para matar dois coelhos de uma só vez: ver os fiordes e ainda degustar a culinária local (e já cair de amores pelo brunost, queijo marrom norueguês <3). Este tipo de excursão você encontra pra comprar aqui).

Quer mais dicas pra aproveitar a gastronomia local? Fizemos um post sobre comer e beber em Oslo.

Dicas de passeios em Oslo: caminhadas nos bairros históricos, boêmios e modernos

Grünerløkka

Confesso que das duas vezes em que estive em Oslo as caminhadas foram minhas atividades preferidas. Principalmente em Grünerløkka. Apesar de muita gente tachar o bairro de hipster, eu considero mais um local alternativo onde várias tribos se encontram.

Por lá, vai ser sempre possível encontrar mercados de pulgas interessantes, galerias de arte, restaurantes e cafés aconchegantes, lojas de música. Enfim, pra mim é um paraíso (existem excursões guiadas pelo bairro de Grunerlokka. Você pode comprar aqui pra evitar filas).

Agora, pra quem realmente entra na brincadeira hipster, existe também uma excursão com este mote (veja aqui).

Akerselva

Outra parte deliciosa pra se caminhar na cidade é a Akerselva. O antigo local de fábricas e da industrialização mais remota de Oslo hoje é o pulmão da cidade. Ao longo do rio, várias árvores e também diversos parques verdes que são delicioso para caminhar e relaxar.

Também existem muitos cafés e galerias charmosas ocupando locais de antigos galpões industriais. Inclusive, um dos destinos mais legais neste passeio é o Mathallen, um mercado de comidas delicioso (existem passeios pela Arkeselva com uma parada no Mathallen. Super recomendo!)

Florestas e lagos

Pra quem está em Oslo, fazer uma visita a uma floresta e lagos famosos como o Sognsvann é muito fácil e rápido. É muito encantador, seja no verão ou no inverno. Na verdade, tive a oportunidade de passear nesses locais no inverno e foi apaixonante. Neste post dou dicas de como chegar e aproveitar as florestas norueguesas nos arredores de Oslo.

Mais opções de passeios em Oslo

Mesmo sendo pequenina, Oslo é uma capital com muitas opções para se divertir. Ao longo do texto, contei sobre passeios que pude experimentar. Mas, existem várias outras opções para quem quiser mergulhar nesta cidade maravilhosa. Seguem algumas sugestões:

 

Vai viajar para a Noruega? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

 

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário