achar a cotação mais barataPeter Cho via Shutterstock

Como achar a cotação mais barata de dólar, euro e libra

Quando eu e Gra estávamos a dias de embarcar para a viagem que deu origem ao Festivalando, ela me disse que ia sair para comprar euro e coroas dinamarquesas (começaríamos nossa viagem pelo Roskilde, na Dinamarca, esse lugar que a gente ama). Eu também me organizei e liguei pra corretora onde já havia comprado euro em outras viagens. Na tentativa de achar a cotação mais barata, uma ligou pra outra para dizer por quanto tinha conseguido achar o Euro.

No fim, fizemos a compra com base na comparação de apenas duas corretoras (a que cada uma havia consultado). Afinal, haja tempo e saco para ficar consultando todas as corretoras da cidade. Nunca vamos saber se de fato conseguimos a melhor cotação do euro para aquela época.

Isso foi em 2014, mas achei a história com uma super cara de anos 1990 e do século passado depois que o pessoal da Melhor Câmbio apresentou pra gente o site deles, que reúne várias funcionalidades para quem está querendo economizar na compra de moeda estrangeira:

  • a ferramenta Dólar Hoje (com equivalentes para Euro, Libra, Dólar Canadense e Dólar Australiano), que permite acompanhar a variação das taxas do dólar turismo na sua cidade no dia, na semana ou no mês
  • um comparador de taxas de moeda estrangeira em tempo real em diferentes cidades do país
  • um sistema para negociação de taxas de câmbio diretamente com as corretoras

Com tantos buscadores, comparadores de preço e ferramentas similares para tantos tipos de produtos disponíveis, como alguém ainda não tinha pensado em usar essa tecnologia para o câmbio? Como, em pleno 2014, tivemos que trocar telefonemas (!!) para tentar achar a cotação mais barata pro euro? Demorou, mas o futuro chegou. Agora temos uma ferramenta para ajudar nessa parte doloro$a de toda viagem pra festival no exterior que fazemos.

Acompanhando a variação da moeda estrangeira

A ferramenta Dólar Hoje (lembrando: com equivalentes para Euro, Libra, Dólar Canadense e Dólar Australiano) é ótima pra quem se planeja com antecedência e gosta de aguardar o melhor momento para comprar moeda estrangeira.

Ela mostra em um gráfico a variação do câmbio ao longo do dia, da última semana, do último mês ou dos últimos três meses. Assim você consegue saber quando, realmente, o câmbio atingiu um bom valor.

achar a cotação mais barata grafico

achar a cotação mais barata

Tem um detalhe que faz muita diferença também: ela mostra as taxas do dólar turismo (ou euro, libra, etc). Por que faz diferença? Porque quando vemos nos noticiários jornalistas falando da cotação do dia, eles estão informando o valor do câmbio comercial, utilizado em transações virtuais. E o câmbio comercializado pelas corretoras para pessoas físicas é o turismo, tradicionalmente mais alto.

Às vezes a gente fica todx animadx quando os jornais anunciam uma certa queda no câmbio e acaba se assustando quando chega na corretora. Com esse gráfico, não tem essa surpresa. Assim, você consegue se planejar melhor, sem sustos.

Como achar a cotação mais barata

Quem está na correria, sem tempo e nem por isso abre mão de achar a cotação mais barata, pode lançar mão da funcionalidade central do Melhor Câmbio, que é o comparador de taxas de câmbio entre corretoras de uma mesma cidade. É possível fazer a busca em 525 casas de câmbio de 125 cidades do Brasil.

Funciona assim: você indica a cidade e a moeda. O site te mostra uma lista com as taxas praticadas no dia, com os valores para a compra em espécie e no cartão pré-pago. Em espécie é mais barato, pois o IOF é menor: 1,1% contra 6,38% para o cartão pré-pago. Ou seja, em um clique você fica sabendo dos preços praticados em 10, 15, 20 corretoras da sua cidade. Tudo isso sem a necessidade de ficar telefonando para a coleguinha para saber se ela achou um preço melhor, como na história minha e da Gra que contei no início desse post.

achar a cotação mais barata grafico

Ao decidir em qual corretora você fará a compra, basta informar seu telefone e e-mail. Você recebe um e-mail com os dados de contato da corretora, ou então a própria corretora entra em contato com você para finalizar a transação.

Comprando moeda estrangeira ainda mais barato

O site ainda permite que você faça uma oferta para as corretoras. Basta dizer o quanto você está disposto a pagar pelo câmbio. Por exemplo: se a cotação mais barata para o dólar na sua cidade for de R$ 3,32, você pode fazer uma oferta de R$ 3,29 e verificar se alguma corretora está disposta a aceitar o valor. Quanto maior a quantidade de moeda estrangeira você for comprar, maiores as suas chances de ter a oferta aceita. E também menor é a cotação que você pode oferecer.

achar a cotação mais barata grafico

 

Sua oferta fica ativa por 24 horas. Caso alguma corretora aceite, você vai receber a confirmação por e-mail e terá duas horas para finalizar a transação. Eu fiz a simulação com os valores acima e em menos de dez minutos a minha oferta foi aceita. Recebi o e-mail e pouco tempo depois uma ligação da casa de câmbio.

Se você quiser testar a ferramenta, pode começar por aqui.

Festivalando escreveu este post a convite da Melhor Câmbio. Entenda a nossa política comercial.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário