Quando você vai ao Graspop ou qualquer outro festival Belga, uma coisa é certa: você precisa tirar um tempo para fazer turismo em Bruxelas, a capital da Bélgica e do Parlamento Europeu. Porém, querides, uma vez que você já está na capital da Bélgica, saiba que outra coisa é tão necessária quanto fácil de fazer: ir de Bruxelas a Bruges em um dia. Esse bate-volta é altamente recomendável, algo de que você não vai se arrepender.

grand place bruges
Felizona na Grand Place em Bruges. Pic: Jan Derk.

 

Use o nosso cupom de desconto de seguro viagem e economize 🙂

1. Por que visitar Bruges?

Bruges é uma cidade medieval (data do ano 1128), entrecortada por canais – e por isso recebe a fama de ser a “Veneza do norte”, e é simplesmente uma lindeza. Bruges está na região dos Flanders e também recebe a influência holandesa de forma intensa, como a gente pode ver passando pela cidade e se deparando com os moinhos de vento típicos dos Países Baixos. O centro histórico de Bruges é desde 2000 tombado Patrimônio da Humanidade – e com toda razão, pois é um dos lugares mais lindos em que já estive em minhas andanças.

Bruxelas a bruges em um dia
Casas em Bruges vistas do alto. Foto: Martin M303 via Shutterstock

A cidade tem histórico de ter sido um importante entreposto comercial para a Escandinávia e Inglaterra, e ainda e até hoje tem destaque na área de conhecimento, com universidades reconhecidas, além de ter sido eleita a Capital Cultural da Europa em 2002.

grand place Bruxelas a bruges em um dia
AMzPhoto / Shutterstock.com

Bruges oferece roteiros turísticos deslumbrantes, onde é possível entrar em contato com arquitetura gótica, predominante nas principais construções, bem como se aventurar por sabores das cervejas, batatas e chocolates típicos da Bélgica.

Por ser uma cidade pequena, é possível fazer um roteiro turístico satisfatório em apenas um dia.

2. Quanto tempo leva ir de Bruxelas a Bruges em um dia?

Bruges fica a apenas 160 km de Bruxelas. Portanto, com apenas 1h (1h20 em alguns casos) você já está na cidade. Por isso, ela se torna uma opção perfeita para um bate-volta, podendo sair bem cedinho de Bruxelas e regressando à noite, uma vez que os meios de transporte como os trens oferecem boas opções de horários.

3. Como chegar a Bruges

Vários caminhos levam a Bruges! Mas, um dos mais práticos e fáceis é a opção de trem. Os trens para Bruges saem da estação Bruxelles Midi, que fica bem pertinho do centro da cidade e está conectada por metrô com a estação central, por exemplo. Os trens para Bruges saem sempre das plataformas 9 e 11, mas é sempre bom conferir nos letreiros a plataforma correta antes de embarcar. A viagem de trem de Bruxelas a Bruges dura em torno de uma hora e pode custar a partir de 15,20 Euros (por volta de 55 reais). As passagens podem ser compradas online aqui. O bilhete é um e ticket, que pode ser impresso em seu hotel ou lan house, bem como também pode ser apresentado em tablets e celular.

Bruxelas a bruges em um dia
Philip Lange / Shutterstock.com

Geralmente, há trens durante todo o dia e parte da noite. Portanto, você pode ficar tranquilo que não vai ficar preso em Bruges sem lugar para dormir.

Aluguel de carro, caronas e ônibus também são opções. Porém, destas opções a de ônibus é a mais desengonçada e menos aconselhável. Já o aluguel de um carro pode compensar caso você esteja viajando com mais de 3 pessoas. By the way, a estrada que leva de Bruxelas a Bruges é muito bem sinalizada, organizada e segura. Por isso, a viagem tende a ser confortável de qualquer maneira.

4. O que ver em Bruges

Bruges é uma cidade em que é possível ver quase tudo em um só dia. Quando se chega à estação central, já se pode aproveitar e caminhar até o centro da cidade, que não é muito distante. Já neste trajeto você vai ver canais e belas construções com arquitetura gótica.

Bruxelas a bruges em um dia
Minnewater, Bruges. Pic: Sergey Dzyuba via Shutterstock

Depois de tanta beleza você decidiu ficar em Bruges? Então reserve um hotel com nossas dicas de onde ficar em Bruges. Não deixe também de conferir onde ficar em Bruxelas e o que fazer em Bruxelas

  • Logo em frente à estação de trem já está o Minnewater park, um lugar lindo onde também ficam o Lago do amor e os jardins das Beguinas de Flanders;
  • O passeio de barco pelos canais da cidade é um must do. Custam 7 euros (25 reais) e é conduzido por um guia que vai esmiuçar a história da cidade para você. O ponto de partida dos barcos fica pertinho do Burg, outro ponto turístico que você precisa conhecer;
  • O Burg é uma praça onde fica o prédio da antiga prefeitura e outras obras arquitetônicas belíssimas. Compensa ver;
  • A Igreja de Nossa Senhora é belíssima e ainda guarda uma das esculturas originais de Michelangelo, intitulada “A Madona com a criança”;
  • Grand Place – sim, Bruges também tem uma! É uma grande praça com prédios antigos e muito importantes da cidade, dentre eles o museu Historium, bem como possui diversos restaurantes maravilhosos. É lá também que está o Belfort, ou Campanário;
  • Belfort, ou campanário é uma torre para você ver Bruges de cima. Encantadora a vista!
  • Cervejaria De Haalve Maan e o Museu do Chocolate de Bruges são outros dois lugares que não podem ser ignorados no seu bate-volta.
canal brugge
Não queria sair do conto de fadas. Mas tinha um ticket de volta para o Brasil em pouco tempo. Vida injusta! Pic: Jan Derk.

Uma última dica

Vai viajar para a Bélgica? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Também é uma forma de evitar gastos exorbitantes caso você precise de algum atendimento médico. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento e ainda conseguir um desconto.

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

18 Comments

  • Paola Rezzadori
    Posted 24 de maio de 2017

    Oi Gracielle! No texto você diz que a opção menos aconselhável pra chegar em Bruges é ônibus, mas você lembra a empresa que faz esse trajeto ou alguma outra informação? Só acho opções de trem =(

    • Gracielle Fonseca
      Posted 29 de maio de 2017

      Olá! É o ônbus da Eurolines que faz Amsterdã-Bruges. Acho que também existem outras empresas que operam Antuérpia-Bruges. bjs!

  • Beatriz
    Posted 11 de julho de 2017

    Olá! Gostaria de saber quantas horas são suficientes pra conhecer Bruges em um bate volta saindo de BRUXELAS, melhor horário pra ir e voltar e se devo comprar a passagem antecipada ou na hora? Irei num domingo 8 de outubro.

    • Gracielle Fonseca
      Posted 11 de julho de 2017

      Olá!

      Então, é bem difícil precisar quantas horas você vai precisar para conhecer Bruges, pois depende de seus interesses. Eu diria que para um turismo tradicional rápido, que se concentra nas partes do centro medieval, você não levaria mais do que uma tarde. Mas se gosta de entrar em museus, saber mais da história, conhecer mais a culinária local, eu separaria um dia inteiro. Os trens correm com boa oferta de horários. Vc pode verificar aqui neste link http://www.belgianrail.be/en/, então, dependendo do seu propósito, eu iria no início da manhã, tipo umas 8h, porque se quiser ficar pouco, garante tudo pela manhã. Mas se quiser ficar mais, ainda terá a tarde toda e parte da noite para curtir a cidade. Há trens saindo durante a noite para voltar à Bruxelas, também. Boa viagem!!

  • Guilherme
    Posted 30 de agosto de 2017

    Vou chegar em Bruxelas vindo de Paris na estação Midi. Como faço para chegar até a estação central?
    O transporte é integrado ou tenho que ticket do metro?

  • BRUNO p
    Posted 28 de novembro de 2017

    vou estar saindo de amsterdan de carro em direção a Paris. e pensei em parar em Brugres pra dar uma descansada e um volta…
    tu acha que vale a pena ?? umas 3 horas na cidade será suficiente ou nem vale a pena parar…

    • Gracielle Fonseca
      Posted 1 de dezembro de 2017

      Olá, Bruno! Vish, três horas acho tão pouquinho =( Se vc tivesse um dia inteiro, certamente aconselharia vc a parar. Mas só três horas vai ser muito pouco. Acho que com esse tempo você desceria da estação, veria o centro antigo, por alto, e logo já teria que voltar à estação. Depende também de como você lida com pressão de horário e tudo mais… eu não sei se eu o faria. Mas se vc acha que só ver a ‘cara’ de Bruges já seria satisfatório, aí ok. Bjs e boa viagem!

  • Keyth Menger
    Posted 21 de dezembro de 2017

    Oi Gracielle, tudo bem?
    Eu vou para Bruxelas em Março e gostaria de fazer o bate-volta porém eu não falo inglês e gostaria de comprar as passagens antes pela internet, só que to achando no saite da Rail que é muito caro.
    Você sabe onde posso achar um valor mais acessivel?

    • Gracielle Fonseca
      Posted 10 de janeiro de 2018

      Olá, Keyth! Vc já considerou ir de ônibus? Dê uma olhada no site da flixbus e eurolines, pode ser que a passagem seja um pouco mais barata do que ir de Thalys. E boa sorte na sua viagem <3

  • Barbara Hausmann
    Posted 10 de janeiro de 2018

    O problema da Raill é que além das passagens ela cobra taxa de embarque mais caro que a passagem se comprar pela internet. Alguém sabe me dizer se tem passagem de trem para comprar na hora sem essas taxas? Tentei de Bruxelas a Gente, para 2 está 20 euros só que dai tem 18 euros para cada de taxa para ida e depois volta.

    • Gracielle Fonseca
      Posted 15 de janeiro de 2018

      Barbara, acredito que a taxa de embarque seja cobrada, independentemente de você comprar sua passagem online ou presencialmente na Rail. Pesquisei aqui, e todas as informações me levaram à conclusão de que é assim, o ticket+ a taxa de embarque, sempre. No entanto, quando eu viajei de trem na França (sei que é outro país e outra cia) e tb entre Dinamarca e Suécia, todas as vezes que eu comprei o ticket, era o valor total, incluindo taxas.

  • Mariana Freitas
    Posted 26 de junho de 2018

    Olá, Gracielle!

    Me tira uma dúvida, por favor! Por que você considera a opção de ir de ônibus de Bruxelas a Bruges a mais desengonçada? Por conta do tempo, conforto ou paradas?

    • Gracielle Fonseca
      Posted 26 de junho de 2018

      Olá, Mariana!

      Na verdade, é mais pela praticidade que é ir direto da estação de trem (pensando que em Bruxelas eu praticamente andei apenas de trem e metrô). O conforto é igual. Já viajei algumas vezes de ônibus na Europa e sempre foi legal. Já as paradas, não me lembro de haver neste trajeto. Quando fui de CPH até Berlim, rolou uma parada para pegar o Ferry. Fora isso, das outras vezes em que viajei o ônibus não parou não. Espero ter ajudado. Beijos!

  • Lucila
    Posted 10 de outubro de 2019

    Olá gracielle! Vou ficar 3 dias em Bruxelas sendo que em um deles vou fazer um bate-volta à Bruges, o dia todo. De Bruxelas vou para Amsterdam. O que vc me aconselha: deixar Bruges pro terceiro dia e de lá ir para Amsterdam ou voltar pra Bruxelas e de Bruxelas ir para Amsterdam…. daí faria o bate – volta no segundo dia…. não sei tbém se na estação em Bruges tem guarda malas , vc sabe? Obrigada!!!

    Lucila

    • Gracielle Fonseca
      Posted 11 de outubro de 2019

      Olá, Lucila! Tudo bem? Recomendo fazer Bruges à parte da ida à Amsterdam. Pois Bruxelas- Amsterdam é uma conexão mais direta. Temo que, como vc vai fazer bate e volta em Bruges, não sobra muito tempo ou então vc chega muito em cima em Amsterdam. Quantos dias vc vai passar em A’dam? Bjs e desejo uma ótima viagem <3

  • Lucila
    Posted 13 de outubro de 2019

    Oieee!!! Isso aí, vc tem razão…. vou fazer bruges no segundo dia, com calma, daí no terceiro dia visito mais bruxelas e à tarde sigo pra amsterdam, onde fcarei 3 dias. Andei olhando um bate volta pra Guent no terceiro dia mas fica mto corrido…. vou visitar mais de bruxelas com mais calma e penso que aproveito melhor….. obrigada,,anotei mtas dicas suas…. faço um caderninho à moda antiga, tudo anotado à mão…. adoro!! Valeu, um abraço! Lucila

    • Gracielle Fonseca
      Posted 14 de outubro de 2019

      Ai, que legal, Lucila!!! Fico feliz em ter ajudado! Esse caderninho deve estar mara. Também curto anotar em caderno, parece que se materializa com mais força, hehe. Grande abraço e uma viagem lindamente inesquecível, bonita!

Leave a comment